Fique Informa

Exercícios para emagrecer na academia

É muito grande a busca por exercícios para emagrecer na academia pelos alunos que efetuam matrícula. É comum também, principalmente para os iniciantes, sentirem-se perdidos no meio de tantas opções oferecidas. Quanto maior a academia, mais opções ela oferece e as dúvidas aumentam na mesma proporção.

Existem alguns exercícios para emagrecer na academia que são mais vocacionados do que outros para queimar gordura, o que não significa que irão funcionar e tão pouco que você deve ignorar os exercícios com menos vocação para ajudar a emagrecer.

Exercícios para emagrecer na academia

De forma bem simples para emagrecer é preciso gastar mais energia do que ingerimos. Como nosso corpo não pode parar, quando a energia disponível acaba, ele vai buscar uma fonte de energia onde ela está guardada, que são as gorduras acumuladas. Diminuindo o estoque acumulado, você emagrece.

É preciso entender que esse gasto energético não acontece só no momento em que está se exercitando na academia, ele é a soma de tudo o que você gastou no decorrer do dia. Estudos mostram que fazer exercícios ajudam a aumentar o gasto calórico total, não apenas naquele momento, mas no restante do dia, em outras atividades, por ajudar a manter o metabolismo acelerado.

Antes de escolher os exercícios para emagrecer na academia é preciso entender porque muitas vezes eles parecem não fazer efeito. O exercício para ser eficaz precisa ser realizado em uma determinada intensidade, quando ele é realizado abaixo dessa intensidade, pode trazer benefícios para a sua saúde mas certamente não irá ajudar na perda de peso.

Estamos falando aqui dos exercício com característica predominantemente aeróbia. Eles podem ser realizados na esteira, bicicleta, elíptico; em aulas de bike, jump, step, dança; na piscina com natação e hidroginástica. Medimos a intensidade do exercício através da frequência cardíaca e para que seja eficaz precisa estar ali na casa dos 75% da frequência cardíaca máxima.

Quando a pessoa está má condicionada e/ou acima do peso pode ser difícil e às vezes impossível atingir esse patamar, desta forma o exercício ajuda muito pouco ou nada no emagrecimento.

Dicas para fazer exercícios para emagrecer na academia

1- Escolha atividades que te tragam prazer

Fazer um exercício ou uma aula que você odeia, apenas porque ajuda a emagrecer, fará com que você desista da academia.

2- Tire o foco do emagrecimento nos primeiros três meses

Nesse período pense em melhorar sua condição física para conseguir fazer exercícios mais intensos. No começo mantenha o foco no fortalecimento muscular e aos poucos comece a fazer outras atividades para ir se adaptando.

3- Considere fazer musculação

A musculação irá ajudar a melhorar a condição dos seus músculos e prevenir lesões. Se realmente não gostar dessa atividade busque outras que possa substituí-la nessa preparação, como aulas de ginástica localiza ou pilates.

4- Não dispense fazer uma reeducação alimentar

Inúmeros estudos indicam que manter uma alimentação balanceada é fundamental para emagrecer, mais do que fazer exercícios. Procure a ajuda de um nutricionista e não faça dietas malucas!!!

5- Use um monitor cardíaco

Quando já estiver em condições de manter a intensidade do seu exercício, não deixe de usar um monitor cardíaco. Ele irá ajudar a saber se você está atingindo seu objetivo (uma média de 75% da FC máxima), ou se o exercício está aquém do ideal.

 

Sair da versão mobile