Portal Fique Informa

Dieta Glúten Free. Entenda porque o glúten não é o vilão

Os anos passam e sempre temos uma dieta que está na moda. Nem poderia dizer que a dieta glúten free é a bola da vez porque ela aparece como grande aliada no emagrecimento há alguns anos, não é nenhuma novidade. É verdade que dieta glúten free funciona, ela promove a perda rápida de peso, foi adotada por várias celebridades, mas o glúten não é o vilão responsável por engordarmos.

O glúten é uma proteína que está presente naturalmente como trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados. Qualquer alimento que contenha um desses ingredientes, contém glúten. Ele é responsável por dar elasticidade às massas (pães, bolos, biscoito,macarrão). Há quem defenda que é prejudicial para qualquer pessoa e não apenas para quem sofre de doença celíaca ou tem intolerância ao glúten.

Entenda porque o glúten não é o vilão

Qualquer dieta restritiva emagrece. Faça a experiência, retire um grupo de alimentos da sua alimentação, que irá emagrecer, alguns um pouco mais, outros menos, mas irá perder peso. A explicação é simples, além de uma adaptação do organismo à nova condição, você irá ingerir menos calorias do que está habituado.

É exatamente isso que acontece com a dieta livre de glúten. Para eliminá-lo irá deixar de comer pães, bolos, biscoitos, macarrão e qualquer outro alimento que contenha trigo, aveia, cevada, malte e derivados. Pense rapidamente nos seus habitos alimentares e veja tudo que irá retirar. Observe que a maioria são carboidratos simples, aqueles com alto valor glicêmico. Alimentos que quando consumidos em grande quantidade ajudam a engordar.

Percebam que caímos aqui em um tema recorrente em textos escritos por mim e por nutricionistas aqui no site, o problema está sempre nos excessos e o segredo consiste em uma dieta equilibrada e não em uma dieta restritiva (considerando, é claro, que o indivíduo possa comer de tudo!).

Reduzir a ingestão de carboidratos é a saída?

A redução sim, mas não a eliminação do carboidrato. Todo e qualquer nutriente é importante para a manutenção da saúde. Os carboidratos tem uma importante função no fornecimento de energia para o organismo, e são essenciais para aqueles que fazem exercícios com regularidade. Além disso quem corta o consumo de carboidratos pode se prejudicar com a diminuição/eliminação na ingesta de nutrientes importantes como vitaminas do complexo B, zinco, fósforo e calcio, presentes na maioria dos carboidratos.

Todos esses problemas podem ser solucionados fazendo substituições. Há quem defenda que a eliminação do glúten fará com que as pessoas optem por alimentos naturais e mais saudáveis, o que é provável que aconteça, mas fazer substituições por conta própria é sempre um risco, neste caso o ideal é consultar um nutricionista.

Se você chegou até aqui e entendeu que o glúten não é o vilão (pelo menos até terminar esse texto não haviam evidências científicas para isso!) e que o segredo está em uma alimentação equilibrada sugiro que dê uma olhada no texto Como Montar um prato Saudável (clique aqui!).

Sair da versão mobile