Fique Informa

Exercício não reduz risco de infarto em diabéticos, mas traz benefícios

Uma estudo apresentado na Associação Americana de Diabetes na segunda (24) mostrou que exercício não reduz risco de infarto em diabéticos, mas traz benefícios para a melhora da qualidade de vida.

A pesquisa foi realizada com mais de 5 mil adultos obesos e com diabetes tipo 2, entre 45 e 76 anos, divididos em dois grupos. O grupo controle só recebeu apenas educação em diabetes e o outro grupo fez exercícios com objetivo de perda de peso. Os participantes foram acompanhados por mais de 11 anos, além de receberem acompanhamento médio de mais de 9 anos depois do término do estudo.

Resultado inesperado

O principal objetivo do estudo, segundo Rena Wing, professor de Psiquiatria e Comportamento Humano na Alpert Medical School, na Universidade de Brown, em Rhode Island, era avaliar se uma mudança no estilo de vida reduziria o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Os participantes do grupo que fez as mudanças no estilo de vida  perderam 8,6% do peso e mantiveram uma perda de 6% de peso ao fim do estudo, mas não reduziu o risco de doenças cardiovasculares ou os níveis de LDL (colesterol ruim) quando comparados com o grupo controle.

Os pacientes do grupo controle, que fizeram o tratamento baseado na educação em diabetes, perderam 0,7% de peso no início do estudo e 3,5% ao fim da intervenção.

Embora os riscos de mortalidade por doenças cardiovasculares não tenham sido reduzidos conforme era esperado, diminuíram o risco de doenças nos rins, retinopatia e sintomas depressivos. Havendo assim uma melhora na qualidade de vida reduzindo custos e visitas ao hospital.

Fonte: UOL Saúde

Sair da versão mobile