Fique Informa

Três motivos para não trabalhar com mensalidades na academia

A realidade da maioria das academias das cidades pequenas no Brasil é utilizar o sistema de cobrança de mensalidade dos seus clientes, diferente do que acontece nas capitais e cidades grandes que adotam planos mais longos. Os planos são pacotes que variam de três meses a dois anos, oferecem descontos progressivos (quanto maior o plano menor a média mensal) e trazem benefícios para os clientes e para a academia.

A principal desculpa utilizada pela academias das cidades pequenas para continuar adotando o sistema de cobrança mensal é a cultura local. O que mais ouço são os gestores dizendo que o concorrente cobra mensalidade ou que as pessoas não compram pacotes longos e por isso fazem igual. E quem disse que ser igual aos aos outros é bom para o seu negócio? Trabalhar com planos pode ser um grande diferencial para sua academia.

Veja três motivos para não trabalhar com mensalidade na academia

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

1- Dificuldade para planejar

Quantos clientes você terá matriculado no próximo mês? E daqui a três, seis  meses? Quando você trabalha com mensalidades fica muito mais difícil fazer o planejamento a longo prazo. Responder à essas perguntas vira exercício de adivinhação ao invés de estimativas.

Quando os planos são mais longos, ainda que existam planos não renovados e novas matrículas e possível estimar quantos alunos você terá matriculado.

2- Tempo perdido com renovação

Quantos clientes você tem matriculados? Trabalhar com mensalidades significar cobrar mensalmente todos os seus clientes. Serão 100, 200, 600 recibos, notas fiscais, cheques e outros papéis para administrar. Sem contar aqueles que certamente irão pagar com atraso todos os meses, criando situações de saia justa e até problemas de caixa para você.

Quando os planos são mais longos as renovações ficam diluídas por todos os meses do ano facilitando o trabalho burocrático e permitindo que sobre tempo para você fazer o que precisa ser feito. Administrar o seu negócio!

3- Resultados não acontecem em um mês

O cliente quer ver o resultado que você prometeu logo e sabemos que um mês é muito pouco para obtermos resultados satisfatórios. Cobrando por mês existe uma enorme chance de desistência antes que você possa mostrar o trabalho da sua equipe.

Esse é o maior desafio nas academias e é conhecido como retenção. A retenção tem relação direta com o prazo do plano escolhido e quando maior esse prazo maiores as chances de você fidelizar o cliente.

Agora que você já se convenceu que trabalhar com planos mais longos é melhor do que trabalhar com mensalidade deve estar se perguntando como fazer para migrar de um sistema para o outro, mas isso é assunto para um próximo post, continue acompanhando!

Sair da versão mobile