Fique Informa

Esclerose múltipla e exercício

O  exercício regular pode ajudar aliviar a dor e os sintomas da esclerose múltipla, tem sido demonstrado que o aumento da força muscular, da resistência e  da mobilidade podem reduzir o risco de queda.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central). É causada por dano à bainha de mielina, cobertura protetora que envolve as células nervosas. Quando esse revestimento protetor é danificado, os impulsos nervosos diminuem ou são interrompidos.

O dano ao nervo é causado por uma  inflamação que ocorre quando as células autoimunes do corpo atacam o sistema nervoso. Episódios repetidos de inflamação podem ocorrer em qualquer área do cérebro, nervo óptico ou da medula espinhal. Não se sabe ao certo o que desencadeia a inflamação. As teorias mais comuns apontam para um vírus ou defeito genético, ou para uma combinação de ambos.

Esclerose múltipla e exercício

Um documento publicado pelo Exercise is Medicine do American College of Sports Medicine nos traz algumas dicas sobre a prática de exercícios para quem tem esclerose múltipla. Clique aqui para ler o documento na íntegra – em inglês.

Sair da versão mobile