Fique Informa

Seis dicas como demitir funcionários sem estresse

demitir funcionários

Demitir funcionários não é uma tarefa fácil e tão pouco agradável. Mesmo nos casos onde há justa causa é uma situação bastante chata e geralmente estressante. Hoje o principal fator para demissões são as fusões, aquisições e reestruturações, seguida pela inadequação do profissional à empresa ou ao chefe.

Quando se deve ao primeiro fator recomenda-se explicar que o desligamento está acontecendo por motivos que não tem nenhuma relação com a performance do funcionário. Já quando é esse o caso, o ideal é que todo o processo comece com meses de antecedência, pelo menos seis, sempre na tentativa de reverter a situação e alertar o funcionário.

O correto, neste aspecto, é o líder falar com o profissional, fazer um plano de ação, acompanhar o andamento e documentar este processo. Então, se não houver progresso, na hora do desligamento, não haverá surpresa. Dificilmente as academias fazem desta forma.

Para Irene Azevedo, professora de liderança da BBS Business School, é importante separar o conceito de chefe e líder. “O líder age de forma planejada. Já o chefe, toma a decisão no calor da emoção, sem que o funcionário tenha sido alertado do problema”. Segundo Irene, este é o pior tipo de demissão. Ele gera um  tremendo mal estar, pois o chefe está nervoso, normalmente com a consciência pesada por não ter avisado anteriormente. “Para quem está sendo desligado é pior ainda, já que muitas vezes, não é dito o por quê”.

Dicas sobre como demitir funcionários

Clique aqui e assine nosso canal no Youtube
Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

  1. Dar um feedback com antecedência, quando for problemas de desempenho ou relacionamento;
  2. Acompanhar a evolução, para o caso acima;
  3. O local deve ser tranquilo, livre de interrupções, mostrando respeito a quem será desligado, em qualquer situação;
  4. A razão do desligamento tem que estar clara, em qualquer situação;
  5. Falar sobre o pacote de demissão, em qualquer situação (Mas no caso de fusão, aquisição ou reestruturação, se será dado algo a mais em dinheiro, se haverá extensão da assistência médica, e se será dado o serviço de Transição de Carreira –“Outplacement”);
  6. Se colocar à disposição para referências ou eventual indicação, quando for o caso de fusão, aquisição ou reestruturação.
Sair da versão mobile