Portal Fique Informa

Monitor cardíaco: relógio que ajuda a emagrecer

monitor cardíaco

A leitora Kenia, perguntou no post Calcule o gasto calórico do seu exercício, se o relógio do tipo “Polar” é útil para quem quer emagrecer. A resposta é sim, o monitor cardíaco ajuda a emagrecer,mas vamos entender como isso é possível.

 

Esse tipo de relógio é o monitor cardíaco ou frequencímetro, apesar dos modelos mais sofisticados oferecerem inúmeras funções sua função básica é medir a frequência cardíaca.

Pesquisas feitas em Fisiologia do Exercício mostram que a gordura que temos armazenada é utilizada de forma mais eficiente quando fazemos exercícios moderados e de forma contínua, por no mínimo 30 minutos. E para determinar a intensidade do exercício usamos a frequência cardíaca.

O exercício é considerado moderado quando a frequência cardíaca se mantém entre 65% e 75% da frequência cardíaca máxima.

Aprenda a usar o monitor cardíaco para emagrecer

Para calcular você irá precisar:

Frequência cardíaca em repouso

Para medir a frequência cardíaca em repouso, permaneça sentado, quieto, sem falar e se movimentar por no mínimo 5 minutos. Usando os dedos indicador e médio localize as batidas do seu coração no punho, pela parte interna, do lado do polegar ou na lateral do pescoço. Conte quantas vezes seu coração bate em 10 segundos e depois multiplique esse valor por 6. Assim você terá a quantidade que seu coração bate, em repouso, durante um minuto (FCrep).

Frequência cardíaca máxima:

É possível determinar esse valor diretamente, através de teste cardiovascular ou cardiopulmonar, ou indiretamente através de cálculo matemático.

Para calcular: 220 – idade = frequência cardíaca máxima (FCmáx)

Calculando a frequência cardíaca ideal para emagrecer:

FCtreino=((FCmáx-FCrep)*%)+FCrep

Você terá que fazer esse cálculo duas vezes para 65% e para 75% que serão os valores mínimos e máximos para você se exercitar usando, predominantemente, gordura como substrato energético.

Exemplo:

Considerando uma pessoa de 38 anos e 66 bpm (batimentospor minuto) de frequência cardíaca em repouso.

FC máx = 220-38 = 182

FCtreino: ((182-66)*0,65)+66 = 141 bpm

FCtreino: ((182-66)*0,75)+66 = 153 bpm

Então essa pessoa do exemplo deve fazer exercícios mantendo sua frequência cardíaca entre 141bpm e 153 bpm, para priorizar o uso de gordura como fonte de energia e facilitar o emagrecimento.

O monitor cardíaco ajuda a emagrecer a medida que possibilita ter o controle da intensidade do exercício durante todo o tempo, permitindo que você saiba se deve se esforçar mais ou menos durante seus treinos, mantendo sua frequência na faixa ideal. Eu diria que seu uso é fundamental.

Os preços podem variar de R$130,00 até mais de R$ 2000,00, dependendo da marca e das funções. Se você ainda não tem um monitor cardíaco está na hora de comprar! Para ajudar na escolha preparamos o post Como escolher o monitor cardíaco.

Sair da versão mobile