Fique Informa

Pilates emagrece?

Pilates emagrece? Consigo emagrecer fazendo aulas de pilates? Essas são perguntas recorrentes que recebo com bastante frequência, não só em relação ao pilates, mas relacionada à outras atividades também.

Vou esclarecer essa dúvida de uma vez por todas. Não é a atividade que faz emagrecer, o que faz emagrecer é o déficit calórico ou balanço energético negativo.

Quando a gente come, ingere uma determinada quantidade de calorias, elas são usadas como fonte de energia para nosso corpo funcionar. O corpo, por sua vez gasta essas calorias, para tudo, para fazer o coração bater, para dormir e para fazer exercícios. O déficit calórico acontece quando a quantidade de calorias que a gente ingere é menor do que a quantidade de calorias que a gente gasta.

Na prática, quando a gente gasta mais calorias do que ingere, emagrecemos. Portanto o emagrecimento não tem uma relação direta com o exercício, embora o exercício ajude a aumentar o gasto calórico tornando mais fácil o emagrecimento.

E qualquer exercício pode ajudar? Sim qualquer exercício poderá aumentar o gasto calórico. Uns ajudam mais, outros ajudam menos. E como o pilates fica nessa história? Pilates emagrce? Ele está no grupo de exercícios que ajuda mais ou que ajuda menos?

Pilates emagrece ou é mentira?


Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: 10 acessórios e equipamento de pilates para ter em casa

O gasto calórico tem relação com a pessoa que está fazendo o exercício. Depende do peso, da massa muscular, da idade, do gênero e tem relação com o empenho na hora de se exercitar. E com isso temos, também, uma diferença grande entre iniciantes e avançados, pessoas com experiência na atividade.

Um adulto, iniciante, com cerca de 70kg, em uma hora de aula vai gastar cerca de 175Kcal. Já o mesmo adulto se for avançado, se tiver experiência, vai gastar cerca 250Kcal. Esse número não é preciso, mas nos dá uma noção se gasta mais ou menos. Esses números nos mostram que iniciantes gastam menos calorias e não adianta iniciantes tentarem fazer exercícios avançados, pois existem outras questões envolvidas como força, flexibilidade e coordenação motora.

E essa quantidade de calorias, como vou saber se isso é muito ou se é pouco relacionado à outras atividades?

Vamos olhar para duas atividades comuns que podem nos ajudar a entender onde o pilates se encaixa, em relação ao gasto calórico: a caminhada e a corrida.

A mesma pessoa do nosso exemplo com o pilates, em uma caminhada, gastaria em torno de 200Kcal, ficando entre iniciante e avançado no pilates. Na corrida esse valor subiria para cerca de 600Kcal. Com isso podemos dizer que o gasto calórico de uma aula de pilates está próximo do gasto que teremos em uma caminhada.

Dessa forma podemos afirmar que o gasto calórico em uma aula de pilates não é alto, mas quando nos exercitamos não podemos olhar apenas para o gasto calórico. Existem outros benefícios e mesmo que esteja pensando em emagrecimento existe outro aspecto importante, que comentei no início do texto, que será fundamental nesse processo, que é a quantidade de massa muscular.

Quando fazemos um exercício que promove o aumento da massa muscular, ele também contribui para o aumento do gasto calórico, pois quanto maior a massa muscular, mais calorias nosso corpo gasta para se manter. Dessa forma, o pilates, sendo uma atividade que tem como principal característica o fortalecimento muscular, terá uma importância relacionada ao gasto calórico que vai além do que se gasta na própria atividade.

Se preferir assista ao vídeo abaixo:

Sair da versão mobile