Fique Informa

O que são calorias e por que engordam

Muito se fala em calorias, principalmente em uma época em que as pessoas se preocupam em ter um corpo, considerado pela mídia,perfeito, mas dificilmente explicam o que são calorias e por que são associadas ao excesso de peso. Essa associação das calorias com o aumento de peso está no nosso dia a dia. Cresce a quantidade de alimentos zero calorias, crescem os métodos de exercício que prometem queimar muitas calorias em pouco tempo, o que contribui para essa forma de pensar. Mas o que são calorias, mesmo?

Caloria é energia. Na verdade uma medida de energia (kcal – quilocaloria). Ela quantifica quanto de energia um determinado alimento pode fornecer e da mesma forma quanto de energia necessitamos para realizar alguma tarefa. E precisamos de energia para tudo, respirar, pensar, fazer a digestão, fazer exercícios, enfim para viver. Mesmo uma pessoa em coma precisa de energia para manter o funcionamento do corpo.

Ao contrário do que o imaginário coletivo crê as calorias não são vilãs. São extremamente necessárias para a nossa sobrevivência. A bem da verdade são tão essenciais para a vida quanto o ar e a água. E isso sem exagero nenhum. Essa crença toma força a medida que passamos a ingerir alimentos cada vez mais calóricos e a gastar cada vez menos energia, o que a médio/longo prazo faz com que fiquemos mais gordos.

Por que calorias engordam

Vamos deixar claro que as calorias só nos levarão a engordar quando estiverem sobrando. Como uma conta bancária, se sobra dinheiro, você guarda na poupança, no nosso corpo essa poupança está representada pela gordura.

O corpo de um adulto de 70 kg, necessita de aproximadamente 2.000 kcal por dia para se manter funcionando, para realizar as tarefas cotidianas. Esse valor é uma média e vai variar conforme a idade, nível de condicionamento físico da pessoa e atividades que ela se envolve durante o dia. Existem exames que são capazes de determinar esse valor individualmente, mas vou usá-lo como exemplo para as explicações a seguir.

Temos três possibilidades quando tratamos do nosso peso corporal. Podemos engordar, manter o peso ou emagrecer.

Mas não sentimos essa variação imediatamente, teremos essa percepção passado algum tempo, pois a diferença na balança, irá demorar alguns dias para aparecer. Isso ocorre por vários motivos, o primeiro por que é difícil controlar exatamente a quantidade de Kcal ingeridas (e as gastas também), um dia será um pouco mais o outro um pouco menos e a somatória final é que nos dará um resultado real. Outro motivo é que a ingestão de líquidos causa variação no peso e a perda dele também, essa variação, sim, é imediata e sentida na balança, mas não significa que tenha engordado ou emagrecido. As mulheres sofrem mais do que os homens com essa variação devido as oscilações hormonais que fazem reter mais ou menos líquido conforme a época do mês. E o motivo mais importante é que 1kg equivale a 7.700kcal, portanto será necessário acumular esse valor para mais ou para menos para ver o ponteiro da balança mexer.

Voltando aos exemplos anteriores.

Como o corpo administra o excesso de calorias

  1. Os alimentos que você ingere são quebrados, transformados em nutrientes e esses nutrientes fornecem uma determinada quantidade de calorias (energia) para o corpo. – 1g de gordura fornece 9Kcal | 1g de carboidrato fornece 4Kcal | 1g de proteína fornece 4 Kcal.
  2. Gordura e proteínas são armazenados. Carboidratos são usados como fonte de energia imediata.
  3. Quando nem todos os carboidratos são usados, eles sofrem uma trasformação e são armazenados como gordura.

Essa é uma forma bem simplificada de explicar o que acontece com o excesso de calorias. Nosso corpo trabalha dessa forma porque não sabe se terá energia disponível para usar quando precisar, ele não sabe que você irá se alimentar novamente em breve. Trabalha sempre com a possibilidade de escassez de alimento, pois precisa garantir que terá o mínimo para sobreviver. Por isso armazena o excesso.

Na falta de fonte imediata de energia seu corpo:

  1. Transformará gordura armazenada, em fonte de energia.
  2. Transformará a proteína armazenada (músculo), em fonte de energia.

Antes que os experts reclamem, reforço que essa é uma forma simplificada de explicar, pois todos esses processos poderão ocorrer simultâneamente havendo a predominância de um sobre o outro dependendo da necessidade, mas para facilitar o entendimento dos leigos, pensemos neles separadamente.

Com isso fica claro que engordar e emagrecer tem relação com o equilíbrio energético entre o quanto você ingere e quanto gasta. A unidade de medida que usamos para quantificar é que chamamos de calorias. No próximo post vou falar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas de como ingerir menos calorias e também como gastar mais.

Sair da versão mobile