Fique Informa

Material para pilates em casa

Muitos leitores pedem dicas de quais materiais devem comprar para fazer pilates em casa. Neste post vou dar algumas sugestões de material para pilates em casa que podem ser adquiridos em boas lojas de material esportivo ou pela internet.

Lembre-se que embora existam vídeos que ensinem a fazer exercícios de pilates o ideal é contar com o acompanhamento de um profissional de Educação Física que tenha se especializado na técnica do pilates. É bom ressaltar que o pilates pode ser praticado sem nenhum material ou equipamento, aliás foi assim que a técnica foi concebida, para ser feita no solo, usando apenas o próprio corpo. Os equipamentos e materiais surgiram mais tarde com o própósito de auxiliar ou deixar os movimentos mais difíceis.

O material para pilates também pode ser uma boa opção para os profissionais que atuam como Personal Trainer criarem aulas variadas e desafiadoras. Eu tenho e uso todos os materiais abaixo, alguns de outras marcas, mas também recomendo essas que escolhi, principalmente pela relação custo/benefício, muitos desse materiais estão com preços promocionais! Se for adquirir os sete ítens indicados o investimento será de aproximadamente R$ 550,00, que podem ser parcelados em até 12x ou se preferir pode comprar o material para pilates aos poucos, conforme sua necessidade.

Para quem pretende comprar em quantidade, para equipar uma academia ou estúdio, recomendo que faça direto dos fabricantes ou importadores, no Guia de Fornecedores de Fitness, você encontrará uma lista completa de onde comprar equipamentos e acessórios para academias, clique aqui para conhecer esse e outros materiais digitais para academia.

Material para pilates em casa

1- Magic Ring

O magic ring, também conhecido como anel de pilates, é usado nos exercícios de fortalecimento de pernas, braços, peitorais e abdêmen. Também pode ser usado para melhor o posicionamento, ajustar a postura e aumentar o desafio dos exercícios.

É usado nos exercícios de mat pilates (pilates no solo) e combinado com outros materiais e equipamentos. É leve (540g), fácil de guardar e transportar, mede 6x40x40cm (LxAxP).

2 – Rolo

No rolo é possível fazer quase todos os exercícios que são feitos no solo, sua principal função é causar desequilíbrio, obrigando a trabalhar ainda mais a musculatura do core. É possível deitar sobre ele para se exercitar ou ainda fazer exercícios que o utilize para apoiar os pés ou aos mãos, como na flexão de braços, por exemplo.

Ele pesa 3,4kg e mede 16x92x16cm e é confeccionado em EVA. Também pode ser usado com outros materiais e equipamentos conforme a necessidade e criatividade.

 

3- Toning Ball

Toning ball são bolinhas usadas para o trabalho de fortalecimento, geralmente dos membros superiores. São pesadas, e possuem diferentes cargas, essa da foto pesa 1kg cada. Vendidas aos pares, são pequenas e cabem na palma da mão, podem ser usadas com outros materiais e equipamentos.

4- Over ball

Confeccionada em PVC, é macia e resistente, mede cerca de 26cm de diâmetro. É usada em uma gama enorme de exercícios de fortalecimento, alongamento e equilíbrio. Também pode ser usada para fazer correções posturais e de posicionamento.

Permite o uso mais cheia ou mais vazia, conforme o objetivo, é bem resistente, podendo deitar-se sobre ela ou pisar sem risco de estourar. Pode ser usada com outros materiais e equipamentos.

5- Fit Ball

Talvez seja o material para pilates mais conhecido, a fit ball pode ser encontrada em diversos tamanhos. A escolha é feita conforme a altura de quem irá usar. Na bola de pilates ou fit ball, é possível fazer quase todos os exercícios feitos no solo e mais outros tantos. Pode ser usada com outros materiais e equipamentos e podem suportar até 300kg.

Veja o tamanho de bola mais adequado para sua altura.

55 cm de diâmetro – de 1,55m a 1,69m de altura

65 cm de diêmetro – de 1,70m a 1,87m de altura

75 cm de diâmetro  – acima de 1,80m de altura

6 – Tapete | Mat Pilates

Ideal para a prática de pilates de solo, é antiderrapante e pode ser guardado com facilidade. Mede 173x61x0,4cm.

7 – Faixas Elásticas

As faixas elásticas são usadas nos exercícios de fortalecimento e podem ser encontradas com diferentes níveis de elásticidade, permitindo variar a intensidade do exercício. Podem ser compradas separadamente ou em kits com três unidades de diferentes níveis.

 

Sair da versão mobile