As aulas de jump estão entre as mais procuradas nas academias. Também conhecidas por Jump Fit® e Power Jump®, aulas pré-coreografadas, com metodologia própria, as aulas de jump costumam ficar cheias e atraem as pessoas principalmente porque são divertidas e remetem à infância. E claro, porque prometem queimar muitas calorias.
No entanto diversas dúvidas surgem quando a pessoa decide fazer a aula pela primeira vez. Será que posso fazer essa aula? Será que posso me machucar? Será que vou aguentar ficar pulando? Será que não vou cair do jump? Por isso reuni as dicas abaixo para ajudar quem quer curtir a aula de jump, sem se machucar.
10 dicas para curtir a aula de Jump sem se machucar
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
- Impacto. Ao contrário do que o senso comum diz, aula de jump tem impacto. Se você tem algum problema sério de coluna ou joelho e seu médico recomendou que não pratique corrida, esqueça o jump. O impacto é semelhante, se a corrida pode ser prejudicial para você, o jump também será.
- Fortalecer antes. O pré-requisto para fazer aula de jump é fortalecer a musculatura dos membros inferiores previamente. Faça musculação ou localizada, por no mínimo dois meses antes de começar, e não abandone depois.
- Calçado. Use um tênis adequado, não faça aula descalço.
- Técnica correta. Não salte, empurre a lona. Embora seja intuitivo saltar, o movimento correto durante a aula é usar os membros inferiores para empurrar a lona. O movimento parte da flexão do quadril.
- Use os pés inteiros. fazer o exercício nas pontas dos pés é um erro bastante comum e torna a aula de jump inesquecível pelos dias seguintes… a dor nas panturrilhas serão insuportáveis! Empurre a lona com os pés inteiros, mas cuidado a posição deve ser neutra. Ao colocar força demasiada nos calcanhares, pode sentir dores nos pés.
- Cuidado com os seios. O uso de um top reforçado é altamente recomendado. Meninas com seios grandes podem usar dois tops para ter mais conforto durante o exercício.
- Esforço na aula de jump. A sensação de esforço durante a aula deve ser de cansaço e não de exaustão. Respeite seu corpo e diminua a intensidade dos movimentos, mesmo se o professor estiver se matando de pular e gritando feito um louco!
- Respeite as regras passadas pelo professor. Vá ao banheiro antes da aula, hidrate-se durante e desça do equipamento sempre de costas e com cuidado.
- Primeiro as pernas! Nas primeiras aulas não se preocupe em fazer todos os movimentos, substitua o que achar necessário por saltitos, curta a aula e aos poucos vá aperfeiçoando os movimentos. Aprenda primeiro os movimentos das pernas e depois acrescente os braços. Usar braços e pernas é mais difícil e pode levar várias aulas para você conseguir. Além disso o uso dos braços faz aumentar o esforço, torna a aula mais cansativa e claro, gasta mais energia.
- Postura. Mantenha o abdômen contraído, o tronco ligeiramente flexionado para frente e as pernas firmes, sem fazer a hiperextensão dos joelhos.
OLá!
Não faço academia, sou sedentária, mas gostaria de me exercitar em casa. Posso praticar jump em casa associado a outro exercício como pular corda por exemplo? Quero perder alguns quilinhos que estão sobrando (pneuzinho).
Obrigada
Respondendo para a Daniela
Oi Daniela!
Tanto o jump quanto pular corda são atividades que geram impacto de médio à alto. Sendo sedentária você pode acabar se lesionando. O ideal é fazer um trabalho de fortalecimento antes de dar início às essas atividades. Outro fator super importante é que são atividades que vão exigir bastante do seu sistema cardiovascular, por isso consultar um cardiologista antes de começar é desejável.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Sou professora de educação física e especialista em aulas com mini trampolins. Dou aulas há 14 anos e treinamentos. A informação de que as aulas possuem impacto igual a corrida está totalmente equivocada. O mini trampolim tem uma absorção de mais ou menos 85% de impacto. Ele inclusive é usado em fisioterapia para reabitacao. Procure se informar melhor para colocar esse tipo de informação corretamente na mídia. Sucesso!
Oi Fabiana,
Adoro quando super professoras, com super experiências em treinamento, vem meter o dedo onde não é chamada e ainda de forma tão pouco educada e ética.
Vamos ao que interessa, sugiro a leitura da Dissertação de Mestrado de Paulo Eduardo Schiehll – Classificação do Exercícios do Jump Fit a partir de Parâmetros Relativos ao Impacto.
Como sabemos a FRS (Força de Reação do Solo), conhecida popularmente como impacto, na corrida é de aproximadamente 2,6 o peso corporal. Nesse estudo pode-se observar que o pico de força para os exercício no jump variam de 1,3 PC a 4,5 PC, ou seja em alguns exercícios como o básico e o polichinelo, quando realizados por pessoas experientes, ultrapassam bastante o impacto da corrida.
Quem precisa se informar melhor mesmo, fofa?
Se tiver alguma dificuldade para entender o estudo, estou a disposição para ajudar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
ja faço jump e sou magrinha peso 56kilos posso fazer jump sendo que quero engrossar as pernas e criar bumbum e só perder a barriga?aguardo resposta no meu email!!!!! obrigada
Respondendo para a Raquel
Oi Raquel!
Oi ideal seria fazer musculação ou aulas de localizada.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Adorei as dica,faço aulas de Jump ha dois anos adoro melhorei muito meu condicionamento físico perdi muito peso
agora estou malhando muito pra pega firmeza nos músculos das pernas.
Tatiana,
Que ótimo! Continue assim!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Já desloquei o joelho há muito tempo. Não sinto mais dores. Posso fazer jump?
Juliana,
É preciso de uma avaliação médica para saber.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
oii, fiz uma uala experimental de jump, e estava usando um nike shox e senti bastante dor no meu pé isso é normal? ou teria um tipo de tenis especifico para a atividade?
Oi Sabrina,
Não tem um tênis específico. É bastante comum esse tipo de problema com o Shox, eu por exemplo, não pode sequer caminhar com ele. Isso ocorre por ter a parte de trés excessivamente elevada. Experimente tênis para corrida.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Denise;
Estou super afim de começar a me exercitar. Sou sedentária. Gostaria da sua opinião, estou pensando em praticar jump e musculação alternadamente, o que achas? Tenho 31 anos, 1,55 e 58kg, a ideia é emagrecer um pouco e ganhar massa. Obs.: Jump às terças e quintas e musculação pelo menos segunda e quarta ou sexta. Obrigada.
Oi Sirley,
Me parece ótimo! Contudo inicie com a musculação e comece o jump de 20 a 30 dias depois.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá. Iniciei umas aulas de jump há uma semana e estou me sentindo bem. Gosto de associar ritmo com atividade física. Porém, sou portadora de epidermólise bolhosa e só posso fazer os movimentos descalça, apenas com a proteção de meias. Realmente, não se pode fazer jump sem tênis? A prática desse tipo de exercício pode provocar tonturas ou outro efeito desagradável (efeitos que perduram até o outro dia, por exemplo)? Sei que ainda é muito cedo para falar alguma coisa de concreto, mas já não estou sentindo os efeitos do ácido lático no corpo. A sensação de estresse também já diminuiu. No meu caso, a atividade física mais aeróbica é justamente para ajudar a controlar um quadro de depressão… Só gostaria mesmo é de saber como contornar essa dificuldade em relação a não poder calçar… Ah, e o que comer antes e depois de uma hora de jump? Muito obrigada pela atenção.
Oi Rosângela,
O problema de fazer o jump sem um calçado apropriado é em relação ao impacto. O impacto gerado pelo jump é semelhante ao da corrida. Contudo existem estudos que mostram que pessoas que correm descalças, desde criança, sofrem uma adaptação, o que elimina a questão do impacto.
Não conhecia a sua doença e fui me informar sobre o assunto, imagino que sempre tenha usado calçados molinhos e confortáveis, portanto pode ser que seu corpo reaja bem aos exercícios no jump sem calçados. Contudo fique atenta, qualquer sinal de dor ou desconforto nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna interrompa a prática. Preste atenção também com o atrito causado pela atividade, mas isso você melhor do que eu sabe avaliar!
Você pode sentir tonturas em alguns momentos durante a prática e até minutos depois, pois o jump mexe com o equilíbrio. Li que em alguns casos a sua doença causa problemas auditivos, ela poderia afetar também o labirinto? Isso poderia explicar as tonturas. Outro fator que pode causar a tontura é a alimentação, mas ela não iria perdurar até o dia seguinte.
Quanto à alimentação opte por algo leve antes do jump, pelo menos 30min e após o exercício não há nenhuma recomendação específica, salvo se o seu nutricionista recomendar algo.
Se você se sente bem com o jump, faça, mas experimente também outras opções como o elíptico ou o simulador de caminhada. Exercícios localizados também são bem vindo para ajudar a proteger suas articulações. Ainda que você não possa usar halteres e caneleiras em função do atrito existem opções como bolas macias com carga usadas nas aulas de pilates e o próprio peso do seu corpo.
Parabéns pela iniciativa!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde… fazia jump a um ano atraz… e parei, hj quando retornei as aulas novamente, senti muita dor nas costas, mais em cima atraz do peitoral. É normal sentir essa dor?
obrigada
Oi Ana,
Pode ser normal, não para saber assim, à distância, mas como ficou parada durante muito tempo…
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
oi gostaria de saber o seguinte:
tenho 1,5m e 43kg ja fiz jump ha huns anos atras pra melhorar minha postura, realmente deu certo, gostaria de saber se fazer jump me emagresseria de mais? pois nao qro mais emagrecer quero apenas me exercitar com algo que eu goste e diminuir celulite sei que o jump é bom pra isso, mas e o fato de eu ser magra e miudinha???
Oi Camila,
Converse com um nutricionista. Com uma boa dieta você poderá fazer o jump sem medo de emagrecer demais.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, estava lendo o artigo e me interessei muito. Eu tenho Jump em casa que era da minha irmã. Tinha tentado fazer a algum tempo atrás, não consegui ficar 5 minutos em cima. Faz uns 20 dias comecei a fazer treino na academia: Bicicleta, esteira, intercalado com musculação.. Hoje decide tentar fazer Jump, ver quanto tempo conseguiria ficar. Me surpreendi com o resultado, me manti firme por 3 sessão de 10 minutos. Além disso não senti dores abdominais, nem exaustão como nas outras vezes. Mas suei muito, mais até que quando eu trabalho o corpo na esteira. Estou feliz, vou continuar fazendo nos dias que não ir na academia 😀
Gostaria de saber que é verdade que o Jump melhora a circulação sanguinea? melhorando o aspecto da celulite.. Quanto tempo você recomenda fazer as aulas? e quanto tempo já começa notar os efeitos do torneamento das pernas e gluteos?
beijinhos 😀
Oi Joseane,
Sim, o jump ajuda na circulação sanguínea e também melhora o aspecto da celulite. As aulas não devem exceder 1h e em três meses já é possível notar mudanças.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oiie, Tenho 14 anos e Quero muito ganha massa muscular, minha madrasta sugeriu o Jump e a capoeira,Qual seria o exercício que eu ganharia mais rápido ? e em quanto tempo?
Oi Mõa,
O jump não é bom para ganhar massa muscular, já a capoeira pode ser uma boa opção.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ola já faço academia três meses …comecei aula de jump mas estou achando muito puxado estou acima do peso sinto muita dor na barriga e agora nas costas quando eu pulo…e estou com medo …será q e grave… estou gostando das aulas.
Oi Kassya,
Não dá para saber… precisa investigar o motivo dessas dores.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi, faz uma semana que comecei a fazer Jump. Estou amando.
Mas tenho notado uma dor no joelho direito. Observei que quando pulo, piso para fora com o pé direito. Poderia ser esse o motivo da dor? Pisar errado?
Ou não influencia?
Caso haja uma maneira correta de posicionar os pés durante a aula, gostaria que me falasse.
Muito Obrigada
Oi Joyce,
Pode ser esse o motivo das dores.
O correto é pisar com o pé inteiro na lona.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
É normal sentir a panturrilha queimar nas aulas de jump?
Oi Andréa,
A sensação de queimação nos músculos acontece geralmente quando não estamos fisicamente preparados para fazer o exercício, naquela intensidade e/ou por aquele tempo. De maneira geral, com a adaptação essa sensação desaparece.
Abraços
Denise Carceroni
Olá Prª Denise , gostaria de saber porque fico com dor nos pés depois de fzer aula de JUMP , o que faço tenho 33 anos , peso 62 kg me ajude quero emagrecer
Luciana Tavares
Oi Luciana,
Você pode estar pisando errado no aparelho. Peça para o professor orientar.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde Denise, estou fazendo Jump em casa, estou me sentindo ótima. O problema é que tenho muitos seios. e quanto termino e exercício fico dolorida. Tem alguma coisa que posso fazer para controlar isso.
Obrigado……
Oi Vanessa,
Não use sutiã, use um top reforçado, se for necessário até dois. Os melhores são aqueles do tipo nadador.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá Profa. Denise, comecei a fazer jump agora, uso o tênis Nike shox, sinto dor nos pés, será devido o tênis ou estou pisando errado? Obrigada!
Oi Gessiane,
Pode ser por qualquer um dos dois. Eu por exemplo sinto dor só de caminhar com o Shox, não me adaptei.
Experimente usar outro tênis e veja se as dores continuam, se continuarem é porque está pisando errado!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Quem toma remédio pressão pode fazer aulas jump? E o jump `e bom o quem tem prssao alta?
Oi Grasiela,
Se a pressão estiver controlada e o médico liberar para a prática de exercícios não há problema.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Estou malhando ha um mês, faço musculação 5x por semana faço Jump as 2ª, 3ª e 5ª e é visivel que nesse um mês de academia meu corpo mudou bastante, emagreci visivelmente , mas quando vou pesar na balança contiuo com o mesmo peso de antes, o que será que está acontecendo, não teve auteração.
Tenho 1,72 de altura e peso 76kg.
Oi Cristiana,
Possivelmente você perdeu gordura e ganhou massa muscular e por isso não nota a mudança no peso.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
oi gostaria de saber , comecei a 15 dias fazer jump e estou sentindo muita dor no meu joelho ,tem algum dca para aliviar esta dor , ja fiz muita masagem mas não adiantou !!!!!!!!!