Fique Informa

O que é treinamento de força?

Quando se fala em treinamento de força há quem imagine logo uma sala de musculação com pessoas levantando peso, mas treinamento de força não se resume ao uso de halteres, barras, caneleiras e máquinas da sala de musculação. Quem pensa assim não sabe o que é treinamento de força!

A musculação é apenas um dos métodos que podem ser usados no treinamento de força.

O que é treinamento de força

Na Física, força é definida pela interação entre dois corpos capaz de alterar o estado de movimento/repouso de um corpo ou de causar uma deformação temporária ou definitiva nele, considerando as três leis de Newton.

De maneira geral a definição de treinamento de força que tem maior aceitação entre os estudiosos do assunto é que se trata de um tipo de treinamento onde um segmento corporal se movimenta no sentido oposto de uma força exercida e que promova a alteração na força muscular ou hipertrofia.

A força muscular é definida pela maioria dos autores como a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência. Nelio Alfano Moura, no texto denominado Treinamento de Força Muscular do livro Lesões nos esportes, afirma que: “Força muscular é uma expressão que tem sido usada para definir a capacidade do músculo esquelético produzir tensão, força e torque máximos a uma dada velocidade.”

Treinamento de força é uma forma de treinamento para a melhora da força máxima, da força rápida (potência) e da resistência de força, segundo o Dicionário de Educação Física e Esporte de Valdir J. Barbanti.

Há alguns autores que consideram o treinamento de força um tipo de treinamento resistido, embora afirmem que nem todo treinamento resistido seja treinamento de força.

Essas são discussões acadêmicas, complexas, que dependem da compreensão e interpretação de diversos conceitos como estrutura e tipos de ação das fibras musculares, tipos de força e teoria do treinamento.

Para o público em geral podemos afirmar que treinamento de força compreendem exercícios que possam de alguma forma modificar a capacidade daquela pessoa em executar um determinado movimento com mais facilidade em função das adaptações, dos ganhos, que envolveram os músculos exercitados.

Por exemplo, um idoso que não conseguia se levantar sem apoio de uma cadeira e passa a conseguir, uma pessoa que não conseguia trocar o galão de água sozinha e passa a fazê-lo, um atleta que consegue saltar mais alto ou qualquer outra tarefa que envolva o uso da força muscular e que tenha sido adquirida/melhorada em função de um determinado método de exercícios, podemos dizer que tratavam-se de exercícios de treinamento de força.

Outras métodos de treinamento, além da musculação, podem ser considerados treinamento de força, como os exemplos abaixo:

 

Sair da versão mobile