Fique Informa

5 erros que o iniciante comete na academia

Selecionei os erros que o iniciante comente na academia com frequência. São os erros mais frequentes de quem está começando e que pode ser facilmente evitados.

Ninguém espera que uma pessoa que nunca foi para a academia acerte tudo, logo de cara, mas conhecer esses erros pode evitar algum tipo de constrangimento, já que é bastante comum que os iniciantes sentem vergonha quando pisam na academia pela primeira vez.

Conheça quais são os 5 erros que o iniciante comete na academia

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Vergonha de ir para a academia. O que fazer.

1- Ter vergonha de ser iniciante.

Justamente o que comentei acima! Alguns iniciantes tentam esconder que estão começando, não admitem que estão pisando pela primeira vez em uma academia. E não tem motivo para isso!

Todas as pessoas que estão na academia, inclusive o professor, começaram um dia.

Ao contrário do que você pensa, começar na academia é algo muito legal. É sinal que você decidiu por ter uma vida mais saudável.

2- Não avisar ao professor que você é iniciante.

Tem relação com o primeiro erro. Você fica com vergonha e opta por não falara para ninguém, incluindo quem está ali para te ajudar. Se for uma academia muito cheia, com muita gente, pode ser que você passe despercebido pelo professor, portanto é preciso se apresentar.

3- Ficar com vergonha de pedir ajuda para o professor.

Recebo muitos comentários sobre esse assunto. Pessoas que têm dificuldade para guardar o nome dos exercícios, qual equipamento devem usar. Que já perguntaram sobre a mesma dúvida outras vezes e ficam envergonhadas de perguntar novamente.

É função do professor te ajudar quantas vezes forem necessário e se ele se mostrar pouco interessado em te ajudar, converse com ele e também com o coordenador.

4- Exagerar no exercício.

Vá com calma! Se você está começando, não precisa passar uma hora na academia. Se está ficando muito cansado com seu treino, converse com seu professor. Explique o que está acontecendo, peça para ele mudar, até você se adaptar.

Se você pagou por academia com horários livres, que você pode frequentar todas as aulas em qualquer horário, isso não significa que você precise fazer isso. Se tiver vontade de fazer uma aula específica, faça, mas não precisa fazer seu treino de musculação naquele mesmo dia. Deixe seu corpo se adaptar, passado um tempo você poderá aumentar esse volume de aulas.

A única coisa que conseguirá, não respeitando o tempo que você precisa para se adaptar, é ficar cheio de dores no dia seguinte e não conseguir treinar até a dor melhorar. Ao contrário do que muita gente pensa, sentir dor não é desejável, é um sinal que seu corpo dá, que algo não vai bem. É um aviso que você passou do seu limite.

Outro problema é que a dor pode ser o indicativo de uma lesão.

5- Desistir no primeiro mês por não ter resultado.

Você não conseguirá resultados no primeiro mês! O que conseguimos no primeiro mês é melhorar a coordenação motora e ter um pouco mais de disposição para as tarefas diárias.

Se preferir assista ao vídeo abaixo!

Sair da versão mobile