Fique Informa

E afinal, o que é o Personal Trainer?

O Personal Trainer nada mais é do que um professor particular e como tal deve atender às necessidades específicas do seu aluno.

Qual a matéria que esse professor ensina?! Educação Física! Sim, Educação Física!!!

Há quem acredite que o Personal Trainer atue apenas com musculação e que sua função é deixar o aluno sarado, mas vai muito além disso. Quando contratamos um professor particular, seja de inglês, de violão, de culinária ou de matemática nossa intenção é apenas uma: ter um atendimento direcionado às nossas necessidades em um horário apenas nosso. Você pode contratar um Personal Trainer para aprender a nadar, correr, pedalar, mergulhar, escalar, remar, aprender os fundamentos de uma modalidade esportiva coletiva, praticar lutas, dança, para emagrecer ou aumentar a massa muscular, para melhorar o condicionamento físico, participar de um concurso, para evitar problemas cardíacos, controlar o diabetes, melhorar sua densidade óssea, para tudo que envolver o exercício com o objetivo de aprendizagem, manutenção da saúde e prevenção de doenças. Lembrando que o exercício com objetivo de reabilitação é função do fisioterapeuta.

Claro que nem todo Personal Trainer conseguirá abranger todas as sub-áreas da Educação Física é preciso buscar um profissional que atenda às suas necessidades. Por exemplo, eu não dou aulas de mergulho, nem de qualquer tipo de luta, fundamentos de modalidades esportivas, nem pensar! Mas atuo com uma série de técnicas corporais que permitem atender pessoas com objetivos diferentes.

Tenho amigos que atuam em áreas bem específicas, por exemplo a Deise tem feito um trabalho bárbaro com o Triathlon, mas há professores especializados em diversas áreas, basta se informar. Um bom lugar para fazer sua busca é no site da SBPT (Sociedade Brasileira de Personal Trainer).

O que você precisa saber antes de contratar:

  1. Formação: deve ser em Educação Física, Ciências da Atividade Física ou Esporte ( se seu objetivo for a performance)
  2. Especialização: de preferência na área que você está procurando, ou que tenha experiência anterior. Por exemplo se você quer ter aulas de natação, seu Personal pode ser especializado em Fisiologia do Exercício e ter atuado com natação.
  3. Experiências anteriores: verifique os locais onde o professor já atuou.
  4. Entrevista: solicite uma entrevista e tire todas as suas dúvidas é preciso ter afinidade.
  5. Locais de atendimento: verifique onde o professor atende e se oferece a infra-estrutura para suas necessidades. Se for na sua residência verifique se levará os equipamentos necessários ou se você terá que adquirí-los.
  6. Valor das aulas: Personal custa caro, além de ministrar as aulas existe todo um trabalho na sua preparação, portanto desconfie de valores muito baixos. Se cobra pouco o professor precisa ter muitos alunos, se tem muitos alunos, terá pouco tempo para planejar as aulas, avaliar os resultados e traçar novas metas e as aulas provavelmente deixarão de ser personalizadas. Um mesmo plano servirá à vários alunos.
Sair da versão mobile