Os jogos olímpicos acabaram e a mídia não cansa de veicular matérias que chamam a atenção à pífia participação do Brasil. Não que esta seja minha opinião, afinal ganhamos menos medalhas de ouro, mas mais de prata e bronze, do que em jogos anteriores. Participamos em 28 modalidades, contra 26 em Atenas, com a maior participação em número total de atletas e também a maior participação feminina. A Ginástica Artística, não trouxe as medalhas esperadas, mas conquistou pela primeira vez na história uma vaga na disputa por equipes. Estes são apenas alguns exemplos que mostram que apesar do pessimismo, melhoramos um pouco… E o que fazer para termos mais campeões olímpicos?

O segredo está na base. Sim, base! Precisamos formar um base enorme para poder tirar um campeão. O raciocínio é simples se tivermos cem mil praticantes de determinada modalidade a chance de detectar um talento será maior do que se tivermos dez mil.

E como levar a prática para tantos? Através da Educação Física Escolar.

Uma Educação Física Escolar bem estruturada, ministrada por Educadores Físicos, desde a Educação Infantil (na pré-escola não há obrigatoriedade da disciplina e pode ser ministrada pela professora de sala!), pode ser a saída para detectar esses talentos e encaminhá-los para centros de treinamento onde poderão desenvolver suas habilidades específicas.

Sabemos que além de treinar duro, além usar a seu favor conhecimentos de fisiologia do exercício, biomecânica e nutrição, campeões têm um fator genético favorável. Agora pense: quantos geneticamente privilegiados para o esporte deixam de ser identificados por falta de oportunidade, por não terem uma Educação Física Escolar adequada? Quantos César Cielo temos nadando no Rio Amazonas? Quantas Martas temos nas favelas? Quantas Daiane dos Santos vendendo bala no farol? Quantos Gibas estão na frente do computador comendo bolachas recheadas? Quantos talentos estão sendo disperdiçados, simplesmente porque não temos como encontrá-los?

Ao invés de reproduzir o que é dito pela mídia, cobre melhoras na Educação Física Escolar, respeite e reconheça o trabalho do Profissional de Educação Física, incentive o investimento na escola. Incentive a formação da base, além de trazer benefícios para sociedade é o segredo para termos mais campeões olímpicos no futuro. Ou então contente-se com nossos resultados.