Fique Informa

Livro: Direito Aplicado à Gestão do Esporte

Mesmo após entrar definitivamente na rota dos eventos esportivos, com a Copa do Mundo da Fifa 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Brasil ainda carecia de um livro ou de um guia prático sobre os principais temas do Direito Desportivo. Para preencher essa lacuna, a Trevisan Editora lançou o livro Direito Aplicado à gestão do Esporte, de autoria dos advogados Cristiano Caús e Marcelo Góes.

direito aplicado à gestão do esporte

A obra oferece um material jurídico atualizado e embasado, porém com uma linguagem de fácil entendimento e sem jargões acadêmicos. É voltado não apenas a advogados, mas também a dirigentes, gestores, profissionais de marketing, jornalistas, atletas, agentes, patrocinadores, médicos, educadores físicos e estudantes em geral.

Segundo os autores, o livro nasceu na sala de aula, a partir de conteúdos e experiências reunidas desde a edição da Lei 9.615/98, a chamada Lei Pelé, e atende a públicos heterogêneos, com formações e atividades diversas.

Para compor a obra foram selecionados os principais temas e normas utilizados no dia a dia dos que operam no esporte nacional e internacional. O conteúdo foi reunido em sequência lógica e de fácil compreensão, com exemplos práticos vivenciados pelos autores.

Sobre os autores

Cristiano Caús

Advogado especialista em Direito Desportivo pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Desde 2004, é professor titular do MBA Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios, pioneiro nesta área no Brasil. É presidente da Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo e da Comissão de Controle de Doping das Confederações Brasileiras de Boxe e de Taekwondo; auditor pleno da Federação Paulista de Voleibol; consultor jurídico do Santos Futebol Clube, Audax Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros; e sócio da Caús Consultoria.

Marcelo Góes

Formado em Direito pela Universidade Mackenzie e especialista em Direito Desportivo, atua em Tribunais Desportivos e como professor do MBA de Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios. Foi ouvidor e assessor jurídico da Presidência do Corinthians entre 2000 e 2007 e presidente da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Voleibol de 2009 a 2012. É associado do escritório Heraldo Panhoca Advogados Associados e sócio da empresa Marcelo Góes Assessoria e Consultoria. Desde 2000 atende clientes como Santos Corinthians, São Paulo, Ponte Preta, Desportivo Brasil Participações, Pinheiros, Paulistano, entre outros.

Sair da versão mobile