Fique Informa

Dress Code também é importante na academia

Não é uma nova modalidade para academia! Dress Code pode ser traduzido como regras para se vestir. Sabe quando você recebe um convite para um evento e o traje que deve ser usados vem escrito? Seria isso, mas focado no ambiente de trabalho e claro, muito mais ampliado.

Não existe regra única para todas as empresas, vai depender do tipo de público que atende, do segmento que atua. Com certeza o ambiente da academia é dos mais descontraídos, mas nem por isso podemos deixar de lado algumas regras do bem vestir, ela favorece a construção da imagem da sua empresa. Já escrevi um post sobre apresentação pessoal para o Personal trainer, as dicas também são válidas para os funcionários da academia e mais outras tantas.

Dress Code na Academia

Na academia temos basicamente três tipos de profissionais trabalhando e para cada um deles é importante criar um dress code adequado. São as pessoas que trabalham na parte administrativa (incluindo as recepcionistas), as pessoas que trabalham na manutenção e os professores, lembrando que esses atuam em áreas diferentes e têm necessidades diferentes.

Área Administrativa

O dress code para as pessoas que trabalham na área administrativa de uma academia, não será muito diferente daquele adotado pelo mundo corporativo de uma maneira geral, principalmente se você tem vendedores externos que farão visitas à outras empresas.

Eu prefiro roupas mais formais para quem trabalha nessa área, justamente para diferenciar do professores. O uso de sapato ao invés de tênis, maquiagem discreta e um bom corte de cabelo. Adotar um uniforme para as recepcionistas pode ajudar bastante, já que serão a linha de frente do atendimento da empresa.

Recomendo a leitura do livro Dress Code de Bia Kawasaki, que trata do impacto da imagem pessoal nos negócios, antes de elaborar o dress code da sua empresa. Embora seja um livro com foco em grandes corporações, vale a leitura de cada página para entender que estar na moda e ser elegante, nem sempre se encontram na mesma frase e cometer um deslize é muito mais fácil do que você pode imaginar.

 

Manutenção

Nada de usar qualquer roupa, camiseta rasgada, manchada ou calça puída. Aqui a melhor opção é instituir um uniforme que deve contemplar dos pés à cabeça. Prefira cores escuras, uma vez que, quem trabalha nessa área, pode facilmente se sujar no decorrer do dia.

Professores

O uso do uniforme é indispensável! Convém lembrar que esse uniforme (assim como qualquer outra área da academia que adotar o uso de uniforme) deve contemplar verão e inverno. Conheço diversas academias que quando chega o inverno, vira uma festa de cores, modelos, sobreposições, descaracterizando o uniforme.

Outro ponto importante são as necessidades específicas de cada área. Pensar na atuação do professor para escolher o uniforme. Por exemplo uma camisa tipo polo para a musculação vai bem, já para a ginástica pode interferir no movimento, além de ser muito quente.

Testar os modelos, pedir a opinião de quem vai usar é uma boa ideia. Já ví professora com a calcinha aparecendo pela transparência do uniforme, mesmo sendo de cor escura. Outros cuidados como o comprimento de shorts e bermudas, decotes dos tops são pontos importantes a serem observados. Uniforme não basta ser bonito, tem que ser funcional.

Um professor de natação vai precisar de um roupão, além do maiô/sunga. Sem contar todo o restante, pois ele não vai de casa para o trabalho trajado de roupa de banho!

No dress code dos professores é fundamental que tenham observações quanto ao cabelo (cabelos compridos presos, sempre!), maquiagem (sim, tem professoras que parecem ir à balada, não ao trabalho!), unhas, perfume etc.

Qual mensagem você quer passar?

É importante que o dress code da academia seja claro. Todos devem compreender como a empresa espera que ele se vista. E todos os consultores da área são unânimes em afirmar o exemplo deve partir sempre de cima. Não adianta cobrar o uso do uniforme completo pelo professor se o coordenador resolve usar algo diferente.

Um ponto importante na academia e que difere de outros locais de trabalho é que os funcionários podem usufruir do local fora do horário de trabalho, como qualquer outro cliente. Mas eles não deixam de ser funcionários e os clientes sabem disso. Portanto também é importante que fique claro, como devem se vestir nesse momento, para preservar a imagem da empresa.

A imagem dos funcionários de sua academia passa uma mensagem. Qual mensagem você quer passar?

Publicado originalmente em: 1 de outubro de 2014

Sair da versão mobile