Fique Informa

Palestra na EEFE USP aponta mudança nos rumos da Educação Física

A EEFE USP (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo) está realizando o IV Ciclo de Palestras que é organizado pelo Grupo PET EEFE USP, hoje, no horário do almoço aconteceu a primeira palestra do ano.

Ricardo Capriotti

Jornalista Ricardo Capriotti

O Jornalista esportivo Ricardo Capriotti que é apresentador do canal BandSports e das rádios Bradesco Esportes FM e Bandeirantes de São Paulo, em um bate papo quase informal, contou como foi a sua experiência de sedentário com problemas de varizes à esportista, amante da corrida da rua e responsável por conceber o Programa Fôlego que vai ao ar na Rádio Bandeirantes aos domingos das 8:00 às 9:00 e representa a maior audiência da rádio. Se quiser ouvir clique aqui.

A palestra “Construindo a imagem do profissional de Educação Física e Esporte na mídia”, levantou diversas questões acerca da atuação do Profissional de Educação Física e da sua importância para a sociedade.

Uma boa parte do que foi dito, não era novidade. Que a prática de exercícios pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, que as pessoas estão começando a dar mais importância para isso, que o país não tem a cultura da prática esportiva, que o estado não viu/ não quer ver que investir na prevenção é melhor do que investir no tratamento, que as empresas perceberam essa necessidade há mais tempo e já fazem uso através de programas de ginástica laboral, por exemplo.

Se tudo isso já é de conhecimento, pelo menos dos Profissionais de Educação Física , qual a mudança apontada por Capriotti? Mudou o comportamento da mídia diante da prática de atividades físicas e por consequência a imagem do profissional. De 2008, quando o programa Fôlego foi ao ar pela primeira vez, até hoje surgiram inúmeras opções de programas que buscam dar algum tipo de orientação sobre o assunto. E como disse o Jornalista, quando a Globo, a maior emissora do país, reserva uma hora da sua grade diária para falar de qualidade de vida, como no Programa Bem Estar, ou com quadros como o Medida Certa do Fantástico, é porque passamos para uma outra dimensão.

Se você ainda não percebeu onde está a oportunidade temos duas, bem claras:

  1. A divulgação em meios de comunicação de massa que fazer exercício faz bem e que ele precisa ser orientado por um Profissional de Educação Física;
  2. O Jornalista sozinho, por melhor que seja, não dá conta do recado, e nem quer! Ele vai precisar de ajuda. Vai precisar de consultores, vai precisar de profissionais para entrevistar, vai precisar de profissionais para fazer o programa junto com ele.

A primeira por si, já vai ajudar a alavancar a sua carreira, mas se você conseguir combinar com a segunda, será ainda melhor. Já pensou em ser o próximo Márcio Atalla?

Como fazer para se tornar um consultor e ganhar prestígio profissional

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Perguntei ao Ricardo Capriotti, qual a dica que ele daria aos estudantes e profissionais que quisessem se enveredar por esse novo nicho de mercado, não só para atuar profissionalmente como para alavancar suas carreiras e a resposta foi clara: especialização.

A Assessora de Imprensa da EEFE USP, Márcia Regina de Sá, acrescentou que é preciso mostrar profundidade do conhecimento profissional, é preciso falar com propriedade.

Eu diria que ambos estão corretíssimos, diria que a maioria dos profissionais já seguem os conselhos do Capriotti, mas estão muito distantes do que a Márcia falou.

Estudantes e profissionais de Educação Física investem muito em cursos de teor técnico e nada em cursos que visem a preparação profissional. A quantidade de pessoas presentes na palestra de hoje, foi apenas uma amostra disso. O que você sabe sobre gestão de carreira? Sabe preparar um currículo? (tem certeza???) Sabe como se portar em uma entrevista? Sabe como se portar dentro da empresa? E nas redes sociais? Como é o seu networking? (net o quê??)

A Educação Física está mudando e se você não se preparar vai ficar igual a um colega que reclamou do salário, reclamou da Copa, reclamou dos Jogos Olímpicos, reclamou, reclamou…

Quem quiser saber mais sobre o Ciclo de Palestras clique aqui ou envie um e-mail para ciclodepaletras.pet@hotmail.com.

Essas são as palestras que já foram confirmadas

 

 

Sair da versão mobile