Fique Informa

Musculação para homens e mulheres. Existe diferença?

Essa é uma pergunta clássica: existe diferença entre o treino de musculação para homens e mulheres?

Muitas pessoas são levadas a pensar nessas diferenças pelo senso comum de que os homens são mais fortes do que as mulheres, ou que mulheres não ficam fortes ou ainda que musculação é uma atividade masculina (sim em pleno século XXI ainda há quem pense assim!).

Embora existam diferenças hormonais e estruturais entre pessoas do sexo feminino e masculino, não existe diferença entre o treino de musculação para homens e mulheres quando pensamos nos exercícios em si.

Musculação para homens e mulheres onde estão as diferenças?

Não existe diferença nos treinos de musculação para homens e mulheres quando olhamos para os princípios do treinamento, divisão dos grupos musculares, estratégias de treino e tipos de exercícios. Eles podem ser idênticos.

Então as diferenças ficam por conta do objetivo de cada pessoas e aí temos que, geralmente, os objetivos femininos são diferentes dos masculinos, embora isso não seja uma regra. Se fizer uma pesquisa rápida dentro da sala de musculação irá verificar que uma boa parte das mulheres querem ter pernas e bumbum durinhos enquanto o foco dos homens está nas costas e peitorais. É esse tipo de preferência que acaba ditando as diferenças do treino de musculação para homens e mulheres.

Homens e mulheres podem e devem ter treinos de musculação que contemplem todos os grupos musculares para garantir um corpo mais harmonioso e o equilíbrio entre os músculos. Quem nunca viu na sala de musculação aquele rapaz que parece um Y ou a moça que não tem força para colocar as anilhas que irá usar no treino de pernas, na máquina?

Ao contrário também do que diz o senso comum, mesmo que treine pesado mulheres não ganham massa muscular como os homens. Ainda que façam o mesmo treino, as diferenças hormonais não permitem que isso aconteça. Vale esclarecer que aquelas moças que participam de competições de fisioculturismo, fazem algum tipo de reposição hormonal.

Periodização do treino para homens e mulheres

Uma questão interessante está na periodização do treino de musculação para homens e mulheres. Nesse quesito sim, devem haver diferenças, especificamente falando no microciclo de treinamento. Enquanto para os homens não existem diferenças no período de quatro semanas, para as mulheres a sensação é de estar em uma montanha russa. São os hormônios femininos os responsáveis por essas diferenças.

Fiz um post no qual falo sobre treino e menstruação em que há a explicação sobre cada fase do ciclo menstrual. Adequar o microciclo à essas fases garantem um melhor aproveitamento do treino.

Então homens e mulheres podem fazer os mesmos exercícios?

Sim, podem! Cabe aqui usar o bom senso. Talvez os homens não queiram treinar glúteos em exercícios de quatro apoios!!!

Já que sabemos que esse tipo de exercício não é o mais eficaz para esse grupo muscular, podemos deixar ele de fora do treino dos meninos, ok?! E das meninas também se elas acreditarem que realmente existem outros exercícios melhores para deixar o bumbum durinho!

O mais importante na hora de fazer a seleção de exercícios para homens ou mulheres é considerar:

  1. Objetivo: os exercícios e estratégia selecionados vão ajudar a alcançar o objetivo desejado?
  2. Restrições: existem restrições para fazer este ou aquele exercício?
  3. Conforto: a pessoa se sente confortável fazendo os exercícios selecionados? Ela gosta? Pois se não gostar a chance de desistir é maior!
  4. Treino completo: todos os grupos musculares estão sendo contemplados?

 

Sair da versão mobile