Fique Informa

Primeira vez na academia o que fazer

Você está indo para academia pela primeira vez e não sabe o que fazer e nem por onde começar. Calma! Você não está sozinho são muitas pessoas que passam diariamente pela mesma situação e eu vou te ajudar explicando aqui as principais dúvidas de quem está no primeiro dia na academia, na primeira semana.

Dependendo da academia são oferecidas muitas atividades e é normal ter dúvidas se você pode fazer tudo, se precisa ter alguma condição física específica para treinar, se pode ir todos os dias. Existem academias em que você pode frequentar em qualquer horários e participar de qualquer atividade oferecida, e isso aumenta ainda mais a dúvida: o que posso e o que não posso fazer?

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: 5 motivos para sentir tontura na academia

Primeira vez na academia? 5 dicas de por onde começar.

Vou explicar passo a passo o que você deve fazer antes de começar a frequentar a academia e por onde começar as suas atividades.

1- Exame médico

O ideal, o mundo perfeito ( e obrigatório em algumas cidades), é passa por um médico, antes de começar, de preferência um cardiologista. Explique para o médico a razão da sua visita e ele saberá quais exames serão necessários. Peça também para que ele te dê, por escrito, se tiver alguma orientação específica para os profissionais que irão te atender.

Não se preocupe, pois médico nenhum vai te proibir de frequentar a academia! Se ele detectar algum problema, ele vai traçar parâmetros de segurança, e são esses parâmetros que você vai levar para o professor para que ele possa montar um programa adequado para a sua condição física.

2- Avaliação Física

Se a academia oferecer um serviço de avaliação física, eu recomendo que você faça. É diferente do exame médico. Eventualmente pode ser feita por um médico do esporte, mas pode ser feita também por um fisioterapeuta ou por um profissional de educação física que tenha se especializado em fazer avaliação física.

E pra que serve a avaliação? Ela serve para você conhecer a sua condição física atual e poder fazer comparações com os resultados que serão obtidos. E por meio da avaliação física que o professor vai saber o quão ativo ou quão sedentário você é para poder fazer a prescrição do exercício de acordo com as suas necessidades. E assim poder te orientar, por onde você deve começar.

3- Grade de horários

Se a academia oferecer várias atividades, peça uma folhinha com os horários das aulas. Minha recomendação é que você experimente tudo o que a academia oferece. É claro que não é pra fazer isso na primeira semana, nem no primeiro mês. Faça aos poucos, mas experimente tudo, principalmente se você não estava habituado a frequentar academia, pois é muito provável que você não conheça o que acontece, de fato em cada uma das aulas. Você não sabe como as aulas se desenvolvem. E você corre um grande risco… De se apaixonar por algumas dessas aulas!

4- Primeira vez em uma aula de academia

Se apresente para o professor, explique que é sua primeira vez na aula dele e que você é novo na academia, que não tem o hábito de se exercitar (se esse for o caso!). Deixe claro que você não sabe do que se trata a aula. Assim o professor vai pode te ajudar, vai saber exatamente como ele pode te estimular para você acompanhar aquela aula.

Mesmo que você tenha dificuldade seja física ou de coordenação motora, não acredite que você não é capaz, não desista! Tente mais uma vez, pois é preciso treino tanto do ponto de vista do condicionamento físico, quanto da coordenação para conseguir ter sucesso na aulas.

5- Escolha atividade que cumpram que essas funções:

Precisa fazer tudo no mesmo dia? Não!!!! Aliás se você está começando na academia, nos primeiros dias, mesmo que você pretenda frequentar diariamente, comece com 2x na semana, depois aumente para 3x na semana, até chegar na quantidade de dias que você pretende. Isso é para que seu corpo se adapte à s atividades e para que você não venha a se lesionar pelo excesso, quando seu corpo ainda não está preparado.

Se preferir assista ao vídeo!

Sair da versão mobile