Como o exercício físico afeta o sistema imunológico? Que tipo de exercício pode fortalecer o sistema imunológico e que tipo de exercício pode ser prejudicial?

Em uma época em que todo ano surge um novo vírus como H1N1, Corona Vírus (COVID-19), entre outros, ter informações sobre a resposta do sistema imunológico ao exercício, é fundamental.

Exercício físico afeta o sistema imunológico

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: Ser magro é saudável?

Esse é um tema bastante estudado, sabemos que o exercício físico afeta o sistema imunológico deixando-o mais forte em algumas ocasiões, e mais fraco em outras, portanto é fundamental conhecer qual o critério usado pelo nosso corpo, principalmente nos momentos em que precisamos manter o sistema imune forte.

O exercício promove um stress físico desejável no nosso corpo, é por causa dele que temos os ganhos, que podem ser representados pelo ganho de massa muscular, melhora na flexibilidade, perda de peso etc. Da mesma forma que todo nosso corpo é afetado por esse stress físico, o sistema imune também é, e ele vai reagir de forma positiva ou negativa dependendo da forma como isso acontece.

Quando nosso corpo passa por um stress físico muito alto, devido ao exercício muito intenso, ele passa a dar mais atenção às estruturas afetadas, ele vai trabalhar principalmente na recuperação dos músculos. Ou seja, desvia a atenção para a musculatura, usando uma grande quantidade de nutrientes para favorecer essa recuperação em detrimento às outras funções do corpo, inclusive do sistema imune. Desta forma exercícios de alta intensidade podem prejudicar o bom funcionamento do sistema imunológico, a atividade celular do sistema imune fica diminuída, deixando nosso organismo mais suscetível às infecções.

O nosso corpo está preparado para se exercitar, é desejável que isso aconteça, pois o sedentarismo é extremamente prejudicial, inclusive, favorecendo o aparecimento de doenças crônicas que deprimem o sistema imune, como a diabetes e a hipertensão. Então o que devemos tomar cuidado é com o EXAGERO, precisamos conhecer e respeitar os nossos limites.

Já os exercícios moderados são excelentes para nosso sistema imune. eles aumentam a produção das células natural killers (NK), que ajudam a combater infecções, combater células cancerosas no inicio. No entanto, para que o exercício moderado beneficie nosso sistema imunológico precisamos fazê-lo com regularidade, pois as células NK voltam ao patamar inicial, alguma horas após o término do exercício.

Fizemos um vídeo explicando melhor o assunto.