Fique Informa

Personal Trainer: conhecimento teórico é fundamental

Este blog tem o propósito de comentar pontos importantes na gestão de carreira para Personal Trainer e Gestão de Academias. Não tinha a intenção de entrar em questões técnicas, mas em função dos acontecimentos da última semana, ficou impossível não tocar no assunto.

Estou impressionada com a baixa qualidade dos Profissionais de Educação Física e isso já faz algum tempo, mas essa semana minhas expectativas foram superadas. E veja, ainda estamos na quarta-feira…

Ouvi de três colegas de profissão, todos atuando como Personal Trainer, e que eu considerava excelentes profissionais, a seguinte frase: Correr é a atividade que mais emagrece. Um deles ainda disse para mim que Transport (elíptico) não serve pra nada…
Cheguei a pensar que eu estava desatualizada.

Emagrecer significa gastar mais calorias do que você consome, portanto não importa o meio desde que essa conta deixe um saldo negativo. Isso é matemática! Sabemos que a atividade aeróbia é a mais eficaz para aumentar esse gasto calórico usando gordura como substrato energético, portanto fazendo atividades aeróbias você pode otimizar o emagrecimento. A questão é quantificar o gasto calórico a partir da atividade (não é matemática????).

A maneira mais precisa que temos para quantificar esse gasto é a partir da medida direta do VO2 máx, que é feita através de um teste cardiorespiratório (ergoespirométrico). Ocorre que é inviável mensurar esse valor a cada atividade, como existe uma relação entre a frequência cardíaca e o VO2 máx, podemos na prática fazer este controle através dela.  Com os dados do teste em mãos e controlando a frequência cardíaca do seu aluno durante a atividade é possível calcular com bastante precisão quantas calorias foram gastas, independente da atividade. Sendo assim se seu aluno está trabalhando a 85% da FC máx correndo, pedalando, nadando ou fazendo qualquer outra atividade ele vai emagrecer a mesma coisa.

Isso é conhecimento teórico básico. O que leva a alguém acreditar que correr pode ser melhor do que pedalar, ou pular corda, ou qualquer outra atividade em que se mantenha a mesma intensidade, pelo mesmo tempo?

Também soube de um Personal Trainer que além de prescrever dieta para uma aluna, prescreveu um diurético e recomendou que passasse um dia inteiro sem tomar água.

Prescrever dieta é função do nutricionista, prescrever medicamento do médico, a unica orientação que esse professor poderia ter dado, sem cometer o crime de falsa profissão, era com relação à hidratação. E como todos sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, o mínimo de água que devemos beber por dia são 2 litros.

Poderia ficar aqui contando causos, mas essa não é a intenção, usei esses acima apenas para ilustrar nosso bate -papo. Conhecimento teórico é fundamental! E digo mais, conhecimento teórico, bem fundamentado, atualizado e de fonte confiável. O que está acontecendo com esses profissionais?

Não importa se você se formou na Uni A-E-I-O-U e que o curso foi uma porcaria. É sua obrigação correr atrás do conhecimento que ficou defasado ou então que sequer foi passado. Não dá para pensar em ser um bom profissional, ser bem remunerado sem ter o conhecimento teórico mínimo para exercer a sua função. Você pode ser legal, carismático e por isso conquistar alguns alunos, você pode até ter resultados com seus clientes, principalmente se forem iniciantes, mas chegará um momento que sem conhecimento teórico você não irá para frente.

No post Personal Trainer: quanto cobrar? – parte 1, falo de valor agregado, e sem conhecimento teórico, você não conseguirá agregar valor ao seu serviço.

Independente da sua formação, invista em conhecimento. Falta de tempo e de dinheiro não são desculpas. Na internet você encontra muita informação de qualidade em sites, blogs e fóruns, encontra também artigos científicos excelentes, tudo gratuito. Você pode comprar livros sem sair de casa e também fazer cursos a distância.

E aí? O que você está esperando?

Sair da versão mobile