Existem horários que podem favorecer este ou aquele objetivo no treino. Há até pesquisas sobre o melhor horário para treinar. Se você consegue usar essas informações a seu favor, perfeito, mas se é inviável não se preocupe.

O que precisa ficar claro é que se sacrificar para treinar em um determinado horário, pode não dar certo. O melhor horário para treinar é aquele que você tem disponibilidade. Digo isso, pois quando precisamos fazer uma verdadeira “ginástica” para encaixar o horário do treino na nossa rotina, em algum momento vamos falhar e isso é um passo para desistir.

O horário para treinar é apenas mais um fator que pode ajudar a melhorar seus resultados, mas não é determinante. Ou seja ainda que você não consiga treinar no horário perfeito, ideal, os resultados virão. Eles estão muito mais ligados à outros fatores, como frequência, descanso, variabilidade dos exercícios e alimentação do que com o horário do treino.

melhor horário pra treinar

O que sabemos sobre o melhor horário para treinar

Leia também:  Sugestão para manter a disciplina na prática de exercícios

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Cada horário, manhã, tarde e noite, tem seus prós e contras para treinar. O que sabemos, por meio de pesquisas, é que o melhor horário para treinar tem relação com o ciclo circadiano (ou ritmo circadiano). Vamos entender melhor isso.

O que é ciclo circadiano

É o período de aproximadamente 24 horas, no qual se completa o ciclo biológico dos seres vivos. Ele controla, por exemplo, nosso sono e apetite. Regula hormônios como melatonina e cortisol. Tem influência em funções físicas e psicológicas o que pode influenciar atividades como: digestão em vigília, renovação de células e controle de temperatura corporal. Existe um estudo de 2016 que mostra que o tecido muscular também se baseia no ciclo circadiano.

E como tudo isso influencia o melhor horário para treinar?

Existem momentos do dia em que nosso corpo está mais apto a realizar determinadas funções, como por exemplo usar melhor o oxigênio para produzir energia, o que tem influência direto não só sobre o emagrecimento, como também com a melhora da performance.

O cortisol (hormônio do stress), tem um pico pela manhã, para nos deixar mais alertas, já melatonina começa a ser produzida quando começa a escurecer, para nos ajudar a dormir.

Vamos ver as vantagens e desvantagens de treinar em cada momento do dia.

Vantagens e desvantagens de treinar pela manhã

Níveis altos de testosterona, está entre as vantagens de treinar logo pela manhã. Sabemos da importância desse hormônio na construção dos músculos. Ter o corpo descansado, pela noite de sono, também é um fator positivo para melhorar a performance. Como benefício podemos citar, uma melhor disposição durante o dia pela liberação de serotonina.

A principal desvantagem está na temperatura corporal mais baixa, o que pode diminuir o rendimento.

Vantagens e desvantagens de treinar pela tarde

Parece haver um consenso que o período da tarde seria o melhor horário para treinar, embora não se tenha definido em qual horário, dentro desse período, os benefícios são maiores.

A explicação está relacionada com a temperatura corporal mais alta e níveis de adrenalina também. Nosso metabolismo fica mais acelerado nesse período. Embora próximo ao meio dia isso não ocorra, em geral temos menos energia perto desse horário. Há um estudo de 2001 que mostra que treinar entre o fim da tarde e o começo da noite traz melhores resultados metabólicos e energéticos em relação ao período da manhã, em função do aumento de liberação de cortisol e tirotrofina neste horário.

Vantagens e desvantagens de treinar pela noite

O período da noite é o pior horário para treinar. Embora tenhamos o pico de algumas funções no início da noite, coo flexibilidade, funções pulmonares e coordenação motora. Ao anoitecer nosso corpo começa a produzir melatonina e há uma redução no metabolismo, principalmente após 21h.

Treinos de alta intensidade feitos durante a noite propiciam a liberação de cortisol, o que pode ter uma influência negativa no sono. Como sabemos da importância de uma boa noite de sono tanto para a recuperação dos músculos quanto para o emagrecimento, esse é um ponto a ser considerado quando fazemos a opção por esse tipo de treino no período da noite.

Outras considerações sobre o melhor horário para treinar

Como treinar no período da tarde começo da noite é um luxo para muitas pessoas. O que podemos fazer é adaptar o tipo de treino ao horário, por exemplo aeróbio pela manhã para dar mais disposição e de força no começo da noite para ter melhor rendimento, e evitar fazer exercícios muito tarde para não prejudicar o sono.

Veja que essas são linhas gerais, baseadas em estudos e conhecimento sobre funções biológicas do ser humano. Contudo nada substitui a individualidade. Há pessoas que “funcionam melhor’ pela manhã, outras que “funcionam melhor” durante à noite. Há aquelas que, em função de suas rotinas, sempre treinaram muito cedo, ou sempre treinaram muito tarde, e têm bons resultados.

Eu, por exemplo, contrario alguns pontos colocados nesse texto. Durante anos treinei pesado, tarde da noite e dormia super bem. Já pela manhã minha dificuldade de concentração era notória. Portanto use essas informações para fazer alguns ajustes que possam otimizar seu treino, mas não se prenda nelas.