Fique Informa

Para que serve abdominal. Explicamos tudo o que você precisa saber.

Pode parecer bobagem, mas analisando as estatísticas do site existem muitas dúvidas sobre para que serve abdominal. Já escrevi sobre abdominais em diversos artigos, dei dicas de execução, falei sobre aqueles que são mais eficazes, mas por incrível que pareça é a primeira vez em todos esses anos de existência do site que vou escrever para que serve abdominal.

Abdominal é o nome dado aos exercícios que trabalham a musculatura do abdômen. Mais especificamente falando são aqueles exercícios que irão fortalecer e dar mais resistência para essa musculatura. O abdômen se localiza no tronco, na região da barriga e é composto por orgãos internos como estômago, intestino, dentre outros e por um grupo muscular formado por quatro músculos principais: reto, oblíquo interno, oblíquo externo e  transverso.

 Para que serve abdominal

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Para ler mais sobre abdominais, clique aqui!

A função primária da musculatura abdominal é garantir a proteção dos órgãos internos contra choques mecânicos. Ou seja eles formam uma parede protetora dos órgãos que se localizam na cavidade abdominal, logo atrás dela. Mas essa musculatura também tem uma importante função na manutenção da postura, juntamente com outros músculos.

Assim já começamos a ter algumas pistas de para que serve o abdominal. Podemos fazer a comparação com as casas da história dos três porquinhos, quanto mais forte o material que é feita a casa, mais resistente ela era. Com a musculatura abdominal também é assim, com a diferença é que o que melhora a resistência da musculatura do abdomen são os exercíos abdominais.

Então, respondendo à pergunta: para que serve abdominal? Serve para deixar essa região mais forte melhorando a barreira de proteção dos orgãos internos e também auxiliando na manutenção de uma boa postura.

Exercício abdominal

Existe uma infinidade de exercícios abdominais e muita polêmica sobre qual é o melhor. A questão a ser respondida é um pouco diferente: qual é o melhor exercício abdominal para a necessidade e condição física daquela pessoa. Portanto nem sempre o exercício que ativa mais a musculatura abdominal é a melhor opção de exercício.

De maneira geral qualquer exercício abdominal trabalha todos os músculos daquela região, o que diferencia é a ênfase. Desta forma, existem exercícios que trabalham melhor o reto abdominal do que os oblíquos, por exemplo. E vice-versa. A porção mais difícil de ser trabalhada é o transverso, nesse caso são usados exercícios isométricos (estáticos, não há movimento).

É comum ouvirmos falar que tal exercício trabalha mais o “infra”, que seria um músculo abdominal localizado na parte inferior do abdômen. Essa é uma afirmação errada!!! Simplesmente porque esse tal de “infra” não existe!!! Os exercícios que são atribuídos à essa parte do abdômen, na realidade estão trabalhando com ênfase no reto abdominal. Apenas o movimento é que mudou de direção.

Uma dúvida comum e recorrente é sobre a quantidade de exercício abdominal que deve ser feita. Há um mito de que quanto mais, melhor. Como já disse: mito! A estrutura das fibras desse grupo muscular não é diferente das do seu braço, portanto se para fortalecer o braço você precisará de 30 repetições, por exemplo (3 séries de 10 movimentos), para o abdômen também!

A questão é que para o braço, conforme vai ficando fácil, ou seja mais forte, você pega um peso maior e no caso do abdômen é mais difícil manipular com a carga. Se você pensou em abraçar uma anilha, esqueça, não funciona!!! A manipulação da carga se dá em geral pela mudança na execução do exercício, tornando-o mais instável. Por exemplo, ao invés de fazer o exercício no chão, fazer sobre uma bola. O ideal é pedir a ajuda de um professor de educação física para fazer essas mudanças, pois é necessário um bom conhecimento de biomecânica.

Ah! Em tempo! Abdominal não faz emagrecer e nem perder a barriga!

Sair da versão mobile