Foram inúmera as vezes que precisei socorrer alunos com mal-estar e tontura na academia. Por procedimento padrão são acompanhados à sala de avaliação física, já que geralmente as academias não dispõe de enfermaria. A primeira impressão pelos sintomas apresentados é que ocorreu uma queda na pressão arterial e ao medi-la, na maioria das vezes, vem a surpresa, está normal. Então fica a pergunta…

mal estar e tontura na academia

Porque sinto mal-estar e tontura na academia?

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: O que fazer para não passar mal na academia

A causa provável do mal-estar e tontura na academia, quando a pressão arterial está normal,  é uma hipoglicemia que tem sintomas muito semelhantes ao da pressão baixa, mas ocorre pela queda dos níveis de açúcar no sangue.

O exercício físico usa açúcar como fonte primária de energia, causando uma queda natural em seus níveis, se somados à má alimentação e até mesmo ao jejum, que alguns alunos decidem fazer com o objetivo de emagrecer, é tudo que o corpo precisa para dar sinais de algo vai muito mal.

Segundo o endocrinologista do Hospital e Maternidade Assunção, Luiz Akira, a hipoglicemia pode acontecer com qualquer pessoa. “Essa situação ocorre tanto em indivíduos saudáveis, em diabéticos, como em portadores de alguma doença aguda ou crônica”.

Causas da hipoglicemia

O endocrinologista explica que s causas são variadas e podem estar relacionadas como grande intervalo entre uma refeição e outra, excesso de ingestão de bebidas alcoólicas e exercícios físicos praticados de forma exagerada. Acontecem também devido às doenças agudas, como apendicites, úlceras do aparelho digestivo, viroses e meningites; ou doenças crônicas, como tumores de pâncreas, cirrose hepática e cardiopatias.

Entre os sintomas estão náuseas, irritabilidade, visão turva, fraqueza, sensação de fome, dor de cabeça, suor frio e formigamento dos lábios.

Como evitar a hipoglicemia

Conforme o Dr. Akira relata, diabéticos devem ficar atentos ao ajuste da medicação. Pessoas com outros problemas de saúde devem conversar com o médico para entender o que está levando à queda brusca nos níveis de açúcar e fazer o tratamento mais adequado.

Em indivíduos saudáveis, praticantes de esportes e exercícios, é fundamental que mantenham uma alimentação adequada ao nível de atividade que irão fazer. Exercícios de alta intensidade, como HIIT ou Crossfit, exigem um cuidado maior e muitas vezes suplementação durante a prática. O ideal é consultar-se com um nutricionista que irá determinar se há necessidade de suplementar e qual suplemento é o mais adequado em cada situação.

De qualquer forma a recomendação é de nunca fazer exercícios em jejum e tomar cuidado com a ingestão de carboidratos de rápida absorção.

O que fazer quando suspeitar de hipoglicemia na academia?

A verificação e controle da glicemia é algo mais difícil de ser feito do que da pressão arterial, ao desconfiar que o mal-estar está relacionado com a queda dos níveis de açúcar convém tomar algumas medidas e suspender a atividade física naquele dia, por precaução.

A recomendação é de ingerir algum alimento, os líquidos são  mais indicados pela facilidade de absorção. A ingestão deve ser em pequenas quantidade e de forma lenta, pois podem causar enjoo.

Convém também suspender os exercícios, mesmo se estiver se sentindo melhor. Dependendo do que foi ingerido, da quantidade e da pessoa pode ocorrer o rebote hipoglicêmico e piorar ainda mais a situação.

A hipoglicemia pode ser pontual, ter acontecido apenas naquele dia em que você se descuidou da alimentação e treinou pesado ou pode ser sinal de que seu organismo não está funcionando bem. Nos casos em que o mal-estar e tontura sejam frequentes, procure um médico para investigar a causa e buscar o tratamento adequado.

Atualização da publicação: leia com atenção!!!

Caros leitores, tenho recebido muitos comentários com pessoas contando que passam mal na academia. Algumas explicam que se alimentaram, outras apenas relatam o ocorrido e perguntam o que pode ser.

Pode ser muita coisa!!! No texto levanto a questão da queda da pressão e da hipoglicemia. Mas pode ser também desidratação, pode ser também uma congestão alimentar, pode ser também que o exercício que está fazendo não seja adequado para você, pode ser também algum problema específico. Não tem como eu saber o que está causando mal-estar em você na academia.

A recomendação é sempre a mesma. Interrompa o exercício, converse com seu professor e se o problema persistir, procure um médico.