Fique Informa

Dieta do tipo sanguíneo é desmascarada por pesquisadores

Quem acompanha o Portal sabe que sou totalmente contra as maluquices e dietas da moda. Bom mesmo é contratar um nutricionista que monte uma dieta específica para as suas necessidades. No entanto muitas pessoas ainda buscam pelos milagres proporcionados por dietas que no fundo carecem de comprovação científica. Eis que recebo um texto falando sobre a dieta do tipo sanguíneo e o estudo que coloca em cheque todas as maravilhas proporcionada por ela.

Dieta do tipo sanguíneo desmascarada

Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que a teoria por trás da popular dieta do tipo sanguíneo – que afirma que necessidades nutricionais de um indivíduo variam de acordo com tipo de sangue – não é válida. Os resultados estão publicados na revista PLoS One (clique aqui para ler – em inglês).

“Com base nos dados de 1.455 participantes do estudo, não encontramos nenhuma evidência que apoie a teoria da dieta do tipo sanguíneo, segundo o coordenador do estudo, Dr. Ahmed El-Sohemy, Professor Associado e Diretor de Pesquisa em Nutrigenômica da Universidade de Toronto. “A maneira de um indivíduo reagir a qualquer uma das dietas não tem qualquer relação com o seu tipo de sangue, mas sim com a sua capacidade de manter uma alimentação sensivelmente vegetariana ou pobre em carboidratos”, afirma El-Sohemy.

Os pesquisadores descobriram que as associações observada por eles entre cada um dos quatro tipos de dieta sanguínea (A, B, AB, O) e os marcadores de saúde são independentes do tipo de sangue da pessoa. A dieta do tipo sanguíneo se tornou popular com o livro Eat Right for Your Type, escrita pelo naturopata Peter D’Adamo. A teoria por trás da dieta é que os tipos sanguíneos ABO devem coincidir com os hábitos alimentares dos nossos antepassados, e que pessoas com diferentes grupos sanguíneos processam alimentos de maneira diferente. De acordo com a teoria, os indivíduos que aderem a uma dieta específica para um tipo de sangue podem melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares.

O livro se tornou um best-seller pelo New York Times, foi traduzido para 52 idiomas e vendeu mais de 7 milhões de cópias. Os pesquisadores da Universidade de Toronto estudaram uma população composta na maior parte de adultos jovens e saudáveis, que forneceram informações detalhadas sobre suas dietas habituais e tiveram seu DNA coletado de amostras de sangue. Determinou-se o tipo de sangue ABO e fatores de risco cardiometabólico, tais como a insulina, colesterol e triglicérides. As dietas foram pontuadas com base nos itens alimentares enumerados no Eat Right for Your Type a fim de determinar a adesão em relação a cada uma das quatro dietas do “tipo de sangue”.

El-Sohemy aponta que a anterior falta de evidência científica não significa que as dietas não funcionam. “Não havia nenhuma evidência, de uma forma ou de outra. Era uma hipótese intrigante e sendo assim sentimos que devíamos colocá-la à prova. Agora podemos estar confiantes em dizer que a hipótese da dieta do tipo sanguíneo é falsa”. No ano passado, uma revisão abrangente publicada no American Journal of Clinical Nutrition, não encontrou nenhuma evidência para apoiar a dieta do “tipo de sangue”, e demandou estudos científicos devidamente projetados para lidar com isso.

Fonte: Nutrigenomix

Sair da versão mobile