Você está cansado da mesmice. Ir para a academia treinar, fazer um pouco de bicicleta, participar de algumas aulas…também já tentou correr no parque, praticar natação, futebol com os amigos, mas nada disso te empolga, começa, logo desiste e os resultados não chegam. Que tal uma mudança radical? Alguma modalidade que aumente sua adrenalina, que te deixe super em forma, mas não seja difícil de praticar. Já pensou em escalar?

A escalada é uma excelente maneira de manter a forma e se você mora longe das montanhas, pode praticar subindo por paredes artificiais, trata-se da Escalada Esportiva Indoor. Como deve ser feito em duplas é uma excelente oportunidade de convidar aquela sua ?amiga? para escalar com você!

escalada indoor

O Fique INforma trouxe para você informações sobre a origem da modalidade, benefícios, dicas para os iniciantes, onde praticar e ainda uma entrevista exclusiva com a atleta Janine Cardoso que além de linda e super feminina, é mãe e está a frente do comando do maior ginásio de escalada esportiva da América Latina.

Depois que experimentar não esqueça de nos contar se foi você que fez aquela “amiga” subir pelas paredes ou ao contrário!

Definição

Lingüisticamente falando, escalar é sinônimo de trepar, subir em alguma coisa. Desse ponto de vista a escalada se amplia à toda atividade humana que busca uma ascensão, por motivos esportivos, de saúde, de exploração, de pesquisa, profissionais, financeiros, de fuga, estratégicos, etc. Nossos ancestrais já escalavam árvores antes de andar sobre duas pernas. Também moravam em cavernas onde tinham na habilidade de escalar uma de suas formas de se locomover na própria moradia, de conseguir comida, de se proteger e se esconder. Gallahue, um importante estudioso do movimento humano, em seu livro Compreendendo o Desenvolvimento Motor, classifica o ato de escalar como habilidade motora fundamental de locomoção combinada. O termo escalada, portanto, define uma subida, que pode ser uma montanha, um morro ou até mesmo brinquedo de trepar para crianças.

História da Escalada Esportiva Indoor

surgiu na Ucrânia na década de 70, quando um alpinista impedido de ir às montanhas (devido ao frio e as fortes tempestades que assolavam a região), tomou algumas pedras de tamanhos diferentes e fixou-as na parede de sua garagem para treinar enquanto perdurasse o inverno.Tal fato, mais tarde, foi repetido por todos os montanhistas locais. Em 1985, na Bardonecchia, realizou-se o primeiro campeonato mundial de escalada sobre rocha natural ? Sport Roccia. Em 1987, foi criado o Rock Master como uma proposta de campeonato mundial. Neste evento, a equipe de organização e os patrocinadores se deram conta de que era necessário ter uma estrutura apropriada para o evento, o que estimulou a criação do “muro de escalada? No Brasil existem dois marcos, em 1994 Paulo Gil, escalador muito respeitado, inaugura a 90 Graus, o primeiro ginásio de escalada esportiva indoor do Brasil. Em julho de 1998, surge a Casa de Pedra, o maior ginásio da América Latina, de Alê Silva, também um escalador muito experiente e freqüentador da 90 Graus. Ambos localizados na cidade de São Paulo.

Benefícios

A escalada é uma daquelas modalidades que podem ser chamadas de completas. Trabalha diversas capacidades físicas e motoras, além de ter um forte componente cognitivo e emocional, tais como:

  • Força
  • Resistência
  • Flexibilidade
  • Equilíbrio
  • Raciocínio Lógico
  • Relacionamento Interpessoal
  • Coragem
  • Concentração

Praticá-la em ambiente fechado, trás a vantagem de não estar exposto às questões climáticas, além de oferecer maior conforto e segurança.

Perfil do praticante

Qualquer pessoa pode praticar a escalada esportiva indoor. As crianças menores de 12 anos deverão estar sempre acompanhadas de um adulto. Como é uma atividade super segura que oferece diversos níveis de dificuldade, pode ser praticada por qualquer pessoa.

A maioria dos praticantes é do sexo masculino, mas não existe uma razão específica. Aproveitamos para entrevistar Janine Cardoso, atleta de escalada, mãe e responsável pela administração do Ginásio Casa de Pedra, para desmistificar a participação feminina na modalidade.

janine cardoso

Fique INforma: Quando você começou a escalar?
Janine Cardoso: Comecei a escalar em 1993, na Pedra Grande, ATibaia. Em 1994, vi a escalada indoor pela primeira vez na Europa, e comprei equipamento pra prática. Voltei pra São Paulo e comecei a escalar sem parar.

Fique INforma: Como é a participação feminina na escalada.
Janine Cardoso: Felizmente muitas mulheres têm curtido a prática com menos tabus sobre segurança, percebendo que dá pra manter um corpo bonito e ao mesmo tempo, relaxar a mente. Em contra-partida, as competições no Brasil não têm tido muitas adeptas, pois o incentivo pra competição é pequeno, a dedicação e o stress é grande para se obter um destaque.

Fique INforma: Quais suas melhores colocações?
Janine Cardoso: Penta-campeã brasileira (98, 2004, 2005, 2006, 20007), vice sulamericana 2007, 16ª mundial 2006.

Fique INforma: Quais os benefícios da escalada?
Janine Cardoso: A escalada trabalha, de forma natural e lúdica, o corpo inteiro. Desenvolve a musculatura das costas e dos braços, define abdomen, trabalha alongamento, elasticidade e tensão corporal. Allém da parte física, trabalha aspectos psicológicos como concentração, estratégia, memorização, superação, e possui um aspecto social e cultural muito forte, por ser praticada normalmente em duplas e estimular atividades e viagens em grupo.

Fique INforma: Quais os prós e contras da escalada para a mulher?
Janine Cardoso: A meu ver são poucos contras. A pele das mãos costuma ficar mais ressecada, as unhas devem estar sempre curtas, com o tempo e com a assiduidade na prática começam a aparecer calos nas mãos e nos pés, por causa do uso da sapatilha apertada (como a de balé). A meu ver, quando a praticante é fisgada pelos benefícios da prática , os contras ficam irrelevantes. Tudo tem seu preço.

Fique INforma: Como conciliar as funções mãe/esposa/atleta/gerente?
Janine Cardoso: Atualmente o que mais toma meu tempo são as minhas grandes paixões: A maternidade e a escalada! Não abro mão das manhãs com minha filha no dia-a dia, nem que seja trabalhando no computador e ouvindo ela brincar em outro quarto. Ela me cobra essa presença e eu sinto falta também. Nesse meio tempo, corro atrás de coisas para a casa, supermercado, pagamentos,, manutenção e realizo trampos eventuais de free-lancer como jornalista, minha primeira formação. Como tenho babá, tudo fica mais fácil com certeza. Por isso, posso me dedicar à presença na Casa de Pedra e aos treinos durante a tarde e a noite.

Dicas para o iniciante

  • Certifique-se que o equipamento está sendo usado corretamente, na dúvida pergunte.
  • Mantenha sempre 3 pontos apoiados na parede, para garantir o equilíbrio, formando um triângulo seja utilizando 2 mãos e 1 pé, seja utilizando 2 pés e uma mão.
  • Sempre que possível, escale de lado para a parede. A tendência do iniciante é subir de frente, porém posicionando-se de lado o centro de gravidade fica mais próximo do muro, é possível ter uma melhor alavanca com as pernas, além dos joelhos não ?baterem? na parede.
  • Subir primeiro os pés e depois as mãos, da mesma maneira que fazemos ao subir uma escada. A força deve ser feita nas pernas.
  • Manter os membro superiores estendidos sempre que possível, desta forma fazemos menos força, o gasto energético é menor e portanto temos um melhor rendimento.

Equipamentos

A princípio nenhum. Você poderá alugar o equipamento necessário no ginásio. Mais tarde se desejar aderir a modalidade, vai precisar de:

  • Cadeirinha
  • Sapatilha
  • Saco para magnésio
  • Magnésio
  • Outros equipamentos como cordas e mosquetões quando e se forem necessários o pessoal do ginásio irá indicar

Onde praticar

Em São Paulo:

Em Curitiba:

Este post participou do projeto Blogueiro Repórter