A dor lombar (parte inferior das costas) é comum em homens e mulheres de diversas idades. Na maioria das vezes o problema não é sério, embora possa doer bastante, e pode ser tratado com o acompanhamento de um profissional da saúde e prevenido com exercícios de alongamento e fortalecimento muscular da região.
A dor lombar pode ter diferentes causas, segundo a Fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tania Fleig, é importante que todos conheçam o conceito, as causas e como prevenir, pois a lombalgia peovavelmente vai aparecer em algum momento da vida. De acordo com estudos, a prevalência das lombalgias na população em geral é entre 50% a 80%.
“São muitas as causas para as dores na lombar, dentre elas a adoção de posturas inadequadas, sedentarismo, lesões ou doenças dos discos intervertebrais ou na coluna vertebral, estresse muscular, traumas na região, entre outros problemas”, explica a profissional.
Prevenção e tratamento da dor lombar
Uma das formas de aliviar a dor lombar é pela aplicação de bolsas de calor no local que aumentará o fluxo sangíneo do local, promovendo o relaxamento muscular e redução da dor. A termoterapia, como é chamada, pode ser realizada com bolsas térmicas de gel ou usando as tradicionais bolsas de água quente de borracha. O tempo da aplicação deve ser de cerca de 20 minutos ou conforme a orientação do profissional de saúde que está acompanhando o tratamento.
A recomendação para o uso dessas bolsas é nunca fazer a aplicação diretamente na pele, mas envolvê-la com uma tolaha ou capa, não usar água fervente no caso das bolsas de água e não deitar sobre a bolsa, com o objetivo de evitar queimaduras.
Para prevenir a dor lombar recomenda-se manter uma vida mais ativa, realizar exercícios de alongamento principalmente da cadeia posterior (músculos da parte de trás do corpo) e também exercícios de fortalecimento muscular principalmente da região abdominal, como forma de melhorar a sustentação e a postura.
‘’A redução da flexibilidade e da força dos músculos da região do tronco pode contribuir para uma maior sobrecarga na coluna vertebral, o que pode gerar dor, no entanto, a como a lombalgia pode ter diferentes causas, é fundamental que haja o acompanhamento de um profissional da saúde qualificado, que recomendará quais são os exercícios mais indicados para cada situação”, explica a profissional.
Na prevenção da dor lombar Profissionais de Educação Física estão habilitados para prescrever os exercícios necessários. Se você não está em crise, com lombalgia, ou quer evitar entrar para as estatísticas, esse profissional pode ajudar a manter sua coluna saudável. Fizemos aqui um post com algumas dicas. Para aqueles que estão com dor e sofrem com crises frequentes o ideal é consultar um médico para eliminar a possibilidade de um problema mais sério e depois buscar a ajuda de um fisioterapeuta para aliviar os sintomas.