Fique Informa

Prevenindo a osteoporose. Como o exercício fortalece os ossos?

A perda de massa óssea não pode ser impedida, mas pode ser atenuada, e muito! Conforme envelhecemos os ossos começam a ficar mais fracos e o risco de fraturas torna-se alto. A ingestão de cálcio e reposição hormonal, sempre prescrito por um médico ajudam a diminuir essa perda.

É muito importante a preveção e o controle da osteoporose, as fraturas causadas pela existência dessa doença, muitas vezes não têm tratamento, o indivíduo fica acamado e o índice de mortalidade pode chegar à mais de 30% em até um ano após a fratura do fêmur, conforme indicam estudos sobre o tema. A perda de massa óssea ocorre com todas as pessoas, esse processo é denominado osteopenia e quando essa perda é muito grande chama-se osteoporose. O principal motivo são as mudanças hormonais que acontecem durante a menopausa, mas a osteoporose não acomete apenas as mulheres. Meninos vocês também estão sujeitos!!!! Fumantes, consumidores de café e álcool em excesso e diabéticos, constituem grupos de risco.

Os exercícios são extremamente importantes no tratamento e prevenção, pois o osso é treinável!!! Isso mesmo exercícios fortalecem os ossos! Como???

Trata-se de um assunto complexo e bastante estudado, o que interessa sabermos é que o osso responde bem à força de compressão. Quando o osso é comprimido (no sentido longitudinal) gera um campo elétrico que atrai as células responsáveis por sua “construção”, em um processo denominado piezoeletricidade.

Após diversos estudos concluiu-se que para ficar forte o osso precisa além da compressão, de freqüência, intensidade e estímulo local.

  1. Compressão – “apertar” o osso no sentido longitudinal, o impacto faz isso;

  2. Freqüência – velocidade de execução (deve ser alta);

  3. Intensidade – deve ser aumentada progressivamente;

  4. Estímulo local – o efeito é específico, exercícios para as pernas não fortalecem os ossos do braço!

Não existe uma atividade que promova tudo o que o osso necessita, a que mais se aproxima é a musculação, contudo a velocidade de execução é baixa, necessitando de outra atividade que complemente.

Sair da versão mobile