Portal Fique Informa

Treinar no frio: 8 cuidados para um treino confortável e seguro

Treinar no frio pode parecer desanimador, mas se você precisa de bons motivos para se animar, vou te dar dois: gastamos mais calorias quando nos exercitamos no frio e também garantimos a manutenção do condicionamento físico, assim não precisamos começar tudo de novo quando esquentar.

No entanto para diminuir o desconforto que os dias frios trazem e também para evitar que fiquemos doentes por conta das baixas temperaturas existem alguns cuidados que devem ser observados.

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: 5 motivos para se exercitar no frio.

8 CUIDADOS PARA TREINAR NO FRIO

1- Roupas

Para treinar no frio, prefira roupas em camadas, que possam ser retiradas conforme você fica aquecido, do que uma peça muito pesada. Escolha tecidos que permitam a evaporação do suor. Existem roupas que são próprias para fazer exercícios em dias frios, são leves, finas (não impedem os movimentos) e nos mantém aquecidos.

2- Cuide das extremidades do seu corpo

Nos dias frios nosso corpo prioriza manter o centro aquecido, como forma de proteger os órgãos. Por isso ficamos com as extremidades geladas. Invista em meias próprias para se exercitar com canos mais longos. Se for fazer exercícios em áreas externas considere o uso de luvas e gorro ou faixa (principalmente para aquecer as orelhas!!!).

3- Óculos escuros

Embora no Brasil não seja comum gelo e neve, caso você vá se exercitar em locais que estejam branquinhos, separe os óculos escuros. A neve potencializa o efeito dos raios solares, refletindo quase 80% dos raios do sol, causando desconforto, dor e podendo até prejudicar a visão.

4- Protetor solar e labial

Não é porque está frio que você vai abandonar o protetor solar e o protetor labial, o sol continua lá, mesmo com baixas temperaturas. Há também a questão do ar mais seco, portanto proteja a sua pele.

5- Aquecimento

O aquecimento é necessário em qualquer época, com qualquer temperatura, mas nos dias frios ele pode ser a diferença entre uma lesão grave e um treino bacana. Contraímos nosso corpo devido à temperatura baixa e ir direto para o exercício principal pode ser desastroso. Aposte em exercícios para mobilidade articular, exercícios de aquecimento geral, como uma caminhada e aquecimento específico para cada grupo muscular, antes de pegar pesado.

6- Mantenha as janelas abertas

Se for se exercitar em ambiente fechados, como uma academia, mantenha as janelas abertas para garantir uma boa circulação de ar. Nessa época, os casos de gripes e resfriados costuma aumentar e, ao manter os ambientes mais fechados, facilitamos a transmissão. Em época de COVID-19 é obrigatório manter a boa ventilação!

7- Hidrate-se

A hidratação deve ser feita independente da temperatura, mas nos dias frios fica mais fácil negligenciar esse importante cuidado. Lembre-se que no invernos os dias costumam ser mais secos e a hidratação passa ter o papel de também ajudar a manter a umidade das vias respiratórias.

8- Troque de roupa após o treino

Mesmo que não possa tomar banho, logo após o exercício, não fique com as roupas úmidas de suor. Troque pelo menos as peças que ficaram em contato direto com o corpo como top, camiseta e meias. Roupas úmidas vão causar o resfriamento do seu corpo, fazendo com que passe frio e podendo causar hipotermia em casos extremos.

Se tomar banho, não deixe de se manter agasalhado!

Sair da versão mobile