Portal Fique Informa

10 Dicas para melhorar sua corrida

Muitas pessoas começam a correr e passado algum tempo não conseguem evoluir. Por mais que tentem não conseguem aumentar nem a quilometragem, nem melhorar o tempo da corrida. Por isso reuni algumas dicas que podem ajudar a melhorar sua corrida.

Experimente mudar alguns hábitos e tente seguir as minhas recomendações. Se ainda assim tiver dificuldade para melhorar sua corrida, recomendo conversar com um profissional de educação física, especializado no treinamento para corridas, para que possa adequar o seu treino às suas necessidade e ajudar a melhorar a performance.

Dicas para melhorar sua corrida

1- Respire adequadamente

Não prenda a respiração! Uma boa oxigenação é fundamental para gerar energia nos músculos e melhorar sua corrida. Preste atenção na inspiração e na expiração. Não inspire pela boca, essa é a causa daquela “dor de lado” que aparece, vez por outra, em corredores pouco experientes.

2- Fortaleça a musculatura

Exercícios resistidos são fundamentais para quem corre. Eles ajudam a prevenir lesões e também a melhorar a performance. Se você não gosta de musculação, experimente o pilates feito em aparelhos ou treinamento funcional. Priorize coxas, glúteos e panturrilha, mas não deixe de exercitar os outros grupos musculares. Ter costas e abdômen fortalecidos ajudam na manutenção da postura e evitam dores lombares.

3- Atenção ao pré-treino

Não treine em jejum, você precisa de energia para melhorar sua corrida! Dê preferência pela ingestão de carboidratos simples, cerca de 20 minutos antes do treino. O ideal é que consulte um nutricionista para ter a orientação adequada sobre como se alimentar para ter uma melhor performance.

4- Hidrate-se

Ter sede já é sinal de desidratação. Beba pelo menos dois litros de água durante todo o dia. Garanta a boa hidratação antes, durante e depois do treino. A desidratação é um dos fatores responsáveis pela câimbras.

5- Preste atenção no ritmo

Comece a corrida em um ritmo mais lento e deixa para acelerar no final. Assim você economiza força e energia. Ao terminar, se perceber que podia ter puxado mais, experimente um ritmo um pouco mais pesado no próximo treino, mas sempre deixando para acelerar no final.

6- Treine em locais com inclinação

Correr em subidas ajudam a aumentar a força e a resistência. Considere colocar treinos de subida no seu planejamento.

7- Treine também na esteira

A esteira é uma excelente opção para melhorar o seu condicionamento físico. Use a esteira para treinos intervalados e treinos de subida, principalmente se o local onde você costuma correr não permite a última opção. O treino na esteira também é bem vindo em dia de temperaturas extremas e com muita chuva.

8- Complemente com outras atividades

Embora saibamos que a melhor forma de melhorar a performance em um exercício é praticando o próprio exercício. Você pode se beneficiar de outras atividades aeróbias como a natação e o ciclismo. É importante dar novos estímulos ao nosso corpo.

9- Descanse

Tire no mínimo um dia na semana para descansar. Seu corpo precisa se recuperar de todo o esforço feito durante dias seguidos. Além de dar mais disposição para voltar aos treinos evita que sofre lesões por overuse.

10- Durma bem

Só o dia de descanso não basta para recuperar. Boas noites de sono são fundamentais para ter disposição para treinar. O recomendado é dormir por no mínimo oito horas. E para garantir que isso aconteça, evite fazer refeições pesadas, desconecte-se de computadores e celulares uma hora antes de ir para a cama e mantenha o ambiente escuro e silencioso.

Sair da versão mobile