Portal Fique Informa

Como criar formulários de contato que não espante o cliente

Como criar formulários de contato que não espante o cliente é um tema que nunca esteve na lista de assuntos para tratar neste canal. Entrou na lista hoje! Embora saiba da importância em elaborar um bom formulário de contato nunca imaginei encontrar tantos, tão mal elaborados.

Estamos partindo para mais uma fase do nosso projeto focado em profissionais e por isso precisei entrar em contato com diversas empresas. Por não possuir o endereço de e-mail da maioria delas, o fiz através do formulário de contato dos sites. Um verdadeiro martírio!

Confesso que se fosse uma candidata a cliente, teria desistido.

Como criar formulários de contato para não espantar o cliente

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Leia também: Como manter sua academia cheia o ano todo

A regra é simples. Quanto mais simples o formulário de contato, melhor. E que, preferencialmente apareça na maior parte das páginas do seu site.

No momento em que for criar os campos do formulário pense duas vezes e veja qual a necessidade de fazer tantas perguntas. Será que não poderia deixar algumas questões para um segundo momento?

Porque saber o CPF/CNPJ, endereço residencial, estado civil, grau de escolaridade etc é tão importante nesse primeiro contato? Tantas informações servem apenas para assustar seu futuro cliente.

O formulário ideal pede apenas: nome, e-mail e os comentários e o botão enviar. No máximo um CAPTCHA para evitar spam. Deixando para solicitar outras informações mais para frente, em uma outra ocasião, as chances da pessoa não desistir são maiores.

Se ainda assim considerar necessário solicitar alguma outra informação, se possível, não marque o campo como obrigatório. Um bom formulário de contato é a porta de entrada para um funil de vendas de sucesso.

Como criar formulários de contato para meu site ou blog?

Como criar formulários de contato em wordpress

Se você como nós usa o wordpress, pode optar pelo formulário do tema que você escolheu (alguns disponibilizam essa função) ou então instalar um plugin. Recomendamos o ContactForm7.

Como criar formulários de contato no blogger (blogspot)

Se você usa o blogger, ele ainda não disponibiliza formulário de contato em uma página, mas você pode instalar um sistema externo, gratuito em uma página. Ele se chama JotForm e pode ser encontrado aqui. Ou então usar o Gadget Formulário de contato e colocá-lo na barra lateral do blog.

Solução alternativa para criar formulário

Outra solução é criar um formulário no Google Drive e colocar em uma página do site ou blog. A desvantagem aqui é que as informações serão envidas para uma planilha no mesmo sistema ao invés do seu e-mail e não há o CAPTCHA para evitar spam.

Publicado originalmente em 20/05/2013

Sair da versão mobile