Fique Informa

Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness para 2014

A Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness é realizada anualmente pelo ACSM (American College of Sports Medicine), há oito anos consecutivos. Em 2014 algumas tendências permanecem fortes, embora outras que ficaram por alguns anos na lista tenham sumido como Zumba, Pilates, Spinning e Treino de equilíbrio com bola.

 

Alguns entrevistados acreditam que a crise econômica tenha influenciado o resultado da pesquisa deste ano e que os programas de treinamento que exijam investimento em equipamentos caros ou instrução técnica específica não se sustentem. Outros entendem que Zumba, Spinning e Pilates, tem seu curso útil, já se consolidaram.

Os resultados desta pesquisa anual pode ajudar a indústria de saúde e fitness tomar algumas decisões de investimento muito importante para o futuro crescimento e desenvolvimento. Decisões de negócios importantes devem ser baseadas em tendências emergentes e não na inovação mais recente de exercício vendida por comerciais de televisão tarde da noite ou celebridades que atestam determinado produto.

Modismo X Tendência

Os entrevistados foram convidados primeiro a fazer a importante distinção entre um “modismo” e uma “tendência.”

A tendência tem sido descrita como “um desenvolvimento geral ou mudança de uma situação ou na maneira que as pessoas estão se comportando”. Usando esta definição, seria altamente previsível, então, ver as mesmas tendências que aparecem por vários anos em um “estudo tendências.” A definição de tendência inclui a expressão: “desenvolvimento geral”. Modismo é descrito como “uma forma que é retomada com grande entusiasmo por um breve período”

A pesquisa foi projetada para confirmar, reconfirmar, ou introduzir novas tendências, e não modismos, que têm um impacto percebido na indústria de acordo com os entrevistados internacionais.

A pesquisa

Foram consideradas  38 possíveis tendências na pesquisa de 2014. As 25 principais tendências dos anos anteriores foram incluídos na pesquisa , assim como algumas tendências potencialmente emergentes identificadas pela equipe e editores de do ACSM Health & Fitness Journal ® .

Para estabelecer a equidade, os editores representaram todos os quatro setores da indústria de fitness e saúde ( empresarial, clínica, comunidade , comercial), bem como universidades . Na pesquisa, as tendências potenciais foram identificadas em primeiro lugar, em seguida, explicações curtas foram escritas para oferecer o entrevistado alguns detalhes sem incomodá-los com muita leitura , análise ou interpretação . O estudo foi projetado para ser concluída em menos de 15 minutos.

Como um incentivo para concluir o inquérito, os editores disponibilizaram vários livros publicados pelo ACSM Wolters Kluwer / Lippincott Williams & Wilkins e Human Kinetics e um cartão de presente $ 100 American Express . Esses incentivos ajudaram a aumentar a participação na pesquisa.

Em todas as pesquisas ACSM anteriores, os 38 itens potenciais foram construídos usando uma escala do tipo Likert que varia de uma baixa pontuação de 1 ( menos provável que seja uma tendência ) para uma pontuação elevada de 10 (o mais provável que seja uma tendência) . Depois de cada uma havia um espaço  para o entrevistado para adicionar comentários. No final, foi deixado um espaço para o entrevistado adicionar comentários ou potenciais tendências de fitness deixados de fora da lista a ser considerado para futuras pesquisas .

O próximo passo foi enviar o levantamento eletronicamente a uma lista definida de profissionais de saúde e fitness. Usando Survey Monkey ( www.surveymonkey.com ), a pesquisa online foi enviada  para 28.924 profissionais. Esta lista inclui todos ACSM certificados atualmente: Certified Personal Trainers®, ACSM Group Exercise InstructorsSM, ACSM Health Fitness SpecialistsSM, ACSM Clinical Exercise SpecialistsSM, ACSM Registered Clinical Exercise Physiologists®, ACSM Health/Fitness Directors®, ACSM Program DirectorsSM, ACSM Alliance members, ACSM’s Health & Fitness Journal® nonmember subscribers, ACSM’s Health & Fitness Journal® Editorial Board e ACSM’s Health & Fitness Journal® editores associados . Além disso, foi publicado no site do ACSM Health & FitnessJournal ®, um tweet foi colocada no Twitter  e foi postada no Facebook. Após uma janela de 3 semanas de oportunidade, 3.815 respostas foram recebidas, o que representa um excelente taxa de retorno de 13%.

Foram recebidas respostas de quase todos os continentes. Alguns países específicos incluídos Austrália, Áustria , Barbados, Brasil , Colômbia , Costa Rica , Finlândia, Grécia , Hungria, Islândia , Índia, Indonésia , Israel, Jamaica , Líbano , Ilhas Maurício , México, Holanda, Nova Zelândia , Nigéria, Peru , Portugal, Coréia do Sul, Romênia , Arábia Saudita, Sérvia , Singapura, África do Sul, Espanha , Sri Lanka, Suíça , Taiwan , Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e do Reino Unido. O perfil demografico dos entrevistados incluiu 65 % do sexo feminino em uma grande variabilidade na idade  e 34% com mais de 10 anos de experiência na indústria . Quase 30% dos entrevistados ganhavam mais de US $ 50.000 por ano , que incluiu 4,7% que ganhavam mais de US $ 100.000 por ano . Os entrevistados foram solicitados a identificar as suas ocupações e 24,5% indicaram que estavam a tempo inteiro ou a tempo parcial como personal trainers.

Resultado da Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness para 2014

O primeiro passo na análise foi para agrupar as respostas e em seguida, para classificar da maior (tendência mais popular) para a menor (tendência menos popular). Apenas os 20 primeiros colocados para 2014 são descritos neste relatório.

Depois de hierarquização das respostas, pedimos a quatro especialistas reconhecidos internacionalmente que representam todos os setores da indústria de saúde e fitness para comentar os resultados.

20 – Boot Camp

Apareceu pela primeira vez em 2008 ficando em 26º, foi para 23º em 2009, subiu para 16º em 2010, subiu para 8º em 2011 e a partir de 2012 voltou a cair ficando em 13º e em 16º no ano passado.

 

Boot Camp é uma atividade de alta intensidade, com estrutura  padronizada como um treino de estilo militar. Boot Camp inclui atividade cardiovascular, força, resistência e exercícios de flexibilidade, geralmente envolve  exercícios indoor e outdoor normalmente liderados por um instrutor entusiasta. Boot Camps também pode combinar esportes e exercícios calistênicos. Devido a sua escalada na pesquisa nos rankings 2008-2011, com uma diminuição na análise de tendências dos últimos 2 anos, será interessante ver se os programas do Boot Camp continuarão como uma tendência na indústria de fitness.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 19 tendências

19 – Programas de Incentivo ao Trabalhador

Apareceu pela primeira vez no top 20 na pesquisa de 2011, os programas de Incentivo ao trabalhador ficou no top 20 para 2012 e 2013.

 

Esta é uma tendência que cria programas de incentivo para estimular mudanças positivas de comportamento saudável como parte de uma programação promoção da saúde das empresas. Esta tendência representa um ressurgimento de programas corporativos de promoção da saúde, como resultado do aumento dos custos de cuidados de saúde vividos por pequenas e grandes empresas e corporações. Programas de Incentivo Trabalhador estão associados com a tendência para fornecer programas de promoção da saúde do local de trabalho, na tentativa de reduzir os custos dos cuidados de saúde.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 18 tendências

18- Treinamento para Esporte Específico

Apareceu pela primeira vez entre os top 10 em 2009 com a 9º colocação. Caiu de 8º em 2010 para 16º em 2011, 17º em 2012, 20º em 2013 e subiu um pouco no ranking para 2014.

 

Esta tendência incorpora treinamento específico do esporte para esportes como baseball e tênis, projetadas especialmente para os jovens atletas. Esta é uma tendência interessante para a indústria de saúde e fitness. O treinamento para esporte específico poderia atrair um novo mercado para os clubes comerciais e comunitários, bem como oferecer um tipo diferente de serviço que pode levar a um aumento das receitas .

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 17 tendências

17 – Coaching de Bem-Estar

Embora tenha caído para 13º 3m 2010, permaneceu entre os top 20 em 2011, 2012 e 2013.

 

 

Coaching de Bem Estar integra a ciência da mudança de comportamento para promoção da saúde, prevenção de doenças e programas de reabilitação. Coaching de Bem Estar, muitas vezes usa uma abordagem one-on-one, semelhante a um personal trainer, com o técnico de apoio, orientação e encorajamento. O treinador de bem-estar se concentra nos valores do cliente, necessidades, visão e objetivos. De acordo com esta pesquisa as tendências (e os resultados de pesquisas anteriores), ele aparece como se o Coaching de Bem Estar e suas técnicas de princípios de mudança de comportamento estão sendo adotadas por personal trainers e outros profissionais de saúde e fitness.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 16 tendências

16 – Avaliação Física

A avaliação física ficou fora dos top 20 nos últimos anos, aparecendo novamente em 2013 em 17º lugar.

 

Uma tendência que aborda prestação de contas, estes são esforços para definir e acompanhar os resultados para provar que o programa selecionado realmente funciona. Avaliações são necessárias para determinar os benefícios de programas de saúde e aptidão na gestão da doença e para documentar o sucesso na mudança de hábitos de vida negativos. A proliferação da tecnologia tem ajudado na coleta de dados. Para os proprietários e operadores de instalações de saúde e fitness as avaliações fornecem dados importantes para determinar se novos programas são rentáveis ​​e se os programas antigos estão realmente funcionando.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 15 tendências

15 – Circuito

Apareceu em 2013 pela primeira vez em 18º lugar e agora subiu para a 15ª posição.

 

O circuito é um grupo de 6 a 10 exercícios que são cumpridos um após o outro e numa sequência pré-determinada. Cada exercício é realizado por um determinado número de repetições ou por um determinado período de tempo antes de ter um descanso rápido e passar para o próximo exercício. Alguns entrevistados apontaram que o circuito é semelhante ao treinamento intervalado de alta intensidade, mas em uma intensidade menor.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 14 tendências

14 – Atividades Outdoor

Em 2010 e 2011 as atividades Outdoor ficaram fora do ranking top 20. Em 2012 elas apareceram em 14º lugar e em 2013 em 13ª colocação.

 

 

Esta tendência é uma boa opção para os profissionais de saúde e fitness oferecerem  mais atividades ao ar livre para os seus clientes. Atividades outdoor, muitas vezes incluem caminhadas, canoagem, caiaque, e os jogos ou esportes. As Atividades outdoor também podem incluir programas de alta aventura, como acampamentos noturnos, podem ser feitas com amigos, grupos ou individualmente.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 13 tendências

13 – Core Training

De 2007 a 2010, o Core Training estava no top 5 das tendências de fitness. Desde 2010, ele vem caindo agora ocupar o 13º lugar em 2014.

 

Core Training salienta força e condicionamento dos músculos estabilizadores do abdômen, tórax e costas. Inclui exercícios da pelve, parte inferior das costas e abdômen, os quais fornecem suporte para a coluna e tórax. Exercitando os músculos do core melhora a estabilidade geral do tronco e transferência para as extremidades, permitindo ao indivíduo atender às demandas de atividades da vida diária e para o desempenho de vários esportes que exigem força, velocidade e agilidade.

Core Training utiliza frequentemente acessórios de utilização, como bolas de exercício, bolas BOSU, prancha de estabilização e rolos de espuma. Alguns dos profissionais que participaram da pesquisa previram em 2013 que exercícios de core training podem estar perdendo um pouco de sua popularidade conforme novas formas de exercício são desenvolvidas.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 12 tendências

12- Promoção da Saúde no Trabalho

Pensado para melhorar a saúde dos trabalhadores, esta é uma tendência de uma série de programas e serviços que incorporam sistemas para avaliar a saúde, os custos dos cuidados de saúde e produtividade do trabalhador.

 

Alguns desses programas são fisicamente alojados no interior da empresa ou corporação ou através de convênios com empresas especializadas. No contexto da reforma dos cuidados de saúde nos Estados Unidos e o aumento dos custos dos cuidados de saúde, os programas de promoção da saúde podem assumir importância adicional no futuro.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 11 tendências

11- Exercício para Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil

Esteve entre os top 5 em cada levantamento anterior desde 2007 são programas de exercícios voltados especificamente para o problema da obesidade infantil. A obesidade infantil e na adolescência continua a ser um grave problema de saúde em nações mais desenvolvidas e em desenvolvimento e está se tornando cada vez mais importante para resolver por causa de sua associação com outros problemas médicos, tais como diabetes e hipertensão.

 

 

Como os sistemas de escolas públicas continuam a enfrentar a realidade de cortar programas como educação física e recreio para passar mais tempo se preparando para testes padronizados em uma economia desafiadora, os programas para a juventude tem sido uma tendência e um novo mercado potencial para as organizações comerciais e comunitárias.

A indústria de saúde e fitness deve reconhecer este problema de saúde crônico e iniciar novos programas voltados especificamente para as crianças. Programas corporativos e clínicas também podem ver isso como uma oportunidade para desenvolver programas de atividade física especializados para filhos de seus funcionários e clientes. Escolas públicas e privadas também podem se tornar bosn parceiros comerciais.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 10 tendências

10- Yoga

Yoga parece estar retornando em 2014.  Apareceu no top 10 nesta pesquisa, em 2008, caiu para fora do top 20 em 2009, mas parecia retornar em 2010 em 14º lugar e em 2011 em 11º lugar. Em 2012, permaneceu em 11º caindo novamente para 14º em 2013.

 

Aparentemente se reinventando a cada ano, o Yoga vem em uma variedade de formas, incluindo Power Yoga, Yogalates e Bikram Yoga (aquele feito em ambientes quentes e úmidos). Outras formas de Yoga incluem Iyengar Yoga, Ashtanga, Vinyasa Yoga, Yoga Kripalu, Anuara Yoga, Kundalini Yoga e Yoga Sivananda. Vídeos de instrução e livros são abundantes, assim como o crescente número de certificações para os muitos formatos de Yoga.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 9 tendências

9- Personal Training em Grupo

Personal Training em grupo continua a ser uma tendência popular em 2014. Esta tendência permite que o personal trainer continuar a fornecer aos clientes o serviço esperado, mas agora em um pequeno grupo de dois a quatro pessoas, oferecendo bons descontos para cada membro do grupo.

Em 2007, o Personal Training em Grupo foi o 19º na lista. Em 2008, subiu ligeiramente para 15º, mas caiu novamente em 2009, para 19º, melhorando para 10º em 2010. Em 2011, o Personal Training em grupo ficou em 14º lugar na pesquisa, em 8º em 2012 e 10º lugar em 2013.

 

 

Nestes tempos de desafios econômicos contínuos quando a  renda pessoal pode diminuir, treinadores pessoais devem ser mais criativos na maneira de elaborar as sessões de treinamento pessoal. Treinando duas ou três pessoas ao mesmo tempo em um pequeno grupo faz sentido econômico, tanto para o instrutor quanto para o cliente.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 8 tendências

8- Exercícios Funcionais

Exercícios funcionais são definidos como o uso de treinamento de força para melhorar o equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência com objetivo de melhorar a capacidade de alguém para realizar as atividades da vida diária. Programas de exercícios funcionais replicam atividades reais que alguém pode fazer em função da sua vida diária.

Os Exercícios funcionais apareceram pela primeira vez na pesquisa em 4º lugar em 2007, mas caiu para 8º em 2008 e 11º em 2009. Ele reapareceu no top 10 em 2010 na 7ª colocação e em 2011 na 9ª. Em 2012, os Exercícios Funcionais ficaram em 10º lugar e em 2013 em 8º.

 

Alguns dos entrevistados disseram que existe uma relação entre os programas de fitness e exercícios funcionais para idosos (ver tendência número 7). Muitos programas de exercício para o grupo de idade mais avançada são compostos por atividades de exercícios funcionais.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 7 tendências

7- Programa de Exercícios para 3ª Idade

A preocupação com a saúde da 3ª idade tem mantido consistentemente esse tipo de atividade no topo desta pesquisa , e este ano não é diferente. A chamada geração baby boom agora com idade para a aposentadoria, podem ter mais dinheiro do que seus colegas mais jovens e clubes de fitness devem capitalizar sobre este mercado em crescimento exponencial .

Programas de fitness para 3ª idade continuarão a ser uma forte tendência para 2014. Profissionais de saúde e fitness podem tirar proveito desta população em crescimento, fornecendo programas de exercícios próprios e seguros para essa idade.

 

 

O idoso altamente ativo  pode ser alvo de organizações comerciais e comunitárias para participar de programas de exercícios mais rigorosos , incluindo o treinamento de força e esportes coletivos. Mesmo os idosos frágeis podem melhorar a sua capacidade de realizar atividades da vida diária , quando fornecido atividades físicas funcionais apropriadas.

Supõe-se que as pessoas que são aposentadas, não só costumam ter maiores somas de dinheiro disponível, mas eles também têm uma tendência a gastá-lo com mais sabedoria e podem ter mais tempo para se envolver em um programa de exercícios. Profissionais de saúde e fitness devem considerar o desenvolvimento de programas de fitness para pessoas na 3ª  idade  e, talvez, preencher o tempo durante o dia, quando a maioria dos ginásios são subutilizados.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 6 tendências

6- Personal Training

Personal Training temestado no top 10 desta pesquisa nos últimos 8 anos.

 

Entrevistados para esta pesquisa acreditam que os instrutores pessoais continuarão a ser uma parte importante da equipe de profissionais de centros de saúde e fitness.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 5 tendências

 5- Exercício e Perda de Peso

Programas de emagrecimento comerciais vêm tentando incluir um programa regular de exercícios juntamente com suas dietas de restrição calórica. A maioria destes planos de dieta bem divulgados incorporam o exercício na rotina diária de fornecimento de refeições preparadas aos seus clientes.

 

 

A combinação de exercício e dietas para perda de peso é uma tendência crescente desde que a pesquisa começou. Em 2009, exercício e perda de peso ficou em 18º lugar, passando para 12º em 2010, 7º em 2011, 4º em 2012 e em 2013 na 5ª colocação. Parece que as pessoas que estão no negócio de fornecimento de programas de perda de peso vão continuar a incorporar o exercício regular, bem como a restrição calórica para controle de peso. A combinação de exercício e dieta é essencial para a manutenção da perda de peso e pode melhorar a adesão a dietas de restrição calórica e, em particular, de programas de exercício para a perda de peso.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 4 tendências

4- Exercício de Força

O Treinamento de Força caiu para a 4ª colocação na pesquisa deste ano depois de estar a 2ª posições por 2 anos, mas tem sido uma forte tendência desde o primeiro ano desta pesquisa . Esta tendência incorpora treinamento de força na rotina de exercícios ou para usá-lo como a principal forma de exercício para homens e mulheres.

 

 

Homens e mulheres , jovens e maduros , e crianças, usam o treinamento com pesos para melhorar ou manter a força . Muitos profissionais de saúde e fitness  incorporaram algum tipo de treinamento de força em uma rotina de exercícios completa para seus clientes e para os pacientes com doença estável .

Não é incomum para a reabilitação cardiovascular e pulmonar ou programas de gestão de doenças metabólicas a inclusão de exercícios com pesos. Treinamento de Força permanece popular em todos os setores da indústria de saúde e fitness e para tipos diferentes de clientes.

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 3 tendências

3- Programas de Certificação Profissional em Fitness

Os Programas de Certificação Profissional em Fitness caiu para 3º colocado esse ano, depois de ficar em 1º lugar por seis anos. Trata-se de certificações oferecidas para profissionais em cursos de graduação e pós graduação.

 

 

Nos EUA a medida que a economia começa a se recuperar, o mercado para profissionais de fitness se torna ainda mais lotado e mais competitivo, crescendo o interesse por cursos que regulem a atuação profissional (Lá a profissão não é regulamentada como no Brasil).

Clique nas páginas abaixo para conhecer as outras 2 tendências

2- Treinamento com o Peso do Corpo

Aparecendo pela primeira vez na pesquisa as tendências do ano passado em 3º lugar. O  treinamento com o peso do corpo não apareceu como uma opção antes de 2013, porque só se tornou popular (como uma tendência definida) em academias de todo o mundo durante o último par de anos, o que não quer dizer que o Treinamento com o Peso do Corpo não tinha sido utilizado anteriormente.

 

 

As pessoas têm vindo a utilizar o seu próprio peso corporal ao longo dos séculos como uma forma de treinamento de resistência. O Treinamento com o Peso do Corpo usa o mínimo de equipamento, o que faz com que seja uma forma barata de se exercitar de forma eficaz. A maioria das pessoas pensa em treinamento de peso corporal como sendo limitada a puxar e empurrar, mas pode ser muito mais do que isso. Surgiu na 3ª posição no ano passado, o Treinamento com o Peso do Corpo pode ser uma tendência a prestar atenção para o futuro.

Clique nas páginas abaixo para conhecer a principal tendência de fitness para 2014

1- Exercício Intervalado de Alta Intensidade

Envolve sequências de alta intensidade de exercício , seguido por um curto período de repouso ou recuperação , estes programas de exercícios geralmente levam menos de 30 minutos para executar. Apesar de serem oferecidos como uma possível tendência em pesquisas anteriores, não ficaram entre os  top 20.

 

 

Muitos entrevistados alertaram sobre os perigos potenciais deste tipo de exercício. A maioria dos comentários eram ” clientes adoram isso por causa do curto espaço de tempo”, e ” Muito, muito popular. No entanto, com  altos índices de lesões. Precisamos de mais profissionais treinados que atuam nesta área. ” Ainda outros que trabalham com populações clínicas disse:” Trabalho com uma população clínica de alto risco. Muitos dos meus pacientes já ouviram falar sobre estes programas e acham que isso seria uma forma de torná-los mais aptos, mais rápido. Nós temos trabalho de explicar por que não é adequado para eles. ” Apesar dos avisos por parte dos profissionais de saúde e fitness de taxas de acidentes aumentaram usando treinamento intervalado de alta intensidade, esta forma de exercício tornou-se popular em academias de todo o mundo.

Sair da versão mobile