Fique Informa

Método barre. O que é e como pode ajudar a entrar em forma.

O método barre não é uma novidade (embora algumas pessoas insistem em dizer que sim) sua origem data de quase 50 anos, mas tomou força no Brasil há alguns anos e vem conquistando cada vez mais adeptos da modalidade. Mulheres da minha idade e mais velhas tinham poucas opções de se exercitar na infância e na adolescência, certamente a maioria delas passou por uma sala de balé e essa proximidade com a atividade pode despertar a vontade de voltar para a sala de aula, mas com outros objetivos.

Sabemos que o melhor exercício é aquele que nos dá prazer e voltar a praticar uma atividade que trazia enorme prazer na infância/adolescência pode ser uma ótima opção para entrar em forma e aderir ao exercício. Nessa direção fazer exercícios usando o método barre pode nos levar a encontrar esse prazer em se exercitar novamente.

O que é o método barre

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também- Aulas de Pilates: o que você precisa saber.

Trata-se de uma aula em grupo, com poucas pessoas, que utiliza exercícios realizados em um tipo de corrimão, uma barra (barre vem do francês). A barra é largamente utilizada em aulas de balé, para fazer exercícios de aquecimento e outros exercícios, bem como em outras atividades.

Essa foi a inspiração da alemã Lotte Berk que em 1959, na Inglaterra, desenvolveu um método de exercícios que utilizava movimentos do balé feitos na barra, com o objetivo de trabalhar o fortalecimento do core, já que se recuperava de uma lesão na coluna. O método se popularizou quando foi levado para Nova York por Lydia Bach, aluna de Berk que operou de 1971 até 2005. Depois disso os instrutores desse estúdio deram continuidade ao trabalho.

Assim como tivemos a evolução do método pilates com a inclusão de novos equipamentos, acessórios e exercícios, com o método barre não foi diferente. Diversos acessórios foram introduzidos, bem como exercícios oriundos do Pilates e da Yoga, criando assim os diversos métodos barre que temos hoje.

Xtend Barre – a chegada do método barre no Brasil

A pioneira do Brasil utilizando o método barre foi a Profa. Audrea Ferro Lara, que representou oficialmente Xtend Barre* por aqui desde 2009, sendo a grande responsável pela formação de centenas de profissionais e também pela disseminação do método por aqui.

*Xtend Barre teve origem no The Barre Method, um dos métodos criados pelos instrutores que trabalharam para Lydia Bach.

Em entrevista ao Fique Informa a Profa. Audrea explicou que “Em 2014 com a alta do dolar, o Xtend Holding, assim como muitas empresas aqui no Brasil, decidiu parar as operações da marca no Brasil, por não compensar mais financeiramente, nessa época desde 2009 até 2014, já tínhamos muitos estúdios licenciados Xtend Barre, esses estúdios não podiam ficar na mão, então eu, como representante Xtend Barre Brasil, desenvolvi uma outra marca, o Ballet Pilates, para absorver esses estúdios licenciados no Brasil, a partir daí comecei a desenvolver meus próprios programas, com a Barre Plus, os elementos inspirados na GR – Ginástica Ritmica -(bola, arcor fita) e outros módulos e acessórios exclusivos do Ballet Pilates.”

A Profa. Audrea tem uma sólida formação. Além de graduação em Educação Física (requisito obrigatório para trabalhar com qualquer atividade que envolva o condicionamento físico) pela Universidade de São Paulo , possui certificação em Pilates Clássico, com Romana Krisanowska (aluna de Joseph Pilates) e é especializada em Ginástica Postural. O que lhe confere os requisitos necessários para a criação de novas metodologias.

Embora tivesse autorização, por escrito, de dar continuidade ao trabalho do Xtend Barre no Brasil, usando outro nome, a professora fez questão de ir além, buscar outros conhecimentos fora da metodologia do Xtend e escrever cinco apostilas que compões o método Ballet Pilates.

BalletPilates – primeiro método barre genuinamente brasileiro

Desta forma o Ballet Pilates é o primeiro método barre genuinamente brasileiro e todos os créditos por trazer e disseminar essa modalidade no Brasil devem ser dados à Profa. Audrea.

Quem quiser ministrar aulas de Ballet Pilates precisa ter formação em Educação Física e fazer os cursos para obter a certificação. A certificação BalletPilates é divida em 5 módulos. O primeiro módulo, BalletPilates Fusion é pré-requisito para os módulos específicos.  Nesse módulo básico, os participantes, terão o primeiro contato com os movimentos diferenciados dos mais renomados métodos internacionais de Barre Workout.

O repertório inclui movimentos no centro, solo e na barra de balé, os acessórios utilizados são a bola de borracha, a fita e elástico em anel.

Os módulos específicos, são:

O estúdio, ou escola de dança, tem a opção de iniciar o BalletPilates apenas com a barra de ballet tradicional e introduzir gradativamente os acessórios como a fitball, stick, fitafit, tecido acrobático e barreplus.

“Hoje está surgindo um outro movimento, com vários nomes diferentes, mas a maioria teve origem no Ballet Pilates Muitas dessas “novas” modalidades de barra que estão surgindo no Brasil são frutos do meu trabalho de mais de sete anos de formação de profissionais em Barre, a maioria deles frequentou os meus cursos de certificação.” Afirma a Profa. Audrea Lara em texto publicado no seu site.

Benefícios do BalletPilates

O primeiro benefício e diria que o principal: BalletPilates diverte! Sou enfática em dizer que o melhor exercício é aquele que diverte que dá prazer, pois quando isso não acontece, desistimos e então o melhor exercício do mundo servirá para nada.

Por suas características, em especial as citadas no início desse texto, que trazem memórias afetivas positivas e por utilizar acessórios lúdicos o BalletPilates é um método barre que cumpre com essa função!

Os outros benefícios acontecem em decorrência da prática consistente da modalidade. Alguns exercícios proporcionam o aumento significativo da frequência cardíaca, que é um indicativo do aumento da intensidade do exercício e como sabemos, é a intensidade do exercício que ajuda a emagrecer.

O Ballet Pilates também ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a força, já que muitos exercícios utilizam a ativação do core. Isso se reflete em uma maior consciência corporal e melhor postura. Lembrando que Ballet Pilates, não é balé clássico, é condicionamento físico e reabilitação na barra.

Se você quer praticar BalletPilates clique aqui e procure um estúdio credenciado.

Outros métodos barre no Brasil

Barre Fit

O Barre Fit é uma marca criada pela Profa. Jacqueline Ruscitto, que possui graduação em Educação Física e certificação Authentic Pilates.

Conheci o método graças a uma amiga, professora. Meu primeiro contato foi como aluna de barre. Com o tempo, surgiu a oportunidade de abrir um espaço dentro do estúdio onde eu dava aula de pilates. Quando comecei a dar aula de barre, para me diferenciar dos outros barres que estavam surgindo, ou que estariam por vir, registrei o nome Barre Fit.” Por eu ter um histórico de pilates, acrescentei o conhecimento da minha especialidade aos preceitos do barre. afirmou a Profa. Jacqueline em entrevista dada ao Fique Informa.

Ao aliar princípios do balé clássico, da yoga, do pilates e da fisioterapia, tendo a barra como principal elemento de suporte para os exercícios, a aula trabalha principalmente membros inferiores, além de promover um alto gasto calórico.

No Barre Fit as sequências priorizam a resistência, com muitas repetições e pouca carga. “A gente chega a fazer 50 vezes um movimento, mas os pesinhos que usamos não têm mais de um quilo.” A influência do balé clássico pode ser identificada no intenso trabalho de equilíbrio, consciência corporal, flexibilidade e tônus muscular. E muito plié (flexão de joelhos). “São movimentos que fortalecem o core. Mas, não duvidem, o barre trabalha o corpo todo, inclusive braços.” explica a Profa. Jacqueline.

Ballet Barre

O Ballet Barre foi criado pela Bailarina Deborah Valerio após apaixonar-se pela proposta das “barre classes”. A bailarina entendeu que seria possível unir dois mundos, fitness e dança, em prol do bem estar e do cuidar! Deborah então buscou mais conhecimentos e estudos em New York, onde a modalidade já existe há décadas, com inúmeros métodos e adeptas.

Débora Valério, além de bailarina, tem formação em Educação Física. O Ballet Barre oferece basicamente os mesmos benefícios dos outros métodos barre e seu principal diferencial são as sequências criativas.

Qual escolher?

Com a disseminação dos método barre no Brasil e o aparecimento de academias focadas em modalidades específicas (Micro Gym), é possível que surjam outras metodologias que tenham como base o método barre.

Minha recomendação, como de costume, é que você se informe sobre a formação daquele que for ministrar a aula. Obrigatoriamente precisa ter formação em Educação Física, pois irá trabalhar com condicionamento físico. Ter conhecimento de outras técnicas pode ajudar, como a formação em pilates, por exemplo. E é claro ter uma certificação em algum método barre que seja bem fundamentado.

Sair da versão mobile