Fique Informa

O que é aula de jump?

Você chega para conhecer a academia e a consultora de vendas fala toda contente sobre as aulas que são oferecidas e entre elas uma tal de aula de jump. Com vergonha de perguntar, diante de tanto entusiasmo, você começa a procurar na internet o que é aula de jump e chega aqui nesse post! Não se preocupe pois vou explicar detalhadamente do que se trata e também o motivo de tanto entusiamo pela moça da academia.

A aula de jump no Brasil não é novidade foi introduzida em 2001 pela Professora Cida Conti (Jump Fit), mas sua origem é ainda mais antiga, os primeiros registros datam de 1911. Conhecido como trampolim acrobático, em 1938 criaram um protótipo menor para popularizar a atividade, a partir de 1975 essa atividade passou a ser praticada em diversos países. Assim já dei uma boa pista sobre o que é aula de jump, mas vou explicar melhor.

Aula de jump. O que é e quais são as variações.

A aula de jump é feita sobre um mini trampolim. Ao comando de um professor, graduado em Educação Física, são realizadas coreografias ao som de músicas contagiantes.  O entusiamos da consultora de vendas ao falar sobre a aula se deve ao grande interesse e procura por esse tipo de aula que proporciona um alto gasto calórico e é muito divertida.

Na aula, a lona deve ser fortemente empurrada com os pés, o movimento parte dos quadris e a lona empurra seu corpo novamente para cima. Além de ser um ótimo exercício aeróbio, bom para melhorar o condicionamento físico, é também excelente para as pernas e ajuda no retorno venoso.

Essa aula pode receber também outros nomes, os mais conhecidos são Jump Fit e Power Jump. Ambos são programas pré-coreografados e tanto as academias que oferecem quanto os profissionais que ministram precisam ter licença de uso.

A principal diferença entre uma aula “genérica” e as aulas pré-coreografadas é que na primeira é o próprio professor quem cria as aulas e nas demais os professores estudam as coreografias criadas por outros profissionais e ministram a aula usando essas coreografias.

Qualquer pessoa pode fazer aula de jump?

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Nem todas as pessoas podem fazer a aula e essa é uma das principais dúvidas de quem vai começar. As aulas de jump são contra indicadas para:

Nos casos da gestante, pessoas com problemas de coluna e outras articulações e de quem está acima do peso as limitações se referem principalmente ao impacto gerado na atividade. Ao contrário do que é difundido por aí a aula de jump tem impacto e equivale em média ao impacto da corrida.

Já quem sofre de incontinência urinária, a contra indicação é condicional. Vale a pena experimentar e verificar se fica tudo bem com você. O exercício feito no jump para quem tem a musculatura do assoalho pélvico fraca pode proporcionar o escape da urina. Além disso esse tipo de exercício aumenta o retorno venoso e por consequência a vontade de urinar.

Nos casos de varizes, o jump pode ser benéfico. Mas em casos mais graves e naqueles em que não há o acompanhamento médico a atividade deve ser evitada. Tratei sobre o assunto varizes e aula de jump no post deste link.

Agora que você já sabe o que é aula de jump e se não tiver restrições, que tal fazer uma experiência? Não esqueça de avisar ao professor que está começando na modalidade para que possa receber as orientações e atenção necessária. Boa aula!

Sair da versão mobile