Fique Informa

Pesquisa nacional do Perfil do Personal Trainer no Brasil

A pesquisa nacional do perfil do Personal Trainer no Brasil foi realizada em 2012 pelo Portal de Educação Física, pela rede Test Trainer e com o apoio da Sociedade Brasileira do Personal Trainer (SBPT). O estudo teve como objetivo traçar um cenário deste mercado com informações precisas sobre as formações acadêmicas, experiências profissionais, remunerações, entre outros dados.

Os profissionais de educação física preencheram um questionário com perguntas objetivas sobre a profissão. Foram enviados 2.307 questionários e 1.441 foram validados.

Embora tenha algumas falhas, pesquisa nacional do perfil do Personal Trainer no Brasil, nos traz dados bastante interessantes sobre a realidade do Personal Trainer brasileiro. Tive acesso a todos os dados coletados, com eles preparei um infográfico com alguns números e vou disponibilizar também todos os gráficos para você.

Clique aqui e assine nosso canal no Youtube
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

 

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil em relação ao gênero

Gênero

31 % dos entrevistados eram mulheres e 69% homens

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil em relação à idade.

Idade

61 % dos entrevistados estão entre 26 e 35 anos e apenas 6% tinham mais do que 40 anos.

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, em relação à formação acadêmica.

Formação Acadêmica

A maioria está entre 1 a 10 anos de formado, o que pode ser explicado por se tratar de uma atividade recente na área da Educação Física.

48% dos entrevistados possuem o bacharelado, mas o que chama a atenção é que 47% possuem apenas a licenciatura plena, o que não os habilita a trabalhar com educação física, fora do âmbito escolar.

A maioria optou por fazer Pós-Graduação, 71%. A pesquisa não específica o tipo, mas mostra que 21% fazem mais do que um curso.

A maioria fez pelo menos um curso de extensão nos últimos dois anos.

A maioria não fez nenhum curso de administração ou marketing. Sabemos também que os cursos de graduação deixam a desejar nessas área do conhecimento. O que pode explicar a dificuldade que o Personal Trainer encontra na gestão de carreira e marketing pessoal. Aqui no Personal Academia & Cia, você encontra vários textos que podem ajudar a entender melhor sobre administração e marketing, além de sugerir cursos a distância EAD, que podem complementar sua formação.

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil em relação aos registros no CREF

Ao questionar sobre quem tem registro no CREF, 11% responderam que não possuem registro. Já comentamos aqui, mais de uma vez sobre a dificuldade que os CREF´s encontram em fazer a fiscalização. A quantidade de fiscais é insuficiente, além disso muitos profissionais atuam em parques, praças, condomínios e residências, tornando algumas vezes impossível de fiscalizar.

A principal função de um conselho profissional, como já dissemos aqui, é proteger a sociedade, então cabe à sociedade denunciar aqueles que não possuem registro para facilitar a fiscalização dos CREF´s.

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, em relação à experiência profissional.

Experiência Profissional

Os gráficos abaixo mostram a experiência profissional em algumas área de atuação.

Já comentei aqui que apesar do Personal Trainer ser geralmente associado com a sala de musculação, a essência do trabalho não é essa. Os gráficos abaixo podem servir como um indicativo das atividades que pode se tornar um diferencial na sua atuação profissional.

Nossa crítica aqui fica por conta da inclusão do Personal Trainer nessa categoria que poderia ficar separado e da falta de outras atividades que poderiam ajudar ainda mais nessa segmentação, como lutas, treinamento funcional, corrida, pilates etc.

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, em relação à outras atividade

Informações sobre outras atividades

A maiorias das respostas mostrou que a atividade como Personal Trainer não é única. Isso nos leva a refletir que ainda falta muito para a profissionalização dessa atividade. O que remete à  falta de conhecimento de administração e marketing, por exemplo.

clique na imagem para ampliar

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, sobre estratégias de captação de clientes.

Estratégias de captação

O boca a boca continua sendo a melhor maneira de prosperar! Invista em você!

 

clique na imagem para ampliar

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, em relação ao local das aulas.

Com era de se esperar as academias de ginástica foram o local onde a maioria utiliza para ministrar suas aulas. O principal motivo com certeza é a infra-estrutura, entretanto acredito que nos grandes centros essa característica deve mudar pelo aumento dos condomínios, com boas estruturas de academia e também dos studios.

clique na imagem para ampliar

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, em relação à percepção da imagem.

Informações sobre a percepção da imagem

De todas as questões da pesquisa essa é a mais subjetiva e na minha opinião desnecessária da forma que foi feita.

Uma das alternativas é “Estou dentro dos padrões exigidos”, é qual é esse padrão? Seria ele o padrão magro, forte, marombado? Pelas outras alternativas é isso que dá a entender.

Engana-se quem for por esse lado e achar que apenas quem se enquadra nesse “padrão” tem chance de prosperar. Vale lembrar que apenas 3% das pessoas que frequentam academia buscam por esse padrão sarado, marombado. Há outros fatores que podem também influenciar nessa escolha. Uma mulher que tem horror a ficar musculosa, provavelmente não irá treinar, com alguém extremamente musculoso.

O foco na imagem deve estar em manter um estilo de vida saudável e hábitos de higiene compatíveis com a sua atividade. Já falamos disso aqui: cabelos limpos e presos, unhas limpas e cortadas, roupa adequada, tênis limpo etc.

clique na imagem para ampliar

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, em relação às informações técnicas mercadológicas.

Informações técnicas mercadológicas

A maioria faz a avaliação periodicamente nos alunos.

A maioria usa algum meio digital para fazer a gestão dos alunos, seja usando um software específico, seja usando uma planilha no excel. Nossa crítica nesse item é sobre a pergunta “não tenho software, mas preciso adquirir” que deveria ter sido feita separadamente, apenas para aqueles que ainda não possuem o software. Da forma que foi apresentado podemos supor então que 69% não possuem software específico e desses apenas 8% pretendem adquirir.

clique na imagem para ampliar

A maior dificuldade apontada se refere à concorrência desleal, guerra de preços, seguido de negociar e vender o serviço.  Ambos tem relação direta com conhecimentos de administração e marketing. Novamente aqui vemos a importância desse conhecimento para a gestão da carreira do Personal Trainer.

Sugiros a leitura do textos: Em qual oceano você navega? Estratégias para acabar com a concorrência. e Personal Trainer – quanto cobrar.

clique na imagem para ampliar

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil, em relação às estratégias de marketing.

Informações sobre estratégias de marketing

Mais uma vez a questão do marketing presente. Já percebeu onde precisa investir né?! Apenas 12% fazem campanha de marketing com frequência e 49%, simplesmente não fazem!

Clique nas páginas abaixo para continuar a ver os resultados do Perfil do Personal Trainer no Brasil em relação às informações financeiras.

Informações financeiras

Embora nos deparemos sempre com reclamações sobre salários, os valores de hora aula apontados na pesquisa se mostram ainda muito baixos. E aqui vão colocar a culpa em quem? Em si mesmo! Sua aula, seu valor! Quer ganhar mais? Valorize-se!

Mesmo considerando o tamanho do país e as diferenças regionais, cobrar até R$ 50,00 a hora, que é onde se encontra a maioria, provavelmente não cobre todas as despesas. Sugerimos a leitura do texto ->Personal Trainer: quanto cobrar – parte 2, para entender melhor.

clique na imagem para ampliar

A maioria possui até 10 alunos, sendo que mais da metade até 5. Isso reflete o que já comentamos anteriormente sobre a falta de profissionalização do Personal Trainer, a maioria não depende exclusivamente dessa forma de atuação profissional, não tem conhecimento de administração e marketing e não investe nisso.

O resultado dessa questão era previsível. Como a maioria tem até 5 alunos, a média de aulas semanais é de até 12 aulas.

clique na imagem para ampliar

Aqui faltam dados de algumas faixas de renda e o critério muda a partir do 5 mil, mesmo assim, podemos tirar conclusões interessantes. A receita mensal como Personal Trainer é o reflexo de todo o restante. A maioria tem uma renda de até R$ 2500,00, o que cá entre nós é muito pouco se considerarmos que a maioria term formação universitária, pós-graduação e faz cursos de extensão regularmente. Apenas para efeitos comparativos, sem desmerecer qualquer tipo de trabalho, essa é aproximadamente a renda bruta mensal de uma diarista na cidade de São Paulo.

clique na imagem para ampliar

Conheça nossas considerações finais, clicando na próxima página!

Nossas considerações finais

Prefiro ver sempre o copo meio cheio, do que olhá-lo meio vazio. Analisando essa pesquisa como um todo observei que a atuação como Personal Trainer ainda é pouco e extremamente má explorada.  Tenho a nítida impressão que a boa parte dos Profissionais de Educação Física ainda vêem o Personal Trainer como um complemento de renda e não como uma carreira.

De forma alguma é errado agir dessa maneira, tudo depende do seu objetivo. Fazendo uma analogia, existem médicos que atendem pela tarde contratados por algum hospital e pela manhã em sua clínica particular. Tenho um primo que é também meu compadre, excelente dentista, que pela manhã trabalha no consultório do SESC e a tarde em consultório próprio. Você pode optar por trabalhar em um clube ou academia em um período e como Personal Trainer em outro.

O que não pode acontecer é você ter como objetivo trabalhar exclusivamente como Personal Trainer e ter medo de investir na sua carreira. Essa pesquisa já traz várias pistas de por onde você deve começar, ou pelo menos o que deve reforçar para obter sucesso. Aqui tivemos acesso apenas aos dados estruturados da pesquisa, mas provavelmente ao cruzar esses dados obteríamos correlações interessantes sobre valor de hora aula, renda, nichos e investimento em marketing.

Os resultados dessa pesquisa também podem ser muito interessantes para aqueles que têm no Personal Trainer o seu público alvo.

Sair da versão mobile