Fique Informa

Outubro rosa: como o exercício ajuda na prevenção e tratamento do câncer de mama

Vamos aproveitar o outubro rosa, quando as atenções estão voltadas para a prevenção e tratamento do câncer de mama, para explicar de que forma o exercício pode contribuir pra isso. E não é papo de professora, existem vários estudos que provam a reedução nas chances de desenvolver o câncer de mama e também de ter recidiva da doença.

O fato é que as pessoas deveriam encarar o exercício com a mesma seriedade que encaram outras atitudes preventivas e aquelas que já tiveram o diagnóstico do câncer, ele deveria fazer parte da rotina tanto quanto o tratamento de radioterapia e quimioterapia. É claro que muitas vezes se exercitar nessa condição pode ser desagradável, mas qual parte do tratamento dessa doença não é? Além dos benefícios observados nos estudo, que tratarei mais adiante, o exercício pode melhorar a qualidade de vida de quem está doente, mexendo inclusive no humor, que naturalmente estará afetado.

Exercício e câncer de mama

Os pesquisadores do assunto ainda não conseguem compreender o como, exatamente, o exercício ajuda na prevenção e tratamento do câncer de mama (e de outros tipos como de cólon), há algumas suspeitas tais como o aumento da circulação sanguínea, a diminuição na produção da insulina ou a diminuição na produção de alguns hormônios que favorecem o crescimento celular, incluindo de células cancerígenas. O fato é que os resultados comparativos entre mulheres ativas e sedentárias na prevenção e no tratamento são realmente significativos.

Vários estudos feitos por diversas instituições, em diferentes anos, apontaram que mulheres que se mantiveram ativas fisicamente após passarem pelo tratamento de câncer de mama tiveram a recidiva da doença diminuída entre 50% e 60%, Nenhum outro tipo de tratamento consegue um resultado como esse, o que não justifica abandonar a radioterapia ou a quimioterapia, mas justifica iniciar a prática de exercícios o quanto antes.

Já em relação a prevenção a redução da chance de desenvolver câncer de mama na menopausa é reduzida em cerca de 25% em mulheres que se exercitam regularmente. Um número que também é bastante expressivo.

Qual é o melhor exercício para prevenir e tratar o câncer de mama

Para o alívio de todos uma simples caminhada pode ajudar na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Houve uma variação na prática realizada nos estudos que observei, mas de maneira geral caminhar entre 30 minutos e uma hora cinco vezes na semana em intensidade moderada, é o suficiente. Prescrição que não difere muito da recomendação do ACSM (American College of Sports Medicine) e AHA (American Heart Association), para manutenção geral da saúde, que é de 30 minutos de exercícios cardiovasculares de intensidade moderada 30 minutos por dia, cinco dias por semana.

O segredo está na regularidade com que se faz a atividade. Você também pode acrescentar outras atividades com exercícios resistidos (musculação, pilates etc) e exercícios de flexibilidade, conforme o ACSM, recomenda para manter a saúde em dia, mas sem abandonar a caminhada, já que não se sabe ao certo quais mecanismos foram fundamentais nos bons resultados contra o câncer de mama, apenas que a caminhada foi o exercício usado.

Dicas para quem nunca fez exercícios e quer começar

  1. Se seu objetivo é a prevenção, o primeiro passo é consultar um médico de sua confiança e fazer exames para saber se está tudo ok para fazer exercícios.
  2. Se você está passando por tratamento contra o câncer, converse com o médico responsável pelo tratamento para obter a liberação para se exercitar.
  3. O ideal é buscar a ajuda de um profissional de educação física que possa lhe orientar, independente da sua condição.
  4. Caso opte por começar sem orientação, não saia por aí caminhando por uma hora, logo de cara. Faça percursos mais curtos, comece com 10 minutos e vá aumentando gradualmente.
  5. Eu recomendo que faça também exercícios de fortalecimento e alongamento, eles ajudam a prevenir lesões.
  6. Crie uma rotina, determine um horário para fazer seus exercícios, assim como tem um horário para tomar remédios, se alimentar, dormir e acordar.
  7. Se você não está muito bem por causa da medicação, caminhe por um tempo menor, opte por um percurso mais fácil, mas não deixe de fazer, Lembre-se que é tão importante quanto a medicação.
  8. Use roupas e calçados apropriados. Se for investir prefira gastar seu dinheiro com um bom tênis.
  9. Estabeleça metas, faça o exercício ficar mais divertido e desafiador. Existem aplicativos que podem ajudar, dá até para acumular pontos e trocar por viagens, clique aqui para ver.
  10. Exercício, quando bem feito, não causa dor. Pode causar certo desconforto, mas nunca dor. Se sentir dor durante ou após o exercício e ela durar mais do que 48 horas, busque auxílio médico.
Sair da versão mobile