Fique Informa

Personal Trainer: Quanto cobrar? – parte 1

Quanto cobrar pela aula é uma questão que atormenta o Personal Trainer. Fiz uma rápida pesquisa e observei que os valores variam de R$ 10,00 à R$ 200,00 por aula, a diferença é tão grande que não dá para falar, tire uma média e faça seu preço! Então comecei por tentar entender como se faz a formação de preço pela prestação de um serviço.

O ponto de partida deve ser a lei de mercado. Quanto maior a oferta do serviço, menor será o preço, quanto maior a demanda pelo serviço maior ele será. Sendo assim é preciso fazer uma pesquisa de mercado para saber quanto seus colegas de profissão cobram pelo serviço. Neste ponto exclua aqueles que oferecem diferenciais no atendimento, pois o que queremos é determinar o valor pelo serviço básico.

Em cidades pequenas, provavelmente haverá uma variação pequena nesse valor. Já em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, os valores irão variar por bairro e até mesmo entre academias do mesmo bairro, neste caso é preciso definir a região que deseja atuar.

Personal Trainer: Quanto cobrar? Entenda o que é valor agregado

Leia também: Personal Trainer: Quanto cobrar? – parte 2

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Você pode se contentar com o valor de mercado ou então ir além, mas para isso terá que oferecer mais. Precisa agregar valor.

Valor é o conjunto de benefícios esperados por determinado produto ou serviço (Philip Kotler)

Nos valores desejados você encontra o espaço para encantar o cliente e nos inesperados é a oportunidade de encantar, supreender o cliente.
Uma regra que deve ser seguida é não pular etapas, não adianta oferecer o desejado sem antes proporcionar o esperado.
Exempificando…
  • Básico: seria prescrever um bom treino, cobrar o preço de mercado e ser educado com seu cliente.
  • Esperado: seria não cancelar as aulas, cumprir rigorosamente o horário combinado, variar as atividades e manter-se atualizado.
  • Desejado: seria levar equipamentos diferentes para a aula, flexibilidade para fazer reposições.
  • Inesperados: seria oferecer brindes ou acrescentar 10min no tempo da aula para fazer uma massagem relaxante (desde que você esteja apto para fazer massagens e o cliente disponha de mais 10 min.)

O que fazer quando o cliente achar seu serviço de Personal Trainer caro?

Se você oferece apenas um serviço básico de Personal Trainer, não terá muitos argumentos, pode oferecer um desconto se o cliente topar treinar em um horário menos procurado ou se fechar três meses antecipadamente.
Oferecendo um serviço com valor agregado, tenha na ponta da língua os benefícios que o cliente terá ao contratá-lo como Personal Trainer. Fale tudo o que achar necessário, sua formação, os cursos que faz constantemente, equipamentos que adquire para uso nas aulas etc.
Sair da versão mobile