Exercícios para combater a celulite: na prática!

Aprenda a fazer 4 exercícios para combater a celulite que podem ser realizados em qualquer lugar. Como eu disse no outro post celulite não tem cura! Existem tratamentos que podem amenizá-la e os exercícios tem um papel fundamental pois podem aumentar a circulação local e facilitar o tratamento.

Para lembrar o JUMP é uma excelente opção de exercício para combater a celulite uma vez que proporciona o aumento do retorno venoso, agindo de forma similar à drenagem linfática. É preciso lembrar apenas que nem todas as pessoas podem fazer esse tipo de exercício.

4 Exercícios para combater a celulite

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: O que é celulite e como tratar

Pensando que o local mais atingido pela celulite são as pernas e os glúteos experimente os exercícios para combater a celulite sugeridos abaixo. Eles poderão ser feitos em qualquer lugar, irão proporcionar uma melhor circulação local e ainda fortalecer a musculatura, deixando suas pernas mais bonitas e torneadas.

1- Glúteos em quatro apoios.

Mantenha os cotovelos apoiados no chão, alinhados com os ombros. Durante o exercício fique com o abdômen contraído, para manter a estabilidade e proteger a coluna. Eleve a perna com se fosse empurrar o teto com a sola do pé, o joelho  se eleva até a linha do quadril.

Exercícios para combater a celulite Gluteo Solo

2- Abdução no solo

Deite de lado, coluna alinhada. Quadril e joelhos em ângulo de 90 graus. Eleve a perna de cima, como se a perna de baixo fosse sua sombra e retorne sem encostar.

Exercícios para combater a celulite abducao

3- Adução no solo

Deite de lado, mantenha o cotovelo apoiado e alinhado com o ombro. A perna de cima deve ficar com o pé apoiado no chão. A perna de baixo, estendida deve ser elevada até a altura do joelho da outra perna.

Exercícios para combater a celulite adução

4- Agachamento

Faça o movimento como se fosse sentar em uma cadeira, levando o quadril para trás. Recomenda-se para quem não tem prática a não passar o ângulo de 90 graus nos joelhos. As anilhas sob os pés facilitam a manutenção da postura correta. Para deixar mais difícil, use uma barra com anilhas ou um cinturão feito com caneleiras.

Exercícios para combater a celulite agachamento

Séries, repetições e sobrecarga

Iniciante: 2 ~ 3 séries de 12 repetições de cada exercício. 1 min ~ 1min 30seg de descanso entre as séries.

Intermediário/Avançado: 3 ~ 4 séries de 8 ~ 10 repetições com 1min de descanso entre as séries.

Carga: a maior que conseguir aguentar até a penúltima repetição da última série. Caso consiga realizar todas as repetições sem dificuldade aumente a carga!

Descanso: de 48 à 72 horas.

Para saber mais sobre o assunto assista ao vídeo.

Primeira publicação feita em 15 de outubro de 2007.

Sobre o autor

Profª Esp. Denise Carceroni

Graduada em Educação Física pela USP. Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde. Certificação Internacional em Pilates pela PHI. Atuou como professora em Academias e Personal Trainer na Grande São Paulo por mais de 10 anos.Editora do Fique Informa e colunista em diversos sites e revistas.Consultora em fitness e é responsável por Mídias Sociais da InterConectada Comunicação.

26 Comentários

  1. Fabiano

    Gostei do visual novo!!!

    Responder
  2. aline

    não sei o que é pior fica gorda ou feia …
    eu tenho 14 anos e estou cheia de estria celulite …

    Responder
  3. Profª Esp. Denise Carceroni

    Respondendo para a Aline…

    Oi Aline!

    O pior é deixar ambos acontecerem…
    Gordura a gente combate com exercício e reeducação alimentar. Que também ajudarão no combate à celulite. Quanto às estrias, existem tratamentos que conseguem amenizá-las. Além da possibilidade de previnir o aparecimento de novas estrias.
    Eu tenho estrias desde os nove anos, depois que meu filho nasceu (eu tinha 17!) minha barriga arrebentou e nem por isso me acho feia, isso depende da genética, tipo de pele e de quanto você se cuida.
    Eu abuso dos cremes para o rosto e para o corpo, faço exercícios, cuido da alimentação, e do meu cabelo. Estou sempre com as unhas feitas e não dispenso o rímel e o gloss. Isso me ajuda a gostar mais de mim.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

    Responder
  4. Andreia

    Ola. Gostaria de saber se aquela maquina que trabalha com vibracao (Power Plate) realmente ajuda no combate a celulite, complementando os exercicios q vc passou? brigada!

    Responder
  5. Profª Esp. Denise Carceroni

    Respondendo para a Andreia

    Oi Andreia!

    Dizem que sim, mas não consegui encontrar nada muito convincente sobre a celulite. O fato é que os exercícios feitos sobre a plataforma são mais eficientes a medida que exigem um esforço maior para estabilizar o corpo, isso irá gerar o aumento na circulação sanguínea que por sua vez pode trazer benefícios no combate à celulite.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

    Responder
  6. juliana

    Eu não acridito que celulite não tenha cura. o que é preciso é exercicio certo, determinação e boa alimentação, o que nomrmalmente torna-se dificil para pessoas sedentárias e que deixarm a celulite invadir o glúteo. Por outro lado pessoas sedentárias quando iniciam qualquer actividade esperam ver resultados logo nos primeiros tempos o que é bastante difícil.
    um abraço

    Responder
  7. thais

    eu tenho problemas no joelho…comecei a fazer musculação, mas sempre que fazia leg press sentia muita dor, e depois de uns dois meses acordei com o joelho tão machuicado que mal conseguia andar. mas quero muito ganhar massa muscular, minhas pernas são muuuuito finas! que exercícios posso fazer?

    Responder
    • Profª Esp. Denise Carceroni

      Respondendo para a Thais

      Oi Thais!

      Para fazer a prescrição é preciso saber exatamente qual problema você tem no joelho. Procure um ortopedista e com o resultado dos exames na mão converse com seu Professor de Educação Física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Responder
  8. Natalia

    Tenho bastante celulite entre as coxas e um pouco a baixo do bumbum… Qual o melhor exercicios para fazer, sem que minhas pernas aumente de tamanho e não consiga amenizá-las?

    Responder
    • Profª Esp. Denise Carceroni

      Respondendo para a Natália

      Oi Natalia!

      Exercícios aeróbios poderão ajudá-la, juntamente com as sugestões dadas neste post.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Responder
  9. Michelly

    Olá, gostaria de saber se fazer pilates ajuda a combater a celulite, já fiz sessões de manto e carbox 8 de cada e ainda não notei nenhuma melhora, já estou querendo até desistir de continuar, pois é caro e não vi nenhum resultado

    Responder
  10. gloria

    comecei a malhar com 26 anos,hj estou com 32,após os seis primeiros meses de malhação veio os resultados.Malhava 5 dias por semanas, estava determinada a ficar de bem comigo mesma e com o espelho.E quanto as celulites,tinha bastante na posterior de coxa e glúteus , mas com os exercícios aeróbicos e uma alimentação saudável,diminuí-ram consideravelmente,para ajudar ainda mas,faço drenagem linfáti -ca.Então mulherada,vamos malhar o verão tá chegando,ainda dá tempo de usar aquele biquini de lacinho!

    Responder
  11. Ana Beatriz

    Olá Denise, gostaria de saber sobre o jump. Tenho 31 anos e tive uma trombose na perna direita á 2 anos atrás, devido ao uso de um contraceptivo. Meu médico me recomendou aulas de aeróbica para retorno venoso. Tenho muitas celulites nas coxas e bumbum. Será que jump e musculação ajuda a amenizar o problema? Como fazer? Quanta vez por semana pode fazer um e outro? Abraços!!!!!!!!!!!

    Responder
    • Profª Esp. Denise Carceroni

      Respondendo para a Ana Beatriz

      Oi Ana Beatriz!

      Com certeza irão ajudar!

      Faça musculação diariamente e jump de 2 a 3 vezes por semana.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Responder
  12. patricia

    tenho o bumbum muito flacido e comecei a fazer exercicio no meu simulador
    mas gostaria de saber se demora muito para começar a endurece-lo
    e quanto tempo de exercicio é nescessario
    obrigada

    Responder
    • Profª Esp. Denise Carceroni

      Respondendo para a Patrícia

      Oi Patrícia!

      Simulador não é o ideal para combater a flacidez. Faça exercícios localizados.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Responder
  13. flavia

    ola tenho 21 anos tive um filho recentemente agora ele tem 1 ano tenho celulite considero meu grau3 tem um mes q comercei a malhar mas parece q ta piorando ta dando pra ver mas isso tem alguma coisa a ver ou e coisa da minha cabeça a eu faço jump ,2 vezes por semana.
    queria saber tbm se essa massagem q faz com a manta ajuda a diminuir a celulite. obrigado aguardo resposta.

    Responder
    • Profª Esp. Denise Carceroni

      Respondendo para a Flávia

      Oi Flávia!

      Coisa da sua cabeça, com certeza! Dê mais tempo para o exercício realmente começar a fazer a diferença e não esqueça que sua alimentação e a ingestão de líquidos é fundamental. Tratamentos estéticos podem ajudar a melhorar o aspecto, mas não resolvem o problema. Na dúvida converse com um dermatologista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Responder
  14. Tathiana

    Olá tenho 32 anos, estou com muita celulite em toda região da cocha e gluteo grau 3,porém tenho tr~es hernias de disco na região lombar.
    Que atividades fisicas posso fazer.

    Um abraço

    Responder
    • Profª Esp. Denise Carceroni

      Respondendo para a Tathiana

      Oi Tathiana!

      Musculação e pilates são duas atividades que poderão ajudar, sempre com orientação de um profissional. Lembre-se de avisá-lo sobre suas hérnias de disco.
      Experimente fazer bicicleta horizontal, se sentir dores na costas, esqueça.
      Buscar a ajuda de um nutricionista também poderá ajudá-la.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Responder
  15. kellen

    professora andobeneficio para redução de celulite de bicicleta ergometrica e gostaria de saber se há algum

    Responder
    • Profª Esp. Denise Carceroni

      Oi Kellen,

      A bicicleta ergométrica pode ajudar a medida que você emagrecer, mas vale se consultar com um médico para saber qual o melhor tratamento no seu caso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise

      Responder
  16. aline

    professora o simulador ajuda na queima da gordura abdominal?desde ja agradeco…..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Assine nosso feed e newsletter

Digite aqui seu e-mail

Essas pessoas já assinam e recebem as atualizações por e-mail. Assine também!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse post com os amigos!