A resposta para a pergunta se idosos podem fazer exercícios é: podem, não, devem fazer exercícios! Qual o tipo de exercício, a intensidade e a frequência é que irão variar conforme a experiência prévia, nível de atividade e problemas de saúde. Observe que em nenhum momento falei sobre a idade, isso porque uma pessoa com 65 anos pode ter mais restrições para se exercitar do que outra com 85 anos.

No fim de semana passado, recebi a visita de uma tia que não via há quase três anos, ela está com 78 anos. Como de hábito estava sempre atenta para ajudar na sua locomoção, para entrar e sair do carro, sentar e levantar de locais mais baixos etc. Mas observei que eu sempre estava atrasada, que ela sempre conseguia fazer tudo sem ajuda e com desenvoltura, observei também que calçava uma sandália com um pouco de salto e que não tinha dificuldade nenhuma com isso. No decorrer do dia fomos conversando e ela me contou que faz exercícios quase todos os dias em grupos para a 3ª idade em duas unidades diferentes do SESC em São Paulo. Sem contar que é vendedora de produtos Natura e Avon e faz as entregas para as clientes de ônibus e ainda cuida da casa. Ou seja ela é mais ativa do que eu!!! Embora tenha sérios problemas de saúde, não se deixa abater e tem uma qualidade de vida invejável para a sua idade.

Tenho outros exemplos como das minha ex-alunas de pilates que se exercitavam com desenvoltura usando acessórios como a bola e que continuam até hoje fazendo exercícios.

exercício para idosos

Idosos podem fazer exercícios?

A regra para os idosos não é diferente da regra para qualquer outra pessoa. Não exixtem exercícios proibidos, exixtem pessoas que não podem fazer determinados exercícios.

Alguém que sempre teve uma vida ativa, que nunca parou de se exercitar e que se sente bem com isso não tem motivo para mudar a rotina apenas porque envelheceu. Essas pessoas devem apenas observar que algumas funções entram em declínio com a idade e que a força, a flexibilidade e o equilíbrio não serão os mesmos da juventude, devendo aceitar e respeitar as novas condições que aparecerão com o tempo. Passar por um médico periodicamente é fundamental para fazer os ajustes necessários nas atividades realizadas.

Aqueles que nunca fizeram exercícios, que chegaram à 3ª idade sedentários, mas que desejam iniciar, devem fazê-lo! A diferença é que neste caso é preciso ir com cautela. Aquele ditado “devagar com o andor que o santo é de barro”, cabe perfeitamente nessa situação. O primeiro passo é passar por um médico que fará um check-up e irá verificar eventuais problemas de saúde que serão determinantes na escolha das atividades. Em seguida o Profissional de Educação Física que irá prescrever e acompanhar os exercícios deve ser informado sobre esses problemas e até conversar com o médico se achar necessário. Dentre os exercícios mais indicados e seguros está a musculação.

Benefícios do exercício para idosos

  • Melhora do equilíbrio e sustentação do tronco;
  • Melhora a força;
  • Melhora da velocidade de caminhada;
  • Previne a osteoporose;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Previne a diabetes e auxília no controle glicêmico para os diabéticos;
  • Previne a depressão, com a liberação de endorfina, melhora a disposição e a autoestima;
  • Melhora a qualidade de vida geral de quem sofre com doenças degenerativas como artrose.