Portal Fique Informa

Por que não tenho resultado na academia?

Muitas pessoas reclamam que não têm resultado na academia, aliás esse é o maior motivo das desistências, mas por que isso acontece?

Você verá várias explicações para a falta de resultado na academia, como a baixa regularidade, falta de paciência, treino e alimentação inadequados. É claro que tudo isso tem um impacto! Resultados não aparecem da noite para o dia, se você falta muito ou se seu treino não estiver adequado para suas necessidades, ou ainda se a sua alimentação não estiver de acordo com o seu objetivo, mas tem uma coisa que ninguém te conta, é como o seu corpo reage ao exercício.

É a falta do entendimento de como o seu corpo reage ao exercício que você não vê melhora, que você não vê resultado no seu treino.

Não tenho resultado na academia, entenda o que está acontecendo com seu corpo.

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Primeira vez na academia – o que fazer

Seu corpo funciona para se auto preservar. Todo o funcionamento dele acontece nesse sentido. Por exemplo, a gente armazena gordura, pois a gordura é fonte de energia e nosso corpo precisa de energia para se manter. Por outro lado ele faz de tudo para não gastar essa gordura acumulada, justamente para garantir que terá energia quando precisar. Seu corpo não sabe que você pode ir ao restaurante ou ao mercado para comprar alimentos quando quiser, ele trabalha da mesma forma que trabalhava na idade da pedra.

E é assim com absolutamente tudo. Ele trabalha dentro do mínimo gasto energético com a maior proteção possível.

Dessa forma quando você sai do sedentarismo e começa a treinar seu corpo vê esse treino como um risco e trata de se adaptar para que consiga suportar esse estímulo quando ele acontecer novamente. Ele se recupera do treino e coloca as suas funções em um patamar acima do anterior. Quando você treina de novo, isso torna a acontecer, ele se recupera e coloca suas funções em um patamar ainda mais alto e assim por diante. Dessa forma há evolução, dessa forma há resultado. esse é o princípio da supercompensação.

Mas… E se você demora demais para treinar novamente? E se você não permite que se corpo se recupere? O resultado não aparece! Dependendo da situação sua performance pode, inclusive, piorar.

Quando você demora demais para treinar novamente, não mantém a regularidade que dê o estímulo necessário para ter resultado na academia, nunca sai do patamar inicial. Você treina, dá o estímulo, se recupera, depois demora tanto para treinar de novo que seu corpo entende que não precisa se manter naquele patamar, que está gastando energia a toa e volta para o patamar inicial. Virando o clico em que o treino serve apenas para manter a sua condição atual.

Quando você treina e não dá o devido tempo para seu corpo se recuperar, ocorre o oposto. Ele nem chaga no novo patamar e já vai se desgastar de novo e assim sucessivamente o resultado disso é a perda da performance e muitas vezes algum tipo de lesão.

Nem exercício demais, nem exercício de menos essa é a receita para obter bons resultados na academia. Um Profissional de Educação poderá te ajudando a dosar o exercício, com o passar do tempo você vai aprender a escutar o seu corpo e treinar na medida certa para alcançar os seus objetivos.

Sair da versão mobile