Fique Informa

Exercício e Coração

Você sabe o que o exercício pode fazer pelo seu coração?
Ah! Ele diminui o risco de ter um infarto! Mas isso todo mundo sabe! E o que mais???

O nível de condicionamento físico está inversamente relacionado à mortalidade por doenças do coração. Pesquisas indicam que quanto mais condicionada for a pessoa menor a taxa de mortalidade por problemas cardíacos, mesmo considerando outros fatores de risco.
O exercício reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas pois aumentam os níveis do colesterol bom (HDL), diminui a quantidade de lipídios (que causam entupimento das artérias), melhora e previne a resistência à insulina (que causa diabetes tipo 2) e diminui a pressão arterial.

Que tipo de exercício trás benefícios ao coração?

Todo tipo de exercício, contudo os mais eficientes são os cardiovasculares. Caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar.

Quantas vezes e por quanto tempo devo me exercitar para usufruir desses benefícios?

Quanto mais vezes e maior o tempo, melhor. O ACSM (American College of Sports Medicine) recomenda de 3 à 5 vezes por semana e de 20 à 60 minutos acumulados por dia em seções contínuas ou de no mínimo 10 minutos.

Qual a intensidade do exercício?

Ainda há discussões sobre qual a melhor intensidade, mas o ACSM recomenda de 50% à 85% da FC máx (frequência cardíaca máxima)

Como faço para calcular e controlar a intensidade do exercício?

Para calcular você pode usar a fórmula: 220-idade*% desejada. O ideal é fazer um teste cardiovascular que lhe dará esse valor com precisão.

Para controlar a melhor alternativa é comprar um monitor cardíaco (clique aqui para ver).

 

Sair da versão mobile