Fique Informa

O que é celulite. Como surge e os tratamentos.

Ela tem fama de vilã das mulheres, deixa a pela com aspecto de casca de laranja e pode causar dor, mas você sabe o que é celulite? Ao contrário do que a maioria pensa a celulite também aparece em pessoas consideradas magras. Geralmente vista como um problema meramente estético pode causar problemas sérios.

O que é celulite

Celulite, ou fibro edema gelóide, é uma alteração do tecido celular subcutâneo (logo abaixo da pele) caracterizado por edema de aspecto irregular que resulta na tão temida ?aparência de casca de laranja? e aparece como sendo a principal queixa e preocupação das mulheres, quando questionadas sobre aspectos estéticos.

Além do problema estético, a celulite acarreta problemas álgicos (dor e todas as suas limitações) e diminuição das atividades funcionais das células, como por exemplo, trocas metabólicas e químicas. Portanto,  deve ser tratada!

Nove entre dez mulheres sofrem com o problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado, onde as depressões e saliências estão mais acentuadas.

Como surge a celulite

As celulites se iniciam com o aumento de líquido, o que chamamos edema, dentro das células de gordura, causando mudanças químicas e alterações nas trocas metabólicas dessas células. Este edema comprime células nervosas podendo causar dor e interfere na elasticidade do tecido subcutâneo.

O organismo entende que este processo é uma inflamação local e responde a essas alterações formando tramas de colágeno que tentam conter o edema e a dor. Esse emaranhado, que chamamos de nódulos, dão o aspecto de ?casca de laranja? e são as celulites propriamente ditas.

O que causa a celulite?

Por que as mulheres sofrem mais desse mal?

As mulheres apresentam um número duas vezes maior de células de gordura do que os homens. Na maioria das vezes essas células se situam nas coxas e nos glúteos, enquanto os homens têm essa concentração maior no abdômen. Isso não quer dizer que a mulher seja mais ?gorda? do que o homem!!! Além disso, as fibras do tecido conjuntivo da mulher são mais separadas, o que significa que as células de gordura têm mais espaço para crescer e se desenvolver.

– Fatores predisponentes: genética, idade e desequilíbrio hormonal.

– Fatores determinantes: estresse, fumo, álcool, sedentarismo, alterações metabólicas, maus hábitos alimentares, medicamentos (em especial os anticoncepcionais).

– Fatores condicionantes: aumento da pressão dos vasos superficiais (doenças circulatórias), absorção linfática prejudicada.

Aí fica fácil saber porque as mulheres têm mais celulite do que os homens: já existem mais células de gordura e elas têm mais espaço para se desenvolver, as alterações hormonais são muito mais freqüentes nas mulheres (com a chegada da menstruação, todos os meses as mulheres sofrem com essas alterações e muitas fazem uso de contraceptivo oral), o que prejudica a absorção linfática, assim como causa alteração da pressão dos vasos superficiais, aumentando o risco de problemas circulatórios e favorecendo o acúmulo de gordura e a diminuição das funções metabólicas das células.

Existem graus diferentes de celulite

Basicamente o fibro edema gelóide é classificado em quatro estágios, de acordo com o grau de acometimento do tecido subcutâneo.

Muitos tratamentos prometem acabar com a celulite

Os métodos de tratamento são inúmeros. Algumas mulheres gastam fortunas e se submetem a terapias dolorosas para eliminar o terror dos corpos sarados.

O profissional capacitado para indicar alguns desses tratamentos é o fisioterapeuta dermato funcional.

Todas as técnicas mostram-se eficazes na atenuação do aspecto da celulite, principalmente quando associadas.
O ideal é que o paciente busque as técnicas que melhor se encaixam em seu perfil, que não lhe causem dor ou estresse e que seja sempre acompanhado por um profissional capacitado para indicar ou realizar as técnicas. Técnicos de massagem ou técnicos em estética podem realizar a maioria dos tratamentos, sempre supervisionados por um Fisioterapeuta Dermatofuncional ou Médico. No próximo post vou falar de cada uma dessas técnicas, continue acompanhando!

Por: Ft. Renata Poliche
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo.
Especializada em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, Fisioterapia Cardiorespiratória e Terapia Intensiva.
Aprimoramento em Pilates Solo e Studio pela Stott Pilates.

Questões sobre esse post devem ser enviadas para: renatapoliche@gmail.com

Sair da versão mobile