Fique Informa

Dicas para acelerar o gasto calórico

Muitas pessoas se dedicam à prática de exercícios físicos visando uma vida mais saudável e equilibrada, e a consequente perda de peso. No entanto, a prática incorreta do exercício pode prejudicar o corpo e minimizar o gasto calórico.

Segundo o Profissional de Educação Física, treinador da Technogym, Pérsio Schiapim, o que potencializa o gasto calórico é a forma como se realiza o treino, já que os exercícios realizados com maior intensidade são os que produzem melhores resultados. A intensidade está relacionada ao ritmo do treino, que costuma ter intervalos reduzidos ou pausas ativas.

Dicas para acelerar o gasto calórico

Alguns equipamentos intensificam a queima de gordura, como as esteiras e os elípticos, que estimulam praticamente todas as partes do corpo. Porém, o que aumentará o consumo calórico será o nível de esforço, que pode ser intensificado através do ritmo (velocidade e RPM), carga (inclinação, watts) e intervalo entre séries, monitorando a freqüência dos batimentos cardíacos (BPM) durante as sessões.

Nos exercícios que envolvem força, a queima de caloria também pode ser intensificada, a estratégia para aumentar o gasto calórico no treino de força, são os treinos mais intensos e com intervalos reduzidos.

“As séries combinadas e os circuitos são os que aumentam mais o consumo calórico, porém é fundamental periodizar um programa de treino para que as pessoas estejam preparadas para realizá-los e não correrem riscos de lesões, nem comprometer a saúde”, afirma Pérsio.

Já os treinos funcionais possuem como característica o consumo calórico elevado, pois os exercícios utilizados envolvem muitos músculos e articulações integrados.

Entretanto, apesar das técnicas auxiliarem na queima de gordura, a principal dica, segundo o treinador, para quem deseja reduzir o peso é a mudança de hábito. Dessa forma, a perda de peso não deve ser a causa, mas a consequência de um estilo de vida equilibrado.

“Se desenvolvermos essa visão, assumimos um compromisso pessoal, deixamos simplesmente de pensar em reduzir um número e controlamos um componente emocional que interfere negativamente no processo chamado ansiedade”, diz Pérsio.

Outro fator importante é levar em consideração as características individuais de cada um, como a idade e o sexo, por exemplo, já que ambos os fatores influenciam na resposta metabólica do organismo. Sendo assim, pessoas adultas que se alimentam com qualidade, possuem uma taxa metabólica maior que jovens sedentários e que não se alimentam adequadamente.

Além dos fatores individuais, existem outras questões que influenciam na atividade física, como o horário do treino e a alimentação pré-exercício físico. De acordo com Pérsio, treinar em jejum ajuda a queimar mais calorias, no entanto, exercícios em jejum ocasionam uma considerável perda da massa muscular, além de reduzir o rendimento físico, podendo ocasionar situações desagradáveis como o desmaio, em caso de queda da glicemia sanguínea.

O horário do treino também é importante, pois em razão do ciclo do sono e pela liberação da endorfina, neurotransmissor que estimula a produção de adrenalina, o horário pode influenciar na disposição das pessoas. “Temos que respeitar os horários que nos sentimos melhor para treinar e que não atrapalhe nossa vida pessoal e profissional”, afirma Schiapim.

Sendo assim, é importante elevar o nível de consciência e entender que a melhor forma de adquirir bons resultados para o gasto calórico, aumento de massa, ou qualquer outro objetivo, está na construção de hábitos com prática regular de exercícios físicos com alimentação equilibrada.

Sair da versão mobile