Fique Informa

Metabolismo

Tanto se ouve falar em metabolismo, mas você sabe mesmo o que é? Tentamos explicar um pouco sobre o assunto nesse texto

Definição: Processos físicos e químicos do corpo que estão relacionados às funções desempenhadas por ele. Esses processos geram e utilizam a energia do corpo, como por exemplo: nutrição, digestão, absorção, eliminação, respiração, circulação e regulagem da temperatura do corpo. Trocando em miúdos é a taxa de energia que seu corpo usa para manter-se vivo. É dividido em catabolismo – decomposição/degradação de e anabolismo produção/síntese de substâncias.

É comum ouvir que determinada atitude acelera o metabolismo, que se fizer de tal forma o metabolismo será lento… São muitas as variáveis que afetam o metabolismo, genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.

Um pesquisa simples feita na internet podemos encontrar diversas dicas sobre metabolismo em sua grande maioria sobre ganhar ou perder peso.

No blog ASTTRO.ORG há um post com 10 razões pelas quais ganhamos peso. No Estética Brasil explicam porque fazer poucas refeições não ajuda a emagrecer. O blog Emagrecer vem a questão: Porque a gente engorda? O Guia de Saúde traz 8 dicas para perda de gordura permanente. Aqui no Fique INforma, já abordei o assunto várias vezes (Calcule seu Gasto Calórico – parte II, Tabela de Gasto Calórico, Suplementos). Todas essas informações estão corretas. Então porque fazemos “tudo certinho” e não conseguimos emagrecer?

Porque o metabolismo é extremamente complexo e em geral olhamos para ele de forma linear, não pensamos que um comportamento pode anular o outro, que muitas reações ocorrem ao mesmo tempo.

Muitas vezes agimos como São Tomé, é preciso ver para crer. Por isso escolhi a imagem abaixo para ilustrar o metabolismo é ajudar vocês a emagrecer de verdade…
Trata-se do mapa bioquímico do metabolismo humano, basta seguí-lo para ter o corpo que você sempre sonhou!!! Simples né?!

Click na imagem para ver ampliada

 

Não deixem as dicas de lado, pois elas servem como guias para otimizar o processo do emagrecimento, mas considerem que não é por acaso que hoje o tratamento da obesidade é feito por uma equipe multidisciplinar. Busque orientação profissional! E com o profissional correto!!!

“A prescrição de medicamentos é função do médico, a prescrição de dietas do nutricionista e a prescrição de exercícios é função do Profissional de Educação Física. A inversão de papéis é comum, mas constitui em crime de falsa profissão” Fique tento!

Sair da versão mobile