Portal Fique Informa

Emagrecer rápido. Por que você deve desistir dessa ideia.

Como emagrecer rápido, é um dos tópicos mais buscados na internet. As pessoas tem pressa para chegar no peso ideal, no corpo que consideram ideal para elas. Existe uma insatisfação com o corpo que alimentamos com a nossa ideia de corpo perfeito.

É possível emagrecer rápido, a questão é que o efeito desse emagrecimento a médio prazo pode ser justamente o que você não quer: a recuperação do peso. E isso é explicado pela fisiologia, é o seu corpo que, querendo se proteger, cria condições para a recuperação do peso perdido.

O que significa emagrecer rápido para você?

É muito provável que o que eu estou chamando de emagrecimento rápido, não seja o que você pensa sobre o assunto. Vou contar uma história para ilustrar.

Tenho um texto aqui no site e um vídeo no Youtube cujo título é: Como emagrecer 10kg em 24 horas de treino. No conteúdo explico detalhadamente, inclusive com cálculos, como emagrecer como 24 horas de treino. Em nenhum momento eu digo que isso se dará em um dia, percebe a diferença? Essas 24 horas de treino são distribuídos por 4 meses.

Ocorre que recebo vários comentários reclamando que o título é mentiroso. Não é!!!! Apenas as pessoas é que querem uma fórmula mágica, querem resolver algo de uma forma impossível.

Por que é impossível emagrecer 10kg em 24 horas se esse tempo não for distribuído em vários dias.

10 Kg equivalem a 77.000 Kcal aproximadamente.

Em uma hora de corrida gastamos cerca de 600 kcal aproximadamente (varia com peso, idade, intensidade do exercício), ou seja se pudéssemos correr, sem parar por 24 horas seguidas gastaríamos cerca de 14.400 Kcal. O que daria menos de 2 kg.

Voltando à minha pergunta, existe o que é emagrecer rápido e o que é impossível de acontecer, dentro daquilo que você e eu consideramos o que é emagrecer rápido, também tem uma diferença.

Pra mim emagrecer rápido significa qualquer número acima de 4 kg por mês. É possível emagrecer mais de 4 Kg por mês? Sim é possível, a questão é qual será o custo disso para seu corpo.

Por que você deve desistir dessa ideia.

A perda rápida de peso pode trazer muitos prejuízos para a sua saúde e também prejuízos estéticos. Estão entre eles a perda de massa muscular, a flacidez, baixa imunidade, queda na libido, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e efeito sanfona.

E é justamente para o efeito sanfona que você deve olhar. Ele acontece quando você entra em vários ciclos emagrece-engorda. Uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine mostrou que engordar e emagrecer o tempo todo aumenta o risco de problemas cardiovasculares e de morte prematura, especialmente entre pessoas que já apresentam fatores de risco para doenças do coração, como níveis altos de colesterol.

E por que entramos nesse ciclo de emagrecer e engordar? Isso geralmente acontece quando usamos dietas restritivas, pois além da gordura perdemos também massa magra (nossos músculos diminuem), com isso nosso corpo não precisa de tanta energia para funcionar e diminui a nossa taxa metabólica basal. Quando a taxa metabólica basal diminui queimamos ainda menos calorias e com isso ganhamos peso com mais facilidade. Há também a desregulação do centro que controla a fome/saciedade. Uma dieta que leve o seu peso abaixo do ponto de ajuste de ingestão – manutenção de peso, é interpretado pelo cérebro como um risco à vida, liberando mais hormônios que causam fome.

Todos esse problemas ocorrem quando não há a orientação e o acompanhamento de um profissional, um nutricionista. Quando a pessoa decide fazer a dieta da moda, a dieta do amigo e acaba consumindo menos nutrientes do que seu corpo precisa, não consegue levar a dieta pelo tempo necessário e não sabe fazer a transição para uma alimentação sem restrição, sem ganhar peso.

É possível perder peso rápido com saúde?

Sim é possível, há estudos que mostraram isso. Há estudos que mostram, inclusive, que perder muito peso no primeiro mês ajuda a consolidar os resultados a longo prazo, mas isso só vai acontecer se houver o acompanhamento de um nutricionista. E mais, esse acompanhamento não deve acontecer apenas pelo período da dieta, deve ser contínuo, durar anos.

Qual será a sua escolha?

Quando a gente conhece os fatos fica mais fácil fazer uma escolha. Agora você já sabe por que deve desistir da ideia de emagrecer rápido e se quiser mesmo fazer isso, qual a forma segura e eficaz.

Independente da sua decisão eu gostaria de te dizer que não há nada de errado com seu corpo, pois você não é um corpo. O corpo é a sua ferramenta de comunicação com o mundo e o que você precisa é que ele esteja em pleno funcionamento. Independente do formato, seu corpo precisa ser saudável para que você possa entregar tudo o que precisa ser entregue para o mundo. Um corpo magro nem sempre tem saúde, assim como nem sempre falta saúde em um corpo gordo.

Sair da versão mobile