Fique Informa

Metabolismo e perda de peso. Dicas de uma endocrinologista.

As transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo e que produz energia para seu funcionamento tem o nome de Metabolismo. Sendo assim o metabolismo é responsável pelo mecanismo que leva à perda e ao ganho de peso.

É comum ouvirmos que o “metabolismo é lento e que a idade está relacionada com essa lentidão” ou ainda que “mulheres tem  mais dificuldade para perder peso e a culpa é do metabolismo”, são afirmativas verdadeiras, mas que podem ser contornadas quando contamos com a ajuda de um profissional.

Metabolismo e idade

A Dra. Tatiana Cunha, médica Pós-graduada em Endocrinologia e Terapêutica da Obesidade, afirma que há uma diminuição na velocidade do nosso metabolismo em torno de 2% por década. Com essa diminuição vem a perda de massa muscular e ganho de gordura, além de alterações hormonais que também podem estar presentes. Uma forma de driblar esses efeitos é dizer não ao sedentarismo e investir em treinamento de resistência para atenuar a queda na taxa metabólica.

Metabolismo e as diferenças entre homens e mulheres

O metabolismo feminino é cerca de 5 a 10% menor se compararmos com homens do mesmo peso e altura. explica a Dra. Tatiana Cunha, o que torna a perda de peso mais difícil nas mulheres do que nos homens.

A ingestão de alimentos com boa capacidade termogênica é uma forma de ajudar a driblar as influências negativas que o metabolismo sofre. São exemplos de alimentos termogênicos a pimenta, o café, gengibre, chili, mostarda entre outros.

Uma substância que aumenta a taxa metabólica basal em torno de 10 a 30% por um período de 1 a 3 horas é o habitual cafezinho!  Diz a Dra. Tatiana.

Mas não adianta sair por aí se entupindo desses alimentos e achando que vão resolver o seu problema. Vários são os fatores que interferem no efeito termogênico dos alimentos, como o tamanho e a composição das refeições, a resistência à insulina, a atividade física e o envelhecimento.

O horário das refeições também tem sua influência sobre o metabolismo, pois a termogênese varia conforme passa o dia. A principal refeição deve ser o café da manhã e a explicação é porque a termogênese nesse horário é mais alta do que à tarde. O pior horário para abusar é no período da noite.

Sobre Dra. Tatiana Cunha – CRM/SC 13173 – CRM/MS 5699 – CRM/SP 144065

Sempre muito procurada para os tratamentos preventivos  por seu vasto conhecimento na área e resultados efetivos. Além de atender seus pacientes em Campo Grande e São Paulo,  viaja frequentemente  buscando cursos e atualizações dentro de suas áreas de trabalho.

Sair da versão mobile