Fique Informa

O que é Body Pump? Explicamos aqui!

Já falamos aqui de diversos tipos de aula de ginástica e hoje é a vez do Body Pump. A primeira dica já foi dada! Body Pump é um tipo de aula de ginástica, uma atividade coletiva ministrada em academias.

O Body Pump tem algumas características muito específicas, mas ainda é bastante copiado por algumas academias. Sim, copiado, pois trata-se de uma aula pré-coreografada elaborada pela Les Mills, e comercializada, no Brasil, pela Body Systems. Não entendeu nada? Vem cá que eu te explico!!!

Tipos de aulas de ginástica

Embora tenhamos muitas modalidades de ginástica, existem dois tipos de aulas as livres e as pré-coreografadas. Em qualquer um dos casos é necessário ser Profissional de Educação Física para atuar.

Livres: O professor cria a aula, baseado em suas características, na sua experiência e criatividade. Crias sequências de exercícios, até coreografias completas.

Pré-coreografadas: o nome já diz tudo. São aulas prontas, nos mínimos detalhes, criadas por profissionais especializados e vinculados à alguma empresa que detém a marca dessa aula. Geralmente elas têm uma sequência específica de músicas que são lançadas junto com as aulas. A empresa mais famosa no mundo por criar esse tipo de aula é a Les Mills. Os professores que ministram essas aulas, precisam de uma licença (assim como as academias), passam por treinamentos e decoram as aulas que vão ministrar.

O que é o Body Pump

A aula livre mais próxima do Body Pump é a de Ginástica localizada. Ambas trabalham com pesos e visam a melhora da força e da resistência muscular. Mas o que é bastante característico das aulas de Body Pump é o uso de barra e anilhas para se exercitar (na localizada usa-se, principalmente halteres e caneleiras).

Mas não é só isso. Para ser uma aula de Boby Pump ela deve ser ministrada por um professor treinado pela Les Mills, em uma academia licenciada e seguir a seguinte ordem das músicas, para aulas com 55 min de duração.

Não pense que as aulas serão sempre iguais, elas mudam conforme o que eles chamam de mix. Mudam as músicas e os exercícios, mas sempre respeitando essa sequência de grupos musculares acima. A única diferença que pode acontecer é no caso de aulas com 45 min ou 30 min.

Sair da versão mobile