Portal Fique Informa

Frequencímetro: para que e para quem.

O frequencímetro é um equipamento dotado de sensor que registra os batimentos cardíacos. Conhecido também por monitor cardíaco ou pelo nome de uma das principais marcas: Polar. É um equipamento essencial pra quem pratica atividade física, pois pode-se controlar a intensidade do exercício.

Toda vez que você escutar alguém falando sobre intensidade do exercício, a forma mais eficaz de fazer o controle e pela frequência cardíaca. Dependendo da porcentagem em relação à sua frequência cardíaca máxima é que conseguimos determinar se o exercício é fraco, moderado ou intenso.

Para que serve o frequencímetro e quem deve usar

Leia também: Pulseira Fitness para que serve e como usar

O frequencímetro serve para garantir sua segurança durante o exercício, para quem quer melhorar o condicionamento físico e também para quem quer emagrecer.

Segurança: Ele garante que seu coração está trabalhando em níveis considerados seguros. Útil principalmente para quem tem restrições médicas e não pode deixar que o coração ultrapasse determinado valor da frequência cardíaca. Geralmente é possível programar o relógio para que emita um bip, quando isso acontecer.

Melhora do condicionamento físico: Ajuda a garantir que o trabalho realizado é suficiente para melhorar sua performance. Quando nos exercitamos em uma intensidade fraca, não iremos melhorar nosso condicionamento. Já em intensidades que variam da moderada à intensa essa melhora pode ocorrer. Com o resultado de uma avaliação física em mãos é possível determinar qual a melhor faixa de frequência cardíaca devemos nos exercitar para que haja uma melhora na condição cardio-respiratória.

Emagrecimento: Ajuda a garantir que sua frequência cardíaca está em uma faixa que faz seu corpo utilizar gordura como substrato energético. Da mesma forma, uma avaliação física irá indicar qual a melhor faixa de frequência cardíaca para queimar gordura.

O frequencímetro ou monitor cardíaco é composto por um relógio, que marcará os valores dos batimentos cardíacos e uma fita que presa ao corpo transmitirá a freqüência para o relógio.

Há desde modelos simples que marcam apenas hora e data, possuem cronômetro e freqüência, até modelos super sofisticados que acumulam diversos dados, calculam gasto calórico e transmitem tudo para um programa no computador onde é possível visualizar gráficos de desempenho. Claro que os valores variam de acordo com a tecnologia envolvida.

Os preços podem variam de R$ 120,00 à R$ 3800,00. As principais marcas são:

Data da primeira publicação: 15 de outubro de 2007.

Sair da versão mobile