Portal Fique Informa

O que é RPG e como previne doença na coluna

A RPG pode ser uma excelente aliada no tratamento e prevenção das dores nas costas. As dores na coluna são “grandes vilãs” na vida dos brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% dos habitantes do Brasil sofrerá de problemas nas costas em algum momento de sua existência.

A OMS afirma que, nesse exato momento, metade da população mundial se sente mal na região que vai do pescoço até o cóccix, no final da coluna. Dessas pessoas, 60% sequer contam com um diagnóstico para o seu problema. O que muitos cidadãos desconhecem é que a preocupação com a coluna pode ser resolvida com a Reeducação Postural Global, mais conhecida pela sigla RPG.

O que é RPG

É uma série de movimentos e posturas que evita e alivia os diversos tipos de dores, ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo. Embora se pareça com exercícios físicos a RPG, não tem por objetivo o condicionamento físico, mas a reabilitação, sendo assim o profissional indicado para acompanhar as seções é o Fisioterapeuta e não o Profissional de Educação Física.

Um estudo publicado na Revista da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos mostra que cerca de 90% dos indivíduos que são portadores de hérnias de disco e podem se recuperar apenas com o uso de técnicas como a fisioterapia, a acupuntura, a RPG e a utilização de medicamentos.

Para o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, a RPG deve ser aplicada por um profissional com a formação na área. “O tratamento consiste em sessões realizadas de uma a duas vezes por semana na clínica, duram uma hora ou mais, de acordo com a necessidade de cada paciente. Logo na primeira avaliação é possível se ter uma ideia do tempo a ser dedicado ao recurso terapêutico”, explica.

“Quando o paciente é submetido aos cuidados de um fisioterapeuta entre outras ações ele pode ajudá-lo a corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar asma e bronquite e “crescer” de dois a três centímetros com a recolocação dos ossos no lugar correto. Uma postura adequada colabora até com a diminuição da incômoda barriguinha pois, ajustando a coluna, a barriga reduz”, comenta Martins sobre os benefícios da RPG.

Pessoas de todas as idades podem aderir a RPG, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos. Os exercícios agem contra diversas patologias que podem ser tratadas com fisioterapia como:

Ela também pode ser realizada no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo), transtornos relacionados ao períneo, como a incontinência urinária.

“A RPG também pode ser aplicada às mulheres grávidas, muitos médicos obstetras já indicam com a devida atenção individual e adaptação à realidade da gestante. Incluem, desde a preparação para o parto, até a recuperação do pós-parto”, diz o fisioterapeuta.

O profissional alerta que a RPG é uma técnica que deve ser desenvolvida por um fisioterapeuta que seja perito na área. “As pessoas interessadas em utilizar a RPG no combate à doenças devem procurar especialistas na prática para não receberem um tratamento inadequado”, adverte Martins.

Ft. Giuliano Martins – Crefito-46.609 – F

Sair da versão mobile